terça-feira, 26 de março de 2019

PGM 2019: 05 ALUNOS DA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO RUMO AO INTERCÂMBIO

  O Programa Ganhe o Mundo (PGM) divulgou nesta segunda-feira (25) a lista dos alunos aprovados para o intercâmbio versão 2019. Os estudantes ganharam a oportunidade de aprenderem um segundo idioma, o PGM oferta ainda a oportunidade de conhecer outras culturas através da vivência em países de língua inglesa, como:  Canadá, Nova Zelândia,

CAMILLE DUARTE PAES LEME
LAURA CARDOSO OLIVEIRA
LUÍS FELIPE DA SILVA MEDEIROS MELO
RENALE BESERRA DE MELO FREITAS
RUANNA RUTH DOS SANTOS MEDEIROS.

PARABÉNS!


Reunião de pais: comunicação com os familiares dos concluintes do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Quem assume a função de educar - a mais nobre entre as tarefas humanas – assume, ao mesmo tempo, a imensa responsabilidade de influenciar mentes, almas e futuros”. Içami Tiba.

No mês de março, os gestores da Escola Tomé Francisco da Silva realizaram reunião com os pais dos estudantes concluintes do Ensino Fundamental – 9º ano (20/03) e Ensino Médio – 3º ano no dia 19/03, com o objetivo de envolver os pais no processo ensino-aprendizagem, socializando ações previstas no Projeto Político Pedagógico, bem como discutir algumas regras do Regimento Interno, informar sobre alguns pontos importantes da Instrução de Avaliação do estado de Pernambuco, compartilhar ações previstas para avaliação externa (SAEPE/ PROVA BRASIL/ ENEM), definir critérios para campanha da festa de conclusão.

                Assim, na pauta, discussão dos aspectos comuns da escola: horários, intervalos, materiais necessários, uniformes, refeições, utilização dos espaços, regras de convivência, entre outros assuntos. Enquanto isso, as aulas regulares ocorreram normalmente.
Na ocasião, o gestor Ivan informou sobre o resultado da avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática, entregando um boletim individual por aluno e apresentando o resultado geral das turmas para que todos se empenhem no plano de melhoria previsto para o ano letivo de 2019.
 No final, alguns professores conversaram sobre o desenvolvimento e comportamento dos estudantes em sala de aula. Os pais agradeceram pela reunião que na avaliação deles foi bastante produtiva.












MUDANÇA DO FUNDAMENTAL I PARA O II É TEMA DA REUNIÃO DE PAIS DOS ESTUDANTES DO 6º ANO

  A mudança do Ensino Fundamental do 5º ano para o 6º ano é cheia de transformações e desafios. A chegada ao Fundamental II precisa ser pensada com cuidado e carinho porque representa uma nova etapa na vida de nossos alunos, em que eles se deparam pela primeira vez com professores diferentes para cada disciplina. Outra mudança ocorre no sistema de Avaliação e nas atividades extraclasse.
Para garantir uma transição sem tumulto, a equipe pedagógica da Escola Tomé Francisco da Silva (Josineide Quidute, Rosineide Alves, Bom Conselho Fernandes) realizou uma reunião específica com os pais do 6º ano do Ensino Fundamental, orientando para construção da autonomia dos alunos.
            Na ocasião, muitos assuntos foram discutidos, como a necessidade dos pais continuarem acompanhando e apoiando a vida escolar dos filhos para que essa transição seja tranquila e enriquecedora. A Instrução de Avaliação do Estado de Pernambuco também esteve na pauta de discussão, assim como o Seminário de Ensino Religioso, os trabalhos em grupo, o calendário escolar, a progressão parcial, os critérios de aprovação.
            Ainda na reunião, os pais conheceram os professores dos seus filhos e conversaram sobre o desenvolvimento deles. Para a equipe pedagógica, o resultado foi positivo, pois os familiares entenderam a importância de facilitar essa transição do Ensino Fundamental I para o II, colaborando para que os estudantes continuem se desenvolvendo com qualidade.