terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Alunos são contemplados com bolsa do CNPq, em virtude do excelente desempenho no IV torneio virtual de Ciências.


Os alunos, Ana Cecília e José Ayron, ambos do 1º ano do Novo Ensino Médio, foram contemplados com uma Bolsa de Iniciação Científica pelo CNPq- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
A conquista é fruto do notável desempenho da Escola Tomé Francisco, que ficou em posição de destaque na edição do Torneio Virtual de Ciência deste ano de 2019. A competição foi coordenada pelas professoras Cassandra Lopes, Danúbia Rêgo dos Santos e pela educadora de apoio Maria do Bom Conselho Fernandes.
A Bolsa concedida pelo CNPq é um mecanismo para  prestigiar e estimular o interesse dos alunos em ciência por meio da pesquisa e terá a vigência máxima de 12 meses (Janeiro a Dezembro/2020).
Os jovens pesquisadores terão a incumbência de desenvolver atividades e propostas de projetos para o crescimento da divulgação científica, como por exemplo, feiras de ciência dentro da escola que consequentemente irá colaborar também para a aprendizagem significativa dos seus colegas.

GRATIDÃO NA MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS PELA CONCLUSÃO DE CURSO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO


     Na última sexta-feira, foi celebrada uma missa em ação de graças pela conclusão do Ensino Fundamental e Médio. Com as seguintes palavras, a aluna Raquel, do 9º ano, fez o comentário inicial da celebração: “Nesta celebração de ação de graças, viemos para agradecer um trabalho realizado ao longo de muitos dias, meses, anos. É uma celebração de agradecimento ao Deus da vida e, ao mesmo tempo um momento de confraternização com a nossa escola, nossa família e nossos amigos que compartilharam conosco anos de estudos. Olhando para trás, podemos visualizar pegadas pelo caminho: além das pegadas de cada aluno, de cada pai e mãe, de cada professor, de cada funcionário da escola, as pegadas do Senhor Jesus nos acompanharam em todos os momentos. Por isso, hoje curvamo-nos diante de seu altar para agradecer.”
Tendo como celebrante, o Frei Aloísio, pároco da cidade de Princesa Isabel,  a cerimônia religiosa foi marcada por momentos de agradecimento e de louvor, invocando a presença de Deus como autor da vida e esperança de um futuro promissor para os estudantes que sairão da Educação Básica para enfrentar o mundo. Na procissão das oferendas, foram ofertados os frutos colhidos em um ano letivo de muitos desafios e conquistas: cumprimento das metas do SAEPE e SAEB; vitórias em concursos, olimpíadas e jogos escolares, além do certificado de conclusão e fardamento escolar, simbolizando o sentimento de pertencimento à escola.
No final, uma bela homenagem aos concluintes pelas alunas Jamilly e Rafaela, do 9º ano, que entoaram a canção: “Como águia”.
O gestor Ivan Nunes, por solicitação de Frei Aloísio, dirigiu algumas palavras aos presentes ressaltando o valor da gratidão em nossas ações e enaltecendo o quanto é difícil, mas ao mesmo tempo, gratificante, dirigir uma instituição de educação nos tempos atuais.




ARTIGO DE OPINIÃO FINALISTA NA OLP: CONSCIÊNCIA CIDADÃ E PROFICIÊNCIA ESCRITA NO TEXTO DO ALUNO GABRIEL MARQUES

RENASCIMENTO LUXUOSO

Os dogmas religiosos sempre acompanharam o compasso da dinâmica evolutiva da sociedade, marcando presença em todas as culturas humanas. A cultura brasileira não fica de fora deste cenário: com dezenas de milhões de devotos, a religião católica tornou-se predominante no país, especialmente nas regiões interioranas, onde a devoção pelos santos e anjos é marcante. À medida que o número de seguidores aumenta, espaços maiores são necessários para reunir essas comunidades religiosas. Todavia, mais extensas ainda são as despesas financeiras para custear a construção ou as reformas de suntuosos templos de oração.
Uma questão relacionada a esse fato tem dividido opiniões no pequeno torrão onde moro. Pouco antes conhecida como a “cidade do feijão” (pela larga produção do grão há algumas décadas), Tavares, um lugarzinho apegado aos santos, com uma média de população de 14 mil habitantes, no sertão paraibano, poderá, agora, ser reconhecida como o lugar da igreja mais bela da região, que passará a ser denominada “A Matriz dos Anjos”, logo após sua reforma completa.
No entanto, a beleza não é apenas um ponto de vista a ser analisado: milhares de reais da comunidade católica local têm sido incansavelmente arrecadados e investidos na referida obra, que inicialmente era uma simples ampliação, na qual se preservariam algumas das características históricas e tradicionais do templo cristão.
De fato, a reforma era necessária para comportar uma maior quantidade de devotos na Matriz. Mas não em grandes proporções, pois, além de envolver um desembolso monetário significativo de seus fiéis, a reconstrução tem incluído em seu projeto uma modernização radical da arquitetura, realizando modificações com base em um projeto moderno, algo contraditório para os padrões de estilo e de histórico da antiga e querida Paróquia de São Miguel Arcanjo. Na opinião do educador Sebastião Alves, cidadão tavarense desde pequeno, a ampliação era necessária, mas não nessa amplitude. Ademais, ele afirma que a campanha de reciclagem, utilizada como um dos meios de arrecadação de recursos, tem sido prejudicial às pessoas que a utilizam como meio de sustento, o que de fato se confirma, pois com essa campanha, vários catadores de lixo perderam seu ganha-pão diário.
Por outro lado, há algumas pessoas que defendem que a estrutura arquitetônica moderna deve prevalecer, justificando a reforma como uma maneira da igreja local se adaptar também às novas tendências. Com isso, a instituição estaria apenas procurando chamar, com sua imponência, cada vez mais a atenção dos jovens na região, pois muitos deles têm se desinteressado e se desviado do caminho de Cristo. Nessa perspectiva, uma das líderes religiosas da comunidade católica, a também educadora Samilly Martins, afirma que é preciso degustar de novas visões, pois a reforma não apenas é uma maneira de aumentar a quantidade de devotos e de turistas na cidade, já que representa também a tentativa de embelezar e de modernizar o lugar, logo trazendo notoriedade e avanço para esse pequeno município interiorano.
Embora o novo e o belo sempre nos instiguem a experimentar o que há de melhor em nosso tempo, toda mudança não precisa ser radical, mas consciente das consequências, sejam elas sociais, físicas e econômicas, que possam vir à tona. Não podemos ficar parados e deixar parte de nossa história se perder para essas transformações. Acredito que há a necessidade de preservar a essência religiosa no município, assim como em qualquer outro lugar do mundo, todavia, defendo que é dispensável um renascimento tão luxuoso que contradiz até o eterno valor cristão de humildade.

OLIMPÍADA DE INGLÊS: APRENDIZADO, INCLUSÃO DIGITAL E INCENTIVO À VALORIZAÇÃO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA


Alunos e professores participam de mais uma Olimpíada


Desta vez foi a OLIMPÍADA DE INGLÊS: criada pelo Escritório de Ensino de Língua Inglesa (RELO) da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos, numa parceria com EduSim, Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e Nova Escola,  com o objetivo de estimular o aprendizado de inglês no país e seu uso em situações práticas e diárias. A olimpíada é direcionada para  professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio.
Participaram a professora Antônia Alves e Sammily Martins com algumas das turmas da escola, entre eles tiveram destaque os 1º anos do Ensino Médio, com 16 alunos certificados no 1º D e 13 alunos no 1º C. A aluna INGRID NATÁLIA MEDEIROS DOS SANTOS, do 1º D ficou entre os 100 melhores do Nordeste. 86 alunos do Ensino Médio. 
         O grande diferencial dessa competição é que traz os conteúdos de inglês alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) por meio da tecnologia de aprendizagem ChatClass, que funciona no WhatsApp. Nela, os alunos praticam habilidades da escrita, escuta, e principalmente da fala. Os professores acompanham o progresso no aprendizado de seus alunos de forma fácil e prática.
A competição foi realizada em fase única e diariamente os estudantes recebiam novos exercícios que valiam pontos. Além disso, faziam atividades em grupo que os professores poderiam facilitar em sala de aula com também com pontuação.
 Sobre o Escritório de Ensino de Língua Inglesa:
     O Escritório Regional de Ensino de Língua Inglesa (RELO) fortalece a parceria estratégica EUA-Brasil  através da capacitação de professores e alunos quanto ao aprendizado da língua e cultura norte-americanas por todo o Brasil. Situado na Embaixada dos EUA em Brasília, o RELO relaciona-se com o Ministério e Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, associações de professores de inglês, universidades públicas e privadas, assim como outros parceiros no intuito de oferecer oportunidades para capacitação profissional e educacional, bem como programas de intercâmbio e materiais para professores e alunos de inglês.
 Sobre a Edusim e o ChatClass:
    Edusim é uma equipe formada por especialistas em educação e tecnologia com décadas de experiência acadêmica e profissional em renomadas instituições. Foram acelerados pela Estação Hack do Facebook e atualmente fazem parte da equipe de aceleração de startups de inteligência artificial do Google for Startups, em São Paulo. O ChatClass é um assistente digital de inglês ou Robô de Inglês que funciona totalmente no WhatsApp. Utiliza inteligência artificial para auxiliar estudantes e professores a aprenderem e ensinarem o inglês de forma personalizada, divertida e efetiva.