sexta-feira, 1 de novembro de 2019

SEMINÁRIO ALUNOS DA TOMÉ RUMO À UNIVERSIDADE


Há 11 anos, surgia o Projeto “Alunos da Tomé Rumo à Universidade.” Projeto motivado pelo alto índice de estudante concluintes do Ensino Médio que não faziam o ENEM , nem outros vestibulares. Ou seja, paravam seus estudos, muitos vezes chegando apenas à conclusão do Ensino  Fundamental.

Reunimos o colegiado escolar e nos perguntamos? Por que nossos alunos não têm maiores perspectivas profissionais? Chegamos à conclusão que eles não se permitiam sonhar, devidos alguns fatores, como por exemplo, as condições econômicas, a falta de incentivo da família e por que não dizer, da escola? Então resolvemos “arregaçar as mangas” e pensar em como poderíamos contribuir para o projeto de vida daqueles alunos, através de um projeto.

Os poucos alunos que galgavam o patamar dos cursos superiores tinham geralmente melhores condições de vida, então iam estudar nas universidades particulares, geralmente nas capitais da PB e PE, de forma que contávamos com ex-alunos graduandos ou já formados exercendo uma profissão. Firmamos então, parceria com alguns deles e realizamos o 1º seminário, além de outras ações de incentivo à participação no ENEM, trazendo informações sobre os cursos, trabalhando os conteúdos do exame; enfim, pela primeira vez, alguns alunos começaram a acreditar que podiam chegar mais longe em sua trajetória acadêmica.

No dia 1º do mês em curso, realizamos o 11º Seminário “Alunos da Tomé rumo à Universidade”, com a participação de palestrantes, a maioria ex-alunos da escola, a quem agradecemos pela parceria.
Clébio Lima –  Nutricionista
Adrielly severo –  Farmacêutica
Dra. Gardênia – Odontologista
Ana Caroline – Graduanda de Direito

Além dos ex-alunos, também se apresentaram dois palestrantes:
Éder Praxedes – Policial
Rosineide Alves –Professora.
O evento teve a brilhante apresentação da Banda de Sanfona, da cidade de Quixaba, com um forrozinho animado para  diminuir a ansiedade dos estudantes pela  proximidade do ENEM.
Após as palestras, os alunos realizaram Teste Vocacional  e discutiram sobre seus sonhos profissionais  com os professores em sala de aula.
Esta foi mais uma ação em busca do sucesso dos alunos da Tomé.
                                            









AGENDA – NOVEMBRO 2019


CONVITE – SEMINÁRIO “ALUNOS DA TOMÉ RUMO À UNIVERSIDADE”.

ACOLHIDA FESTIVA – SAEB 2019


Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio foram recebidos pela equipe da Escola Tomé Francisco com festa e animação no dia 23 de outubro de 2019. O motivo? Dia da realização da prova do SAEB - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. Ao som de música, aplausos dos professores, os alunos relaxaram e lancharam antes de seguir para sala de aula, local da realização da prova aplicada pela equipe de profissionais da GRE do Sertão do alto Pajeú. A Escola computou 100% de frequência no Ensino Fundamental e apenas uma ausência no Ensino Médio.














RODA DE CONVERSA – SAEB 2019


Os 82 estudantes do Ensino Fundamental (9º ano A e 9º ano B) e os 105 estudantes do Ensino Médio (3º A, 3º B, 3º C) participaram de uma roda de conversa sobre a importância do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) na terça-feira, 22 de outubro, dia anterior à aplicação da avaliação na Escola Tomé Francisco da Silva.  A ação foi planejada e realizada pelas coordenadoras pedagógicas Maria do Bom Conselho Fernandes, Josineide Quidute e Rosineide Alves Oliveira.
O Saeb, um dos mais antigos sistemas de avaliação educacional no Brasil, é uma iniciativa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e, desde sua criação, passou por sucessivos aperfeiçoamentos técnicos e metodológicos. Atualmente, ele é aplicado a cada dois anos para medir o desempenho dos sistemas de ensino numa avaliação realizada com alunos da 5ª e 9ª anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, nas disciplinas língua portuguesa, matemática. Em 2019, os alunos do 9º ano B também serão avaliados em Ciências Humanas e da Natureza. Os resultados da prova integram o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da escola e ajudam gestores e professores a pensar a Educação.









SAEB 2019

ATLETAS DA TOMÉ PARTICIPAM DA FASE FINAL DOS JOGOS ESCOLARES DE PERNAMBUCO EM RECIFE.


Os Jogos Escolares de Pernambuco são uma competição esportiva que acontece entre as escolas dos municípios de Pernambuco. Os Jogos Escolares de Pernambuco (JEP's) são promovidos anualmente pelo Governo do Estado e reúnem mais de 60 mil estudantes de mais de mil escolas da rede pública e particular de todas as regiões pernambucanas.
A Escola Tomé Francisco participou nos dias 19 e 20 de outubro, em Recife, na modalidade Natação, com 08 atletas: Yasmin Macêdo, Emanuelle Beatriz, Ana Carolina, Ana Cecília, Carlos Ricardo, Antônio Marcos, Pablo Cristian, Marcos Vinícius. O professor Gleydson Medeiros acompanhou os estudantes na competição esportiva.



ESCOLA TOMÉ FRANCISCO PROMOVE FESTA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO PROFESSOR E FUNCIONÁRIO.

O gestor Ivan Nunes realizou uma belíssima Festa em homenagem ao Dia dos Professores e funcionários da Escola Tomé Francisco da Silva. Evento este realizado no sábado dia 12 de outubro de 2019.  A festa faz parte das ações da Gestão de pessoas, visando fortalecer os laços afetivos. As pessoas são o mais importante para trazer resultados positivos para a escola, o modo como os profissionais são tratados, faz toda diferença em uma organização.
O jantar em família, com música ao vivo e muita alegria e diversão. Uma forma que o gestor da Escola Tomé Francisco encontrou para mostrar ao colaborador seu papel e importância na equipe, garantindo seu comprometimento com o objetivo maior, que é o de trabalhar com foco no sucesso e na qualidade do ensino e aprendizagem.