segunda-feira, 13 de abril de 2015

O ENSINO ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA

A disciplina de Ciências necessita ultrapassar os muros da escola e as aulas de campo são uma excelente pedida para que os alunos fixem os conteúdos estudados

A professora Danúbia lecionando a disciplina de Ciências resolveu fazer um trabalho riquíssimo com seus alunos do 6º Ano, no início do mês de abril, na exploração do conteúdo “solo”, tendo como principais objetivos: Demonstrar a permeabilidade e porosidade de cada tipo de solo preparado pelo estudante; além de observar o comportamento da água nos diferentes tipos de solo e conhecer os métodos naturais de adubação e melhoramento do solo.
Desenvolvendo a metodologia para este trabalho, em primeiro lugar ela fez a explanação do conteúdo em sala de aula, proporcionando o embasamento teórico dos estudantes. Em seguida, a professora junto com os alunos desenvolveram a experiência da filtração e infiltração utilizando garrafas pet, papel filtro, amostra de solos e jornal.
Posteriormente, no parquinho da escola, foi feita um revisão do conteúdo e a exposição do minhocário produzido pelos alunos do Ensino Médio, onde os mesmos explanaram para os alunos do 6º ano.
Para aprofundar ainda mais os conhecimentos, a professora levou os alunos para uma aula de campo onde eles puderam ter contato com a técnica da aração e conheceram de perto a curva de nível, entre outras coisas.
Esta iniciativa foi muito produtiva, pois os nossos arredores são muito ricos e relacionados com vários conteúdos que são explorados em sala de aula. É de suma importância que os professores aproveitem este material natural e sem custos para aprofundar os conteúdos vistos.
Parabéns professora!!