segunda-feira, 27 de julho de 2015

PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO CONCLUEM O SISMÉDIO.


No último sábado (25/07), 11 professores do Ensino Médio concluíram o SISMÉDIO. O curso teve como orientadora, a técnica da GRE, Eliana Nogueira, que desempenhou sua função com bastante competência, conquistando a simpatia do grupo de professores.
O curso faz parte do programa de formação continuada do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio do MEC e tem como objetivos:
·       Promover melhoria da qualidade do Ensino Médio;
·       Ampliar os espaços de formação de todos os profissionais envolvidos nesta etapa da educação básica;
·       Desencadear um movimento de reflexão sobre as práticas curriculares que se desenvolvem nas escolas;
·       Fomentar o desenvolvimento de práticas educativas efetivas com foco na formação humana integral, conforme apontado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
O curso é organizado em 10 cadernos, que tratam das quatro áreas do conhecimento e da importância da integração entre estas áreas, além da importância do Projeto Político Pedagógico da escola, dos órgãos colegiado, da gestão democrática, entre outros conteúdos necessários à formação do professor do ensino Médio.
No encerramento do curso, além do módulo de Matemática, teve espaço uma confraternização entre orientadora e cursistas e a entrega de certificados, reforçando os laços de parceria e amizade criados durante o percurso.
A oportunidade de aperfeiçoamento oferecida pelo SISMÉDIO propiciou reflexão sobre a prática pedagógica e o fortalecimento do grupo de profissionais da escola em busca da melhoria dos resultados dos alunos do Ensino Médio. Um Ensino Médio de qualidade é uma das metas da Escola Tomé Francisco que necessita do empenho de toda a equipe que realmente se concretize.
PARABÉNS, professores!

PARABÉNS, orientadora Eliana Nogueira, que fez a diferença no seu trabalho com nossos professores!


INTERCAMBISTAS APRESENTAM PROJETO PARA COLEGAS DO ENSINO MÉDIO

Na última sexta-feira (24/07), os intercambistas que voltaram do intercâmbio do Canadá em fevereiro deste ano, apresentaram para os estudantes do 2º ano do Ensino Médio o projeto desenvolvido na escola, em contrapartida ao  intercâmbio realizado. O projeto é uma exigência do Programa Ganhe o Mundo para incentivar o protagonismo estudantil, além de ser uma forma de retribuir com uma ação solidária o benefício recebido.
Os alunos Marcos Ramon, Williene, Juliana, João Elias, João Marçal, Petterson, Iago, Ricardo, Suellen e Laís realizaram projetos de Reforço da Aprendizagem com as turmas das séries finais do Ensino fundamental e do Ensino Médio. Foram três projetos, todos contemplando o ensino da língua inglesa como forma de acesso a uma língua estrangeira universal, capaz de gerar oportunidades na vida de todo jovem estudante. A professora de Inglês, Antônia Maria da Silva foi a orientadora dos projetos.
Um dos projetos, “Ambiente em Inglês”, realizado com as turmas do 6º ao 8º ano aconteceu durante o projeto “O Prazer de Ler”. Os intercambistas participaram de oficina sobre Meio-ambiente, coordenada pela professora de Inglês, Kássia. Durante a oficina, os alunos intercambistas trabalharam com as turmas atividades que envolviam vocabulário relacionado ao tema Meio-ambiente, assim como textos informativos sobre o tema, conduzindo à conscientização sobre o papel do jovem na sustentabilidade.
Os outros dois projetos contemplaram o ensino Médio e consistiu em oferta de Reforço no contraturno a alunos que estavam abaixo da média em Inglês. As atividades realizadas complementaram estudos que envolvem oralidade e escrita. Como resultado, houve redução na quantidade de alunos abaixo da média no 2º bimestre letivo.
A escola apoiou os projetos no que diz respeito ao acompanhamento pedagógico e EME relação à oferta de almoço e toda a estrutura necessária.
PARABÉNS a todos os alunos que realizaram os projetos, ações que envolvem protagonismo contribuem para o presente e o futuro tanto dos alunos tanto de quem as realiza como de quem as recebe.

O Programa Ganhe o Mundo é um programa criado pelo governo do estado de Pernambuco com o intuito de enviar estudantes da rede estadual para intercâmbios em países de língua inglesa e espanhola. Os alunos participam de curso de inglês ou espanhol e fazem seleção para conseguir vagas de intercâmbio. O programa foi iniciado em 2011, quando enviou 560 alunos da rede pública do estado para países de língua estrangeira. No decorrer dos anos, novas turmas foram enviadas, com 1103 estudantes em 2012. Atualmente o Programa Ganhe o Mundo já enviou cerca de 3000 alunos.