sexta-feira, 12 de julho de 2013

PROFESSORA DO RECIFE POSTA COMENTÁRIO SOBRE A MATÉRIA E VISITA DE ESTUDANTES E PROFESSOR DA UFPE A TOMÉ FRANCISCO DA SILVA EM QUIXABA-PE

     


Na tarde da última quinta-feira (04/07), a equipe gestora e funcionários da Escola Tomé Francisco foram surpreendidos com a inesperada e honrosa visita de 40 alunos da UFPE, sede Recife,  acompanhados de seu professor. Estudantes dos cursos de  Licenciatura em  Ciências Biológicas e Ciências Atuariais, eles  estão realizando projetos ambientais na região.
Entre os visitantes, estava a  professora municipal e estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UFPE Patrícia.
Patrícia

Comentário da professora sobre a visita: 

"Foi muito proveitosa nossa visita a escola. Foi maravilhoso observar ao vivo o relato da gestão que com experiências exitosas, levaram a Tomé Francisco ao sucesso e merecimento das honras e méritos. PARABÉNS a todos!!"

ESPAÇOS ORGANIZADOS, CONSERVADOS E COM MUITO REQUINTE ENCANTAM ATORES E VISITANTES DA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA.

                       O espaço escolar educa, pois a relação entre usuários e espaço físico vai além do formal, nele estão representado sua dimensão simbólica e pedagógica e através da sua arquitetura, organização e utilização podemos ler e interpretar a História da escola, a liderança do gestor  e as concepções de ensino e aprendizagem da equipe.
                  O espaço da Escola Tomé Francisco da Silva comunica, educa, informa, recepciona, encanta e, sobretudo demonstra a presença das pessoas e seus valores na instituição. Os murais de boas-vindas, um jardim bem cuidado, o painel de fotografias das ações anuais do Projeto Político Pedagógico, as exposições dos trabalhos dos alunos, a limpeza e organização de todos os ambientes satisfazem os olhares diários de profissionais e alunos e encantam os visitantes que chegam de toda parte do Brasil para conhecer a Escola Referência em Educação Pública de qualidade.
            Este ano, novos investimentos ajudam a trazer mais beleza e requinte para a querida Tomé. O governo Eduardo Campos fez uma reforma melhorando alguns espaços e o gestor Ivan Nunes, também fez a aquisição de um lindo balcão de madeira e mármore para a secretaria com o objetivo de melhor atender os seus usuários.

           “ com pedra e cal faz-se ou restaura a escola fisicamente concebida, mas é com amor, devoção e cuidados que fazemos a escola de cada um e de todos”, palavras do gestor Ivan que tem orgulho em receber os elogios das pessoas que circulam na Escola Tomé Francisco da Silva pela organização, conservação, boa utilização , muito requinte e beleza em todos os seus espaços.




ARTICULAÇÃO ONLINE: NAS REDES SOCIAIS PROFESSORES DA TOMÉ TROCAM INFORMAÇÕES E ATUAM EM CONJUNTO COM OS ALUNOS.

                 A agência Especializada em análise de mídias coloca o Brasil em segundo lugar mundial em usuários do Facebook, com 65 milhões de pessoas, atrás apenas dos estados Unidos. Nesse contexto, um dos papéis essenciais do educador é ajudar os alunos a desenvolver competências que permitam a eles distinguir o que tem qualidade em meio à avalanche de dados. Outra habilidade a ser ensinada é a de como transformar tudo isso em conhecimento construído de forma autônoma e colaborativa.
             Os professores do ensino Fundamental e Ensino Médio da Escola Tomé Francisco já estão acrescentando em sua prática o potencial da internet para  ampliar as possibilidades de comunicação com os alunos, pais e comunidade. Eles trocam emails com os alunos para expandir o aprendizado para fora do horário das aulas. Atuam online, vencem o isolamento e usam grupos, fóruns e plataformas visuais para uma intensa troca de idéias, orientação de trabalhos, esclarecimento de dúvidas, recados e até aproximação da vida e da comunidade de seus alunos. Essa experiência pioneira contou com a iniciativa de José Neto, professor de matemática e teve a adesão dos demais educadores: Rosineide, Socorro Sousa, Antônio, Josineide, Socorro Francisco, Iranete, Cida, Rosilene, Bom Conselho Fernandes, Edinete, Kenia, Riane, Adriana, Diego.

     As tecnologias da informação e comunicação ainda enfrentam barreiras para entrar na escola, mas a experiência dessa instituição mostra que é preciso iniciar os primeiros passos e promover a inovação pedagógica.