quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Lançamento do livro “Aluno autor/ escrita premiada” acontece no próximo dia 04 de outubro na Escola Tomé Francisco da Silva.

No dia 04 de outubro, às 19 horas, a escola Tomé Francisco da Silva fará o lançamento do livro “Aluno autor/ escrita premiada”. A entrada será franca e o livro será vendido a 15,00 reais. O livro é fruto do projeto “A produção textual provendo a interação entre os sujeitos” que tem como principal objetivo incentivar a produção de texto de qualidade, aproximar a produção escrita das necessidades enfrentadas no dia-a-dia e enfocar o desenvolvimento dos comportamentos leitores e escritores dos estudantes.

O livro organizado pelas educadoras Josilene Quidute, Socorro Santos e Rosineide Alves, contempla 32 textos de alunos premiados na Olimpíada de Língua Portuguesa, no Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, promovidos pela União Postal Universal (UPU), no Concurso arte Livre promovido pelo Conselho estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do adolescente – CEDCA/PE, como também trabalhos premiados no Concurso “Água, Juntos Vamos Preservar”, realizado pela Secretaria Estadual de Educação, em parceria com a Compesa e Shopping Rio Mar Recife.

 O evento contará com participação especial do poeta Dedé Monteiro que fez uma poesia em homenagem à Escola Tomé Francisco, a qual consta no Livro. Na programação, música ao som da Orquestra Anos Dourados, apresentações culturais e entrega do livro aos alunos autores e professores orientadores.
A equipe da Escola Tomé Francisco espera a participação de um grande público, formado pelos alunos e familiares da instituição, autoridades da região, gestores, educadores, patrocinadores e comunidade local.

Na notícia publicada no site da Secretaria de Educação de Pernambuco apresenta destaque para Escola Tomé Francisco.


Fred Amancio, secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, parabenizou os estudantes e demonstrou estar muito contente com a diversidade das escolas premiadas. “A nossa maior alegria é poder ver que os jovens estão vindo cada vez mais de diferentes escolas, não estão concentrados em algumas. E o nosso objetivo é incentivar o desenvolvimento desses estudantes, além das medalhas e da descoberta dos talentos em si. Esse, talvez, seja o processo mais rico da olimpíada: a evolução e empenho de cada um”, comentou. 
Rafael Magno, de 18 anos, foi um dos medalhistas de ouro da competição de matemática. Ele concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Tomé Francisco de Assis, que fica em Quixaba, no Sertão do Estado. O jovem comentou sobre as oportunidades trazidas pela olimpíada. “Eu sempre tive boas notas na disciplina, mas não era algo que eu pensava ser tão grandioso. Hoje, eu curso engenharia elétrica na Universidade Federal da Paraíba e esses anos de preparo na OBMEP foram primordiais para que eu me sentisse apto”, contou o jovem que já ganhou duas medalhas de ouro, uma de prata, duas de bronzes e uma menção honrosa em sua jornada na olimpíada. 
Iranete Lúcia de Andrade, professora de matemática da escola citada acima, também foi premiada. Ela comemorou com os estudantes, mas contou que o empenho é de toda a comunidade escolar. “Estamos sempre buscando novas metodologias, encontrando meios de inovar no ensino e não deixar que eles desanimem. E o prêmio é a concretização de que todo o trabalho realizado na escola está dando certo", pontuou.

OBMEP - A olimpíada, realizada desde 2005, prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais. A edição de 2017 trouxe como novidade a possibilidade de escolas particulares participarem da competição. 




Estudantes e professores da escola Tomé Francisco são premiados pela participação na 14ª OBMEP

Estudantes das redes federal, estadual, municipal e privada participaram, na manhã desta terça-feira (17), da cerimônia de premiação da 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Nessa edição, 06 alunos da Escola Tomé Francisco foram premiados com medalhas: Rafael Magno (medalha de ouro); Gabriel Arruda (medalha de prata) e Júlio César, Willian Lopes, Igor Ramon e Nafton Michel receberam medalha de bronze. Na lista dessa edição ainda conquistou-se 24 menções honrosas. As professoras Iranete Lúcio, Aparecida Medeiros e Maria do Bom Conselho silva foram premiadas com certificado de reconhecimento do trabalho realizado com os alunos em sala de aula.