quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Feliz dia do Estudante

I PRÉVIA SAEPE: UM CAMINHO PARA CONSTANTE REFLEXÃO DA PRÁTICA.


A equipe gestora e pedagógica da escola Tomé Francisco da Silva planejou e colocou em prática a I PRÉVIA SAEPE: uma série de ações realizadas no mês de julho, nas turmas do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, com o objetivo de colher dados sobre o desempenho dos alunos concluintes para refletir sobre as práticas pedagógicas da escola e aprimorar o ensino e a aprendizagem.
No dia 13 de julho, avaliação de Língua Portuguesa e matemática, contendo questões da Matriz de Referência do SAEPE, foram aplicadas nas turmas do 5º e 9º ano e 3º ano do Ensino Médio. Logo em seguida, com o empenho dos professores, realizamos as etapas de correção, mapeamento dos dados, leitura e análise de dados, diagnóstico e plano de ação – discussão de que será possível obter mudanças reais no ensino e na aprendizagem. Conheça O CRONOGRAMA DE AÇÕES DA I PRÉVIA SAEPE.

DATA
AÇÃO
12/07
O gestor realiza visita nas turmas concluintes para conversar com os alunos sobre o que é a avaliação, quais são seus objetivos e como a escola pode aproveitar os resultados. Reforçar a importância de responder as questões com seriedade.
13/07
Aplicação da prova no mesmo formato do SAEPE, com testes e anotação de respostas em gabarito. O objetivo é realizar a avaliação interna, que permita saber o desempenho de cada um, e também analisar as práticas pedagógicas e as condições gerais da escola.

De 16 a 20/07
Correção das provas, mapeamento dos dados pelos professores de Língua Portuguesa e Matemática.
De 24 a 26/ 07
Identificação dos alunos com base nos Níveis de proficiência: elementar I e II, básico e desejável. Comparação de dados ao longo do tempo à inclusão de informações para aumentar a relevância pedagógica do material fornecido por meio do resultado dos alunos.
De 24 a 26/07
Encontro com os professores de Língua portuguesa e matemática para analisar o resultado de planejar melhoras no processo de ensino que garantam o direito à aprendizagem de cada estudante.
De 23 a 24/07
A equipe gestora visitou as turmas avaliadas para fazer a devolutiva do resultado e conversar com os alunos sobre a responsabilidade de cada um no desempenho final da escola.
23/07 e 30/07
Realização de AULÂO de Língua Portuguesa e Matemática, com turmas por nível de proficiência, para o 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. Seleção dos descritores mais errados na avaliação.

TCF 2018: TEMÁTICA JÁ DEFINIDAS PELOS GRUPOS.


O segundo semestre começou recheado de novidades para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Além das várias atividades de preparação para avaliação do SAEPE, iniciou-se o cronograma de ações do TCF – Trabalho de Conclusão do Ensino Fundamental. O gestores Ivan Nunes e Josilene Quidute apresentaram a proposta educativa que tem como objetivo oportunizar aprendizagens necessárias à promoção de adolescentes e/ou jovens pesquisadores, além de desenvolver a AUTORIA, A CRIAÇÃO, O PROTAGONISMO E A AUTONOMIA.
Os alunos conheceram as etapas do TCF, refletiram sobre a importância da Iniciação Científica no final do Ensino Fundamental. Em seguida, cada aluno apresentou sua curiosidade, já que o trabalho volta-se para as aprendizagens de interesses e necessidades dos próprios estudantes. Após o agrupamento dos interesses dos alunos, houve a formação dos grupos, para analisar e definir a temática de todos os trabalhos. Os jovens pesquisadores escolheram conhecer mais sobre os seguintes temas:

Consequências da violência contra a mulher para os filhos
- Por que a mulher agredida demora tanto a denunciar?
Depressão: “Mal do século”
O difícil diagnóstico da depressão entre adolescentes
Viciados em celular têm maior chance de sofrer com problemas de depressão, ansiedade, insônia e impulsividade
- Astronomia e astrologia – qual a diferença?
- Como é formado o sistema solar
Tipos de violência que mais assolam o mundo
- História do futebol e atletas que se destacaram ao longo da história
Prejuízos ambientais causados pelo consumismo
Diferentes concepções sobre a origem do universo
Conseqüentes discrepâncias do adolescente diante da complexidade na compreensão de si mesmo
Caatinga: Como proteger o único bioma exclusivamente brasileiro?
Que etapas devem ser seguidas na construção de uma casa
Partes básicas do computador
Tipos de bullying
Órgãos que podem ser doados em vida e após a morte
Por que doenças que afetam o sistema respiratório são tão comuns?

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROMOVE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PELA MIRA EDUCAÇÃO.


Nesta  quarta-feira, 08 de agosto, os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e 2º e 3º ano do Ensino Médio participam de uma  Avaliação Diagnóstica a qual terá o objetivo de contribuir para que o professor tenha um diagnóstico de seus estudantes já no início do segundo semestre do ano letivo/2018. Esta avaliação terá apenas caráter diagnóstico e será organizada em dois cadernos, um de Língua Portuguesa e outro de Matemática, contendo 20 questões cada um e com seus respectivos gabaritos.
A novidade é que ação será desenvolvida pela Mira Educação onde através de um aplicativo o professor poderá corrigir a avaliação de cada estudante e o resultado será apresentado imediatamente. Além disso, cada escola receberá um relatório de cada turma avaliada e tudo isso poderá ser feito direto da sala de aula, sem precisar de internet.
Os professores de Língua portuguesa e matemática baixaram o aplicativo no celular e vai utilizar essa super novidade que facilitará muito a correção e analise do resultado da avaliação.

GESTORA DA GRE DO SERTÃO DO ALTO PAJEÚ HOMENAGEIA ESCOLAS ESTADUAIS PELO RESULTADO NO SAEPE

           A equipe da GRE do Sertão do Pajeú promoveu uma homenagem a todas as escolas jurisdicionadas a regional pelo resultado do SAEPE. Uma forma de reconhecimento pela evolução do desempenho de cada instituição, o que coloca a GRE nos primeiros lugares na educação de Pernambuco.

A premiação regional aconteceu no dia 01 de agosto, no auditório da EREM professora Ione Góes em Afogados da Ingazeira. A gestora Cecília Patriota parabenizou cada uma das suas escolas. A escola Tomé Francisco recebeu um diploma referente ao destaque no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os gestores Ivan Nunes e Josilene Quidute participaram da premiação.


JORNADA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: ESCOLA TOMÉ FRANCISCO VISITA A UFRPE


No dia 02 de agosto, as crianças do 5º ano do Ensino Fundamental participaram de aula na UFRPE ministrada pelos estudantes do 6º período de Agronomia. A ação faz parte das atividades da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional nas escolas atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar. O tema da atividade foi o de Horta escolar pedagógica e Agricultura familiar na escola.
As crianças participaram de aulas teóricas e práticas sobre como fazer uma horta. Na ocasião, aprenderam que o consumo de hortaliças cultivadas em pequenas hortas auxilia na promoção da saúde. A formação e a adoção dos hábitos saudáveis deve ser estimulada em crianças, pois é durante os primeiros anos de vida que ela estará formando seus hábitos, por exemplo, alimentares e atividade física. Dessa forma, a promoção da saúde assume um papel de educação para a saúde.
As 70 crianças participaram da ação, acompanhadas das professoras Adriana Medeiros, Mônica Lima, do gestor Ivan Nunes, da bibliotecária Ana e das nutricionistas da GRE Luciana e Geane.







PLANTÃO PEDAGÓGICO: UMA MANHÃ PARA ATENDER OS PAIS


Na terça-feira, 24 de julho, os familiares dos estudantes puderam comparecer à escola para receberem o BOLETIM com o resultado do I Semestre. Uma oportunidade de se comunicar com os professores e gestores sobre a progressão dos estudantes.
A coordenação da ação foi de responsabilidade do secretário Diego Kennedy e das analistas de gestão Jakeline Fernandes e Cláudia Sandocléia. Alguns alunos protagonistas ajudaram na recepção e atendimento aos familiares. O encontro faz parte do plano de utilizar  formas de comunicação de ações que estejam relacionadas com toda a escola, como informes gerais sobre o andamento da instituição, a divulgação do calendário escolar e de projetos desenvolvidos, mas também é igualmente fundamental manter os adultos por perto no dia a dia da vida escolar dos estudantes.