quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Calendário Setembro de 2016


Estudantes mobilizados para o TCF: Trabalho de Conclusão do Fundamental

O TCF vem para contribuir na formação do estudante e fechar uma etapa do Ensino Fundamental com brilhantismo, abrindo outra, o ensino médio. Foi assim que o gestor Ivan e a educadora de apoio Josilene Quidute iniciaram as orientações para os 80 estudantes do 9º ano na tarde dessa terça-feira, 31 de agosto.
Os alunos participaram de uma dinâmica para reconhecer a importância do foco, da atenção, do respeito ao tempo do outro e das vantagens e desvantagens de trabalhar em grupo.  Com a leitura do panfleto compreenderam que o TCF está alicerçado na investigação científica, será um trabalho desenvolvido em grupo, de forma colaborativa, para investigar alguma coisa do interesse dos alunos, orientado por um professor.

O encontro proporcionou o debate por meio de algumas questões. Os alunos fizeram várias perguntas em relação o prazo, avaliação, a obrigatoriedade, o que fazer e como fazer. Muitos foram os esclarecimentos. Nesse primeiro momento, os alunos elaboraram suas curiosidades que serão analisadas e discutidas pela equipe da Tomé envolvida no TCF para retornar aos alunos, definir a temática da investigação, o professor orientador e a formação dos grupos. 







REFORÇO AMIGO EM AÇÃO

A cada bimestre, as analistas educacionais Cláudia e Jakeline fazem um diagnóstico das turmas para identificar aqueles alunos que precisam ser encaminhados ao Reforço Amigo, projeto em que os alunos dão monitoria no contraturno aos colegas com mais dificuldade.
O período das provas do III bimestre está chegando. Com o objetivo de ajudar os colegas, os monitores - indicados pelos professores de acordo com o domínio dos conteúdos e com habilidade de comunicação – começaram a preparar as atividades para atender os grupos de estudantes com dificuldades em química, física, inglês, matemática e outras disciplinas. Não deixar ninguém para trás é uma meta central da equipe da escola Tomé Francisco com o envolvimento dos próprios estudantes.
O cronograma de atendimento do Reforço Amigo vai até o final de setembro.