quinta-feira, 1 de setembro de 2016
Estudantes mobilizados para o TCF: Trabalho de Conclusão do Fundamental
O TCF
vem para contribuir na formação do estudante e fechar uma etapa do Ensino
Fundamental com brilhantismo, abrindo outra, o ensino médio. Foi assim que o
gestor Ivan e a educadora de apoio Josilene Quidute iniciaram as orientações
para os 80 estudantes do 9º ano na tarde dessa terça-feira, 31 de agosto.
Os alunos
participaram de uma dinâmica para reconhecer a importância do foco, da atenção,
do respeito ao tempo do outro e das vantagens e desvantagens de trabalhar em
grupo. Com a leitura do panfleto
compreenderam que o TCF está alicerçado na investigação científica, será um
trabalho desenvolvido em grupo, de forma colaborativa, para investigar alguma
coisa do interesse dos alunos, orientado por um professor.
O encontro
proporcionou o debate por meio de algumas questões. Os alunos fizeram várias
perguntas em relação o prazo, avaliação, a obrigatoriedade, o que fazer e como
fazer. Muitos foram os esclarecimentos. Nesse primeiro momento, os alunos elaboraram
suas curiosidades que serão analisadas e discutidas pela equipe da Tomé
envolvida no TCF para retornar aos alunos, definir a temática da investigação,
o professor orientador e a formação dos grupos.
REFORÇO AMIGO EM AÇÃO
A cada bimestre, as analistas
educacionais Cláudia e Jakeline fazem um diagnóstico das turmas para
identificar aqueles alunos que precisam ser encaminhados ao Reforço Amigo,
projeto em que os alunos dão monitoria no contraturno aos colegas com mais
dificuldade.
O período das provas do III bimestre
está chegando. Com o objetivo de ajudar os colegas, os monitores - indicados
pelos professores de acordo com o domínio dos conteúdos e com habilidade de
comunicação – começaram a preparar as atividades para atender os grupos de
estudantes com dificuldades em química, física, inglês, matemática e outras
disciplinas. Não deixar ninguém para trás é uma meta central da equipe da
escola Tomé Francisco com o envolvimento dos próprios estudantes.
Assinar:
Postagens (Atom)