quarta-feira, 21 de agosto de 2019

ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO 2020


 O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) compreende um conjunto de ações voltadas para a distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, destinados aos alunos e professores das escolas públicas de educação básica do País. O PNLD também contempla as instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público. As escolas participantes do PNLD recebem materiais de forma sistemática, regular e gratuita.
A equipe pedagógica e os professores da Escola Tomé Francisco da Silva se reuniu nas aulas atividades de segunda e terça-feira (19 e 20 /08) para a escolha do livro didático  destinado aos alunos dos Anos finais - 6 º ao 9 º ano que será usado a partir de fevereiro de 2020.
            Conscientes da importância e da seriedade do processo a equipe, lançou mão do Currículo de Pernambuco, o qual está em PLENA consonância com a BNCC e analisou-se criteriosamente cada coleção,  para que a escolha contemple de fato  livros que dialoguem o máximo com os dispositivos legais supra citados e que colaborem para  o aprimoramento das práticas pedagógicas e consequentemente beneficiem os alunos.
            Entre as mudanças que o FNDE instituiu para PNLD 2020 está o acréscimo de um ano para o consumo do livro didático que passa de três para quatro anos. Outra novidade é que a área de educação física, também será contemplada, entretanto apenas o professor receberá o manual que trará conteúdos e sequências didáticas alinhadas a BNCC.
            Ante o exposto temos plena convicção que fizemos as melhores escolhas e aguardamos ansiosamente a chegada dos novos livros didáticos.








ANALISTAS E SECRETARIA REALIZAM ENCONTRO COM ALUNOS ABAIXO DA MÉDIA DAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO


     Os encontros aconteceram nos dias 14 e 16 de agosto e tiveram  como objetivos: Apresentar os rendimentos escolar do I semestre e chamar a responsabilidade de cada aluno para o resultado apresentado identificando os fatores que ocasionaram o baixo rendimento. No encontro foi trabalhado um texto reflexivo com tema "Meu maior defeito" enfatizando a falta de organização e o tempo na realização de tarefas, neste caso nos estudos. Em seguida foi apresentado os resultados e dois slide, um com dicas para estudo e o outro sobre um ensaio de uma banda contextualizando com a vida estudantil de cada aluno. Os alunos ainda responderam a um questionário autoavaliativo e citaram possíveis fatores no fazer pedagógico que não ajudaram nos resultados. 









COMEMORAÇÃO ESPECIAL EM HOMENAGEM AO DIA DO ESTUDANTE 2019


A segunda-feira, dia 12 de agosto, começou bem diferente para os alunos do Ensino Fundamental da Escola Tomé Francisco da Silva, pois foram recepcionados pela direção, coordenadores e professores com uma programação festiva em comemoração ao dia do estudante. Os alunos do 6º ao 8º ano torceram no jogo festivo entre a Escola Tomé Francisco e a Escola Cônego Luiz Gonzaga de Carnaíba. Prestigiaram a quadrilha estilizada da escola e concorreram a prêmios em um bingo. Ainda se divertiram numa gincana e alimentaram-se com um lanche especial.
Os estudantes do Ensino Médio chegaram animados na tarde da segunda-feira, 12 de agosto. Com sorriso no rosto, prestigiaram os colegas que receberam a premiação de Honra ao Mérito, torceram no jogo entre: Tomé e a EREMMAPS, e dançaram muito ao som de Pagode Estylos. Ainda contaram com a participação especial de Sandryno Ferraz. O lanche do dia também foi especial.  A equipe da Tomé deseja que os alunos busquem o conhecimento e  ultrapasse os limites da escola. Parabéns!
SOBRE O DIA DO ESTUDANTE:
Para quem não conhece a história da criação desta comemoração, é que em 11 de agosto de 1827, o então Imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Por esse motivo, no dia 11 de agosto, é comemorado o Dia do Estudante.

















A HONRA QUE VEM DO MÉRITO DOS ESTUDANTES DA TOMÉ

           Em comemoração ao dia do estudante, a equipe da Escola Tomé Francisco da Silva, realizou no dia 12 de agosto, a certificação dos alunos com as melhores notas no I Semestre de 2019. Os alunos que conquistaram a melhor média final em cada turma do Ensino Fundamental e Ensino Médio foram homenageados com um diploma de honra ao mérito. O incentivo é para que os alunos continuem apresentando excelentes notas também nos próximos bimestres.
Confira a lista de alunos que ganharam o diploma de honra ao mérito:
ENSINO FUNDAMENTAL
MARIA EDUARDA PEREIRA MELO
LUANDSON DA SILVA SIQUEIRA
BRÍGIDA DE ANDRADE RÊGO
HELOÍSE MARTINS BARROS
JOÃO ROGÉRIO SOARES TAVARES
KAROL STHEFANY LIMA DE SOUZA
ELLEN VITÓRIA SIQUEIRA OLIVEIRA
MARIA RITA ANTAS DINIZ
MATHEUS DINIZ NASCIMENTO
LUCAS SALVADOR DE ANDRADE
MARIA ELIZABETH PIRES
RENALLY MANUELE RODRIGUES FERREIRA
ADEMIR RAFAEL CORDEIRO FLORENTINO
ANNA KAROLINY DA SILVA RODRIGUES
LAYRA MIRELLA DE BRITO MEDEIROS FERNANDES
AMANDA ANTAS XAVIER
BEATRIZ ANTAS DOS SANTOS CORDEIRO
ANNA HORTÊNCIA FERNANDES DE MEDEIROS SILVA
MÁRCIA RIANY BEZERRA DOS SANTOS

 ENSINO MÉDIO

·        JOSÉ AYRON MARÇAL MEDEIROS DE SOUSA
·         GABRIEL ARRUDA CAMPOS AMARAL
·         MARIA TEREZA SOARES TAVARES
·         SARAH JOYCE ALMEIDA DA SILVA
·         DIEOGO FERNANDO QUEIROZ RÊGO
·         GABRIEL SIMÃO LEANDRO DE SOUSA
·         KETLEY MIRELLE DA SILVA
·         WLISSES GLAUCO TAVARES PEREIRA
·         LUAN FELIPE DA SILVA MEDEIROS MELO
·         SUZANA FERREIRA DA SILVA
·         YAN GUILHERME OLIVEIRA RAMOS SANTANA
·         JOSÉ GABRIEL MARQUES BARBOSA
·         MARIA ISABEL RAMOS SANTANA





INTERCÂMBIO ESPORTIVO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO ESTUDANTE 2019


A programação do dia do estudante (12/08) contou com jogos de futsal entre os atletas da Escola Tomé Francisco e outras escolas convidadas: Escola Cônego Luiz Gonzaga, na modalidade futsal Pré- mirim, do município de Carnaíba. E a EREM Monsenhor Alfredo Pereira Sampaio, modalidade Futsal Infantil, da cidade de Afogados da Ingazeira.
  O esporte é uma das atividades que contagia os estudantes. Promove a interação e comemoração, defendendo a camisa da escola. Os jogos foram coordenados pelo professor de educação física, Gleydson Medeiros. Os times empataram e confraternizaram-se, confirmando o objetivo da competição de valorizar a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas de forma educativa e democrática.










DIA DO ESTUDANTE 2019

EQUIPE DA TOMÉ FRANCISCO COMEMORA O DESTAQUE NA PREMIAÇÃO DO IDEPE.


Alegria, euforia e orgulho. Esses eram os sentimentos presentes na Escola Tomé Francisco da Silva na quinta-feira, dia 08 de agosto. É que nesse dia o gestor Ivan Nunes preparou uma comemoração com os profissionais para anunciar a classificação na premiação IDEPE que aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, na manhã de quarta-feira (7).  Foi um momento muito significativo para gestores, professores, funcionários, coordenadores. Todos que fazem parte da equipe da Tomé. Uma forma de reconhecer o trabalho de excelência que gera uma educação premiada, qualificada e mensurada nas avaliações externas.
Os alunos também vibraram com o anúncio dos resultados, sentindo-se parte ativa no processo de ensino e aprendizagem.  A comunidade gostou de ouvir o som dos fogos e logo recebeu com aplausos a notícia de que a Escola Tomé Francisco continua sendo “Referência em Educação de qualidade”.