domingo, 31 de agosto de 2014

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO ENTREGA TABLETS AOS ALUNOS DO 2º E 3º ANOS DO ENSINO MÉDIO



     Na última sexta-feira, 29, o gestor Ivan José Nunes entregou tablets aos alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio da Escola Tomé Francisco com a presença do técnico Jackson, do Núcleo de Tecnologia da GRE do Sertão do Alto Pajeú. Jackson, que é Analista em Informática, fez uma palestra, esclarecendo e orientando alunos e pais sobre a utilização, os cuidados com os equipamentos, enfatizando os investimentos feitos pelo Governo de Pernambuco para que essa ação se concretizasse. O gestor complementou ressaltando a importância da dedicação dos alunos aos estudos como contrapartida, já que o tablet constitui um moderno e eficiente recurso pedagógico. Ao receber o equipamento, os pais dos alunos assinaram o Termo de Comodato, documento que assegura o cumprimento das regras do programa. Alunos e professores participarão de uma formação no próximo dia 04 sobre o uso dos tablets na sala de aula. Os formadores serão os técnicos da GRE Jackson e Cleide, especialistas em Informática.  200 alunos da escola foram contemplados com essa ação do Programa Aluno Conectado, que já distribuiu cerca de 176.000 tablets para estudantes pernambucanos. Iniciado em julho de 2012, o Programa é fruto de um investimento de R$ 100 milhões, o projeto prevê a entrega de computadores Intel classmate PC conversível a todos os estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio das escolas públicas do estado. 
O projeto Aluno Conectado começou a tomar forma ainda em 2011, quando o então governador Eduardo Campos sugeriu o uso de tecnologia nas escolas como forma de melhorar o desempenho dos estudantes e aumentar a interação em sala de aula. A partir daí, a Secretaria de Educação buscou referências de como esse tipo de projeto estava acontecendo em outros lugares do mundo. O programa Aluno Conectado complementa outro, o “Professor Conectado”, que entregou notebook a cada professor da rede estadual. 

O programa vem para auxiliar a concretização de um objetivo maior, que é melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Estado, chegando a 4,5 em 2020. Consequentemente também os resultados do SAEPE, Sistema de avaliação de PE. O gestor Ivan reafirmou esse compromisso diante dos presentes, lembrando que os tablets são importante ferramenta para o ensino e para o estudo, portanto, estão aí para serem bem aproveitados por alunos e professores com vistas a melhoria dos resultados.