quarta-feira, 6 de novembro de 2013

SHOW DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO PLANTÃO DE MATEMÁTICA: MAIS UMA POSITIVA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA.

      Experimentar, envolver, pois o sabor da curiosidade atrai o conhecimento. O PLANTÂO DE MATEMÀTICA conseguiu mobilizar uma grande equipe que motivou os 64 estudantes do 5º ano do Ensino fundamental para testarem seus conhecimentos de matemática, fixarem e aprenderem de forma significativa.
      Tudo ocorreu conforme planejado e já às 8 horas dessa terça-feira ( 05/11) as crianças estavam fazendo aquecimento com passos de aeróbica comandados pela professora de educação física Mayara. Em seguida, o silêncio tomou conta do ambiente, a concentração dos alunos para resolver a prova mostrou o compromisso em corresponder às expectativas dos professores.
      Nas mesas de atendimento, 10 professores de matemática, inclusive pais e voluntários, estiveram toda manhã à disposição para explicarem os conteúdos em que os estudantes apresentassem dificuldades. O plantão de matemática focalizou o trabalho com a construção das habilidades de matemática na PROVA BRASIL E NO SAEPE e cumpriu com o objetivo de reforçar  as aprendizagem dos alunos na escola e na vivência fora dela, pois nesse evento, as crianças também lidaram com o dinheiro e puderam fazer uso dele decidindo onde e como gastar.
        Jogos, lanche, diversão, interação, satisfação e muita aprendizagem. A alegria da manhã foi contagiante para as crianças e para toda equipe que estava envolvida no evento: professores, pais, estudantes de ensino médio, pessoal de apoio e equipe gestora. A coordenadora Josilene, idealizadora da ação, agradeceu aos profissionais envolvidos, enfatizando a importância do trabalho coletivo. O Plantão de Matemática contou com a visita da equipe do Programa Alfabetizar com Sucesso( GRE DO SERTÂO DO ALTO PAJEÙ) e de coordenadores da Escola Manoel Joaquim de Santana.

      “ Esse foi mais um exemplo de que educação de qualidade não forma apenas cidadãos, transforma pessoas. Esperamos colher os resultados nas avaliações externas, onde os estudantes vão demonstrar suas aprendizagens”. Palavras do gestor Ivan.









IVAN E MAÍRLA SÃO HOMENAGEADOS EM BRASÍLIA PELA CONQUISTA DO PRÊMIO NACIONAL DOS CORREIOS.

          O gestor da Escola Tomé Francisco da Silva, e a aluna Maírla Marina Ferreira Dias, vencedora da fase nacional do 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pela ECT, foram homenageados durante a comemoração do Dia Mundial dos Correios, que ocorreu em Brasília na quarta-feira (30/10)
            A jovem Maírla, acompanhada de sua mãe, Rejane, leu sua redação e recebeu certificado e troféu das mãos do presidente da empresa, Wagner Pinheiro de Oliveira. Como parte da premiação, a EscolaTomé Francisco da Silva,  abrigou, em setembro, oficinas esportivas para os estudantes, além de capacitação para os professores de educação física e distribuição de material esportivo. A ação foi promovida pelos Correios em parceria com a Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
              No concurso deste ano, 5.151 alunos de mais de 3 mil escolas do Brasil escreveram redações para explicar “por que a água é um recurso precioso”. A estudante de Lagoa da Cruz, pernambucana se destacou com uma carta dirigida a “todos os jovens do mundo”, na qual retratou o drama da seca vivido pelos sertanejos desde o início de 2012 e os convoca a preservar e economizar água. A carta de Maírla representou o Brasil na etapa internacional do concurso no início de outubro, em Berna, na Suíça.
         “ O esforço da aluna merece os nossos parabéns, como também o mérito do trabalho desenvolvido pela escola e pela professora de Língua Portuguesa Rosineide Alves de Almeida Oliveira que orientou e revisou a produção do texto vencedor”, disse o gestor Ivan, confiante na conquista de mais alunos em concursos, olimpíadas e avaliações externas, o que continua fazendo da Escola Tomé Francisco Referência Nacional em Educação