quarta-feira, 7 de agosto de 2013

TOMÉ FRANCISCO EM NOVA PESQUISA DE MESTRADO


Vários professores já escolheram a ESCOLA TOMÉ FRANCISCO para desenvolverem pesquisa de mestrado, o que é sempre uma honra para toda a equipe da escola. 
O último professor a fazer uma visita à instituição foi o professor VALDENBERG DIAS, que é mestrando do Curso de Geografia, mas está realizando sua pesquisa em GESTÃO ESCOLAR pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba).
Durante a visita realizada na escola, entrevistou vários professores e o gestor da escola IVAN NUNES. Nos questionamentos da pesquisa, o professor investigou a forma de gestão adotada pela escola, o que levou a instituição a ganhar o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, como é realizado o trabalho pedagógico, como são gerenciados os conflitos,  como envolver toda a equipe no Projeto político pedagógico da escola, enfim, como a equipe consegue bons resultados nas avaliações internas e externas.
Esperamos ter contribuído para o trabalho do professor Valdenberg, desejamos sucesso na defesa de sua tese e esperamos uma nova visita na escola.

Uma palavrinha com a família dos alunos do Ensino Fundamental I

Um fluxo eficiente de informações entre eles e a escola

               A variedade de assuntos para tratar com as famílias ao longo do ano é enorme - assim como a maneira de se comunicar com elas. Para que esse contato seja uma rotina eficaz e atinja os objetivos esperados, é importante que os pais dos alunos sejam informados sobre todos os meios que a escola usa para informar e dialogar. A escola Tomé Francisco adotou um cartão de acompanhamento para melhorar o fluxo diário de informações com os pais dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, mas essa estratégia não é a única. Bilhetes, emails, telefonemas, convocação, blog e reuniões também fazem parte da proposta de comunicação com os pais. 
                 Na terça- feira, 06 de agosto, os pais foram convidados a participar de uma reunião. Para coordenadora Josilene Quidute, o contato pessoal permite a exposição detalhada dos fatos, o diálogo e a argumentação de ambas as partes, por isso é importante que os familiares venham à escola e conheçam o seu Projeto Político Pedagógico. A reunião contou com um grande número de pais. Na programação, apresentação da oficina “Fatos e Boatos” sobre o assalto de Princesa Isabel, fruto do Projeto de Leitura, uma conversa sobre o acompanhamento mensal do Programa Alfabetizar com sucesso e algumas informações com a equipe gestora. Na sala de aula, os professores apresentaram um resumo das ações do I Semestre por meio de fotografias das crianças, discutiram a importância da lição de casa com textos e cartazes, entregaram as avaliações do II bimestre e o boletim de notas e pareceres de cada estudante. Nas turmas do 5º ano a discussão foi mais longa, os pais conheceram o desempenho dos seus filhos em cada descritor de Língua Portuguesa e Matemática da Prova Brasil e agendaram novas atividades em prol da festa de Conclusão do Ensino Fundamental, agendada para 20 de dezembro.
          Estabelecer uma comunicação eficiente entre todos os atores é fundamental para o processo educacional, na Escola Tomé Francisco a articulação eficiente tem produzido excelentes resultados. 



PROFESSORA ROSINEIDE APROVADA PARA O MESTRADO DO PROFLETRAS- UFPB

            O PROFLETRAS é um programa de pós-graduação em Letras reconhecido pela CAPES e que tem o objetivo de capacitar professores de Língua Portuguesa para a docência no Ensino Fundamental. O curso é oferecido por diferentes Instituições de Ensino Superior de todo o país, na modalidade semipresencial, pelo sistema da Universidade Aberta do Brasil e sob a coordenação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
A professora Rosineide Alves de Almeida Oliveira, docente e diretora adjunta da Escola Tomé Francisco da Silva submeteu-se ao processo de seleção, prova de Língua Portuguesa e redação e conquistou uma vaga no curso de mestrado no Campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A formação continuada é essencial para o crescimento na carreira docente, com certeza, a professora Rosineide conquistará excelentes resultados pessoais e profissionais, pois ao longo dos anos tem demonstrado sua eficiência como membro atuante da equipe da Escola Tomé Francisco da Silva. Na sexta-feira, 09 de agosto a professora irá efetivar sua matrícula.

ATLETAS DA TOMÉ CONQUISTAM MEDALHAS NOS JOGOS PERNAMBUCANOS.

       No dia 02 de agosto, sexta-feira, três atletas da Escola Tomé Francisco, acompanhados do professor Marconiel Pereira, viajaram do sertão, Lagoa da Cruz para participarem dos jogos pernambucanos na modalidade natação.  Contemplar a paisagem da Veneza Brasileira, Recife, praia de Boa Viagem já foi um grande presente para os estudantes, uma verdadeira diversão com requinte e luxo na hospedagem.

    Mas a competição não foi esquecida, afinal os atletas da Tomé têm merecido destaque na natação e se esforçaram nas competições que aconteceram nos dias 03 e 04, sábado e domingo na capital pernambucana. Os alunos Jailson José e Liohana conquistaram medalha de bronze e Williene ficou classificada em 5º lugar na modalidade nado costa. “Nossos atletas conquistam a cada ano um espaço na natação, mas precisamos investir mais para que eles consigam atingir patamares maiores”, disse o gestor Ivan que também que parabenizou estudantes e professor pela atual conquista. Marconiel, professor de educação física demonstrou felicidade pela medalhas de bronze, mas espera conquistar o ouro nos jogos pernambucanos do próximo ano para seguir para os jogos nacionais e quem sabe, revelar novos talentos esportivos.