quarta-feira, 9 de julho de 2014

EQUIPE GESTORA, EDUCADORES DE APOIO E ANALISTAS EDUCACIONAIS SE ENCONTRAM PARA FALAR SOBRE O PLANEJAMENTO DA ESCOLA.



  “ Alunos com bons resultados, escola com imagem positiva e professores empenhados em ensinar são conquistas que estão interligadas. Juntas, elas formam um círculo virtuoso, que leva à melhoria da qualidade do ensino”. ( Noêmia Lopes, Pará)
      O foco da Escola Tomé Francisco é a qualidade do ensino. Faz parte do seu Projeto político Pedagógico a realização de encontros sistemáticos com a equipe gestora, educadores de apoio e analistas educacionais. Na terça-feira, 08/07, aconteceu mais uma reunião dessa equipe, com o objetivo de analisar o trabalho do I semestre, planejar o encontro pedagógico com os professores e encaminhar as ações do III bimestre a partir da análise dos resultados dos alunos.
    Assuntos a tratar é o que não faltaram. O gestor Ivan fez a acolhida com a leitura do texto “ O vinho e a água”, cujo objetivo foi transmitir a mensagem “ Se os outros não estão fazendo a parte que lhes compete, em vez de deixar-se influenciar por esta situação, escolha fazer o melhor, decida fazer a sua parte com excelência, porque dessa maneira você é quem influenciará as pessoas, ajudando a tornar a equipe e o ambiente de trabalho melhores a cada dia”. Na seqüência, o grupo fez a leitura compartilhada e dialogada da reportagem de Aurélio Amaral ( Revista Gestão Escolar): A agenda da dupla gestora: 10 assuntos que não podem faltar:


1.      Organização do calendário escolar
2.      Revisão do Projeto Político-Pedagógico
3.      Análise de resultados dos alunos
4.      Elaboração de Projetos Institucionais
5.      Formação de professores em serviço
6.      Diálogo constante com a secretaria de educação
7.      Preparação do Conselho de Classe
8.      Aquisição, uso e conservação de materiais
9.      Articulação com as famílias
10.  Mobilização dos segmentos escolares.

Para Ivan, gestor da Escola Tomé Francisco, a parceria entre os profissionais, ajudam a otimizar o tempo e impendem que assuntos de menor importância se sobreponham aos mais relevantes – que devem estar na pauta das reuniões.
Dessa reunião, concluiu-se a pauta para o encontro pedagógico com os professores, agendado para os dias 10 e 11. As decisões coletivas e discussões internas fortalecem a liderança da equipe da escola, pois levam para os professores resultados e avaliações e sugestões de ações previamente estudados e analisados no contexto da instituição, evitando práticas improvisadas para garantir o cumprimento do Plano de Ação do seu Projeto Político-Pedagógico.