domingo, 24 de fevereiro de 2013

GESTORES DA GRE MATA CENTRO VISITAM A TOMÉ



Na última quarta-feira, 20 de fevereiro, a escola Tomé Francisco recebeu a visita da gestora da GRE Mata Centro, Ana Maria Xavier de Melo Santos, e da chefe da Unidade de Ensino (UDE), Edvânia Arcanjo do Nascimento Barros, acompanhadas de 42 diretores de escolas da rede estadual de ensino. No grupo também estava o Prefeito, Marcos Gomes do Amaral e o Secretário de Educação, Antônio Mendes da Silva, ambos  do município de Chã de Alegria – PE, que também trouxeram alguns gestores de escolas municipais para conhecerem o trabalho da Escola Referência Brasil 2012.
A equipe da Escola Tomé Francisco preparou uma programação especial para receber a honrosa visita: peça teatral pelas turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; almoço e lanche; visitas às salas de aula de todos os níveis de ensino( que mantiveram sua rotina normal de estudos); palestra com o gestor Ivan Nunes e troca de experiências com professores e todos os funcionários dos demais setores  da escola.
Os blogueiros da Tomé entrevistaram alguns dos visitantes que deixaram suas impressões sobre a visita:
 “Nós viemos conhecer, outras realidades, viver o sucesso de vocês, que já se tornou internacional. Viemos ver como funciona de verdade a escola e o que nós podemos copiar, já que o que é bom tem que ser copiado! Nosso propósito é conhecer como e por que esta escola faz a diferença.”, disse Ana Maria Xavier, gestora da GRE Mata Centro.
Edvânia Arcanjo destacou a gestão descentralizada da escola: “Pude perceber que cada setor tem autonomia suficiente para resolver seus problemas.”
O secretário de educação de Chã de Alegria elogiou: “A escola Tomé Francisco possui qualificações que servem como modelo para outras instituições.”
“Vocês realmente estão fazendo a diferença na educação do estado de Pernambuco. Nós sabemos que isso não é fácil, mas vocês conseguiram superar desafios, vencer barreiras no ensino. Vocês já podem dizer: nós fazemos uma educação de qualidade.”, é a opinião de Tereza Mônica Borba, gestora da EREM Professor Barros Guimarães, de Glória do Goitá.
            Ana Maria concluiu dizendo que se sente privilegiada por ter conhecido pessoalmente o trabalho da nossa escola.
            Todos nós da escola Tomé Francisco ficamos lisonjeados com a visita dos gestores da GRE Mata Centro – Vitória de Santo Antão e acreditamos ter contribuído com a nossa experiência de gestão para as escolas geridas pelos visitantes.