sexta-feira, 21 de junho de 2013

FESTA JUNINA INTEGRA ESCOLA/ FAMÍLIA E COMUNIDADE.

Encerramento do I semestre com barracas típicas, quadrilhas, desfiles e muita alegria.



  Chegou junho e junto com o mês vêm às festas características dessa época do ano: as festas juninas. Além das comidas típicas e da tradicional quadrilha, os festejos juninos têm diferentes características em todo o país e podem se apresentar como instrumento pedagógico nas escolas, relembrando tradições de cada região do Brasil.

                 Na Escola Tomé Francisco da Silva a Festa Junina já é tradição. No calendário letivo o encerramento do I Bimestre acontece com a organização dessa festa objetivando integrar escola/ família e comunidade. Na manhã desta sexta-feira, 21/06 a quadra poliesportiva amanheceu ornamentada e bem caracterizada para receber cerca de 1.500 pessoas, incluindo alunos, pais, funcionários e comunidade. Uma manhã com opção de atividades diversificadas: um forró com Zé Roxinho, uma barraca de comidas típicas, barraca de pescaria e tiro ao alvo e a apreciação das quadrilhas que fizeram parte da programação.
              A equipe ofereceu como lanche um mugunzá de milho e doce de leite como sobremesa, apreciados pelos participantes que também aplaudiram toda a beleza, o requinte, a recepção e organização da festa.  Eliana de Barros Santos, psicóloga e diretora pedagógica, explica que as festas de  região do Brasil podem estimular os estudantes a terem uma “ampla visão histórica da formação cultural de um povo”. A cultura e o saberes da comunidade fazem parte da contextualização do currículo e a Escola Tomé Francisco da Silva trabalha comprometida com a formação integral dos seus alunos.
        A realização da Festa Junina só foi possível devido aos patrocínios que a escola recebeu de pais, motoristas, comerciantes e autoridades da região. A parceria e a integração da escola/ família e comunidade fez desse evento um verdadeiro sucesso. “Agradeço a presença de todos vocês, boas férias e no dia 10 de julho estaremos de volta”. Com essas palavras o gestor Ivan Nunes encerrou A FESTA JUNINA 2013.




RAINHA E REI DO SÃO JOÃO 2013: UMA CAMPANHA EM PROL DA FESTA DE CONCLUSÃO DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

LAURA E EDUARDO SÃO OS VENCEDORES DO CONCURSO.

 
         As crianças do 5º ano do Ensino Fundamental, em consonância com os pais, concordaram em participar da Campanha intitulada RAINHA E REI DO SÂO JOÂO 2013 para angariar recursos em prol da festa de conclusão das turmas no final do ano letivo. Os 14 alunos candidatos receberam um livro de ouro e arrecadaram doações em dinheiro. Cada um entregou seu envelope na mesa julgadora antes do início do desfile.
       A beleza das roupas, o sorriso de alegria e a satisfação com que essas crianças desfilaram na passarela já compensou todo esforço da equipe organizadora. Os pais estavam radiantes de felicidade e a emoção com que aplaudiam contagiava toda plateia.
     Durante o desfile, um texto de apresentação, um porta-retrato com certificado e uma lembrancinha para cada candidato. Uma forma de estimular e valorizar o esforço e o empenho de Àlida, Marlla, Manoella, Beatriz Leilane, Renale, Verônica, Vitória, Fernanda, Camille, Laura (candidatas a RAINHA), como também Alexandre, João, Antônio Matheus e Eduardo (candidatos a REI)
    Terminado o desfile, chega a hora de anunciar os vencedores. A Rainha do São João 2012 Thamilly, hoje estudante do 6º ano, passou a faixa para Laura Cardoso, aluna de Jaciara, eleita RAINHA DO SÃO JOÃO 2013. Eduardo, aluno de Adriana, conquistou o Título de REI DO SÂO JOÂO 2013.
    Na verdade, todos os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental são os vencedores, pois todo dinheiro será revertido na festa dos sonhos, em alto estilo. Como disse Madre Teresa de Calcutá:” O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá”. A equipe da escola agradece aos doadores que contribuíram com essa campanha.