sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Vem ai a V- Feira do Conhecimento


ALUNOS DO 9º ANO PARTICIPAM DO I AULÃO RUMO AO SAEPE E PROVA BRASIL

Equipe pedagógica, gestão e os professores da Escola Tomé Francisco promoveram o primeiro aulão 2015 para os concluintes do Ensino Fundamental. A ação faz parte de um projeto maior de complementação de estudos e jornada ampliada, de iniciativa da própria escola, com vistas à melhoria dos resultados do SAEPE e PROVA BRASIL. Desde o começo do ano, os alunos estão sendo atendidos com a jornada ampliada um dia por semana, no contraturno e realizando atividades complementares em sala de aula, no horário regular.
A logística do aulão foi bem pensada no sentido de proporcionar um ambiente acolhedor. A atividade aconteceu no horário noturno, no qual está funcionando o PROEMI. Um delicioso jantar foi oferecido para recepcionar os estudantes e lembrancinhas preparadas cuidadosamente.
As professoras Jaciara Santos e Cristiane Lima, de Língua Portuguesa; Iranete Andrade  e Aparecida Medeiros, de Matemática ministraram o aulão, com o apoio da Diretora adjunta Rosineide Alves e da Educadora de Apoio Josineide  Quidute, atendendo os descritores do SAEPE e as Matrizes da Prova Brasil. Desta vez, em Língua Portuguesa os alunos aprenderem a identificar a TESE de um texto e os ARGUMENTOS utilizados para sustentá-la. Em matemática.

Agradecemos a todos que contribuíram para que a ação acontecesse e aos alunos pelo empenho em comparecer e participar efetivamente do aulão. Aguardemos o próximo!  












PROJETO MOTIVAÇÃO: ALUNOS DO 3º ANO RUMO AO SAEPE

Encontro motivacional com técnicas da GRE acontece na Escola Tomé Francisco
Os alunos do 3º ano do Ensino Médio participaram na manhã de hoje (09/08) de um encontro motivacional promovido pela GRE do sertão do Alto Pajeú, a convite do gestor Ivan Nunes, com o objetivo de incentivar os estudantes a buscarem um bom resultado no SAEPE, através do empenho em atividades curriculares e extracurriculares.
As técnicas Patrícia Roberta e Rejane trouxeram uma reflexão sobre a necessidade do protagonismo estudantil na realização das avaliações externas, que são utilizadas para melhorar as políticas públicas do estado, em busca da oferta de um ensino de qualidade. Vídeos instrutivos e motivadores, dinâmicas e, principalmente, um melhor conhecimento a cerca da sistemática de avaliação do SAEPE deixaram os alunos mais conscientes do seu dever e com o desejo de fazer uma boa avaliação, chegando ao nível desejado das matrizes dos exames.
Confiante em cumprir as metas estabelecidas pela Secretaria de Educação para este ano, a equipe da escola confia no potencial e no empenho de todos os alunos e agradece o apoio da GRE do Sertão do Pajeú e o trabalho eficiente das técnicas Patrícia Roberta e Rejane. 









Equipe de funcionários e os pais homenageiam o gestor Ivan no seu aniversário.

            No dia 07 de agosto, a Escola Tomé Francisco promoveu duas reuniões. Pela manhã, no final da reunião com os professores houve a primeira comemoração do aniversário do gestor Ivan com a participação de todos os funcionários da instituição.
            Na reunião de pais que aconteceu no mesmo dia à tarde, os pais homenagearam o líder Ivan com a poesia do poeta Rena Bezerra.


ESSE É O NOSSO GESTOR IVAN JOSÉ!

De conduta correta e tão sincera
Respeitado, honrado, vitorioso
Na família é ele sempre cuidadoso
No trabalho sempre posição austera.
Fé católica e com ela sempre espera
Que o amor seja farto no amanhã
Que a paz resplandeça em toda chã
E que o estudo seja mais valorizado,
To falando de um homem abençoado
Batizado por o nome de IVAN.

Um bom filho, bom amigo, bom irmão
Professor da melhor categoria
Hoje a frente de nossa diretoria
Que agora tão chamando de gestão.
Dedicado tem orgulho a profissão
Se empenha com afinco corpo e alma
Se não faz o trabalho perde a calma
Quando faz é buscando a perfeição,
Comandando uma escola no sertão
Que é sinônimo de vitória e muitas palmas.

Um bom pai e também um bom marido
Companheiro no trabalho e coerente
Quando encontra obstáculos pela frente
Faz combate com semblante sempre erguido.
Se algum dia já foi mal compreendido
É porque não entenderam sua intenção
De fazer através da educação
Cidadãos de respeito e honradez,
Obrigado Ivan José pelo que fez
Essa escola agradece de coração.

A Escola Tomé Francisco reunida
E depois de olhar no calendário
Parabeniza você pelo aniversário
Desejando muita paz em sua vida.
Que saúde também seja oferecida
Por Deus pai o maior do universo,
Que você sempre eleve o progresso
Par aonde você for na caminhada,
Que sua estrada seja sempre abençoada

Que sua vida seja plena de sucesso.








Final de semestre: É a hora de analisar o andamento do trabalho na escola e elaborar novo plano de ação.

No dia 07/ 08, terça-feira, a equipe gestora e pedagógica da escola Tomé Francisco realizaram uma reunião com corpo docente com os seguintes objetivos:
ü  Refletir sobre a importância da tradição e renovação das práticas pedagógicas na escola, para que a equipe escolar qualifique o seu trabalho e corrija o rumo do que for necessário ainda neste mesmo ano.
ü   Compartilhar os resultados dos estudantes no II semestre, analisá-los com toda a equipe e utilizá-los como instrumento de trabalho para elaboração de plano de intervenção pedagógica.
ü  Avaliar os encaminhamentos já realizados em relação ao TCF 2017, e apresentar orientações para fortalecimento do trabalho na escola.
ü   Analisar a agenda do PPP prevista para o III Bimestre, planejar algumas ações, dividindo as responsabilidades.
Após o conhecimento da pauta e da mensagem de acolhida, os professores apreciaram o vídeo: Tradição e renovação na escola. O vídeo motivou uma reflexão fundamental na escola moderna: os limites entre o tradicional e o novo. Em seguida realizaram uma atividade escrita voltada para o papel do profissional da educação segundo Paulo Freire, concluindo que “ O papel do educador e da educadora não foi minimizado, pelo contrário, ampliou-se com novas responsabilidades e compromissos por ser problematizador, que o fazem diferente dos educadores e educadoras que continuam a alienar”.

Na segunda parte da reunião, a equipe analisou o quadro de notas do 1º semestre letivo, identificando turmas, alunos e disciplinas críticas. A proposta foi a de elaborar um plano de intervenção a partir dos resultados. Na pauta, ainda, foram abordados outros temas: TCF, Feira do Conhecimento, Seminário Afrodescendente no PROEMI, comemoração do dia do estudante, discussão da pauta da reunião de pais.







REUNIÃO DE PAIS: COMPARTILHANDO RESPONSABILIDADES


A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir. [...] Cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor. (Site Brasil Escola)

No último dia 07/08 (terça-feira) aconteceu a reunião de pais e mestres bimestral, com o objetivo de partilhar com as famílias os resultados bimestrais e as ações promovidas pela escola em busca da elevação do índice de desempenho dos alunos.
A seguinte agenda de trabalho foi discutida com os participantes do encontro:
v  Reconhecer que a participação ativa dos pais no processo educativo é essencial para o bom desempenho de seus filhos.
v  Socializar com os pais algumas questões do cotidiano escolar que demandam atenção e precisam ser contornadas.
v  Informar aos pais sobre os eventos escolares a serem realizados posteriormente, solicitando a participação e o apoio de todos.
v  Informar sobre o resultado bimestral do desempenho e frequência dos alunos.
Na quadra:
v  Boas vindas do Gestor Ivan.
v  Informações gerais:
- problemas disciplinares;
-uso do celular;
-criação de grupos na internet;
- aulões (lembrar o 9º ano – dia 09, à noite);
- reforço escolar


Na sala:
v  Vídeo de Mário Sérgio Cortella: “Participação dos pais na educação dos filhos”
v  Discussão sobre o conteúdo do vídeo.
v  Síntese da discussão com um slide: COLETIVIDADE E EDUCAÇÃO, relacionado ao tema.
v  PROEMI: Socialização dos objetivos, metas e avaliação: SLIDE. (Apenas para o Ensino Médio).
v  Conversa sobre  o cotidiano escolar, resultados de aprendizagem e disciplina.
v  Entrega dos boletins.

v  Plantão pedagógico.









 

OPERAÇÃO LEI SECA PROMOVE PALESTRA NA TOMÉ

No último dia 04/08 (sexta-feira) aconteceu na Escola Tomé Francisco uma interessante e instrutiva palestras sobre a importância do cumprimento da Lei Seca na prevenção de acidentes de trânsito, especialmente envolvendo vítimas jovens.
A palestra foi ministrada pelos funcionários da Secretaria Estadual de Saúde, Luiz Eduardo e Bárbara, sendo o primeiro sobrevivente de um acidente provocado por terceiros, ainda na infância, transformando totalmente a sua vida. O acidente que ele sofreu foi provocado por um motorista bêbado que o atropelou, após anos de tratamento precisou amputar um dos membros inferiores. . Seu exemplo mostrou claramente na palestra os riscos da não obediência à lei seca. Segundo dados apresentados pelos palestrantes, somente em 2015 foram registradas 42.797 notificações de vítimas de acidente de transporte terrestre no estado de Pernambuco, dos quais 76,8% eram motocicletas.  E 33,9% das vítimas tinham entre 20 e 29 anos.
O projeto “Operação Lei seca” é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde, DETRAN, Polícia Militar e Governo do Estado de PE,  em parceria com as secretarias municipais das cidades que apresentam o maior índice de acidentes registrados, a maioria, com vítimas fatais. O município de Quixaba é um dos que vem se destacando no estado com essa trágica realidade.
A operação Lei seca atua na região metropolitana de recife e no interior do estado em parceria com os comitês Regionais de Prevenção de acidentes de moto – CRPAM desde 01/12/2011. Divide seu trabalho entre EDUCAÇÃO e FISCALIZAÇÃO. Nas ações educativas tem o papel de informar e conscientizar a população, contribuindo efetivamente para a mudança pretendida referente à questão álcool x direção.
A fiscalização é realizada diariamente na capital e no interior, com o objetivo primordial de SALVAR VIDAS , coibindo a mistura álcool e trânsito.
A escola agradece o fato de ter sido contemplada com tão produtiva palestra e louva o trabalho dos palestrantes Luiz e Bárbara, destacando a participação da funcionária da Secretaria Municipal de quixaba, Sonyere Kaline. Ações como estas fazem a diferença na vida das pessoas.