Equipe do Reforço Amigo promove uma Gincana da Matemática para a turma do 5 º ano do ensino Fundamental.
segunda-feira, 10 de novembro de 2014
PROVÃO DE PREPARAÇÃO PARA O SAEPE É APLICADO NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Na
segunda-feira, 10 de novembro, os 40 alunos do 5º ano da professora Mônica,
foram convidados a fazer um provão, similar a prova do SAEPE, contemplado todos
os descritores, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, inclusive
com o preenchimento do gabarito e sem a presença do professor, o aplicador foi
o gestor Ivan.
Para a
coordenadora Josilene, “A intenção não é treinar os alunos para a prova, até
porque já se sabe que não é esse o caminho. O foco do trabalho realizado
durante todo o ano letivo foi com a construção das habilidades avaliadas em
Língua Portuguesa e Matemática porque são fundamentais e impactam a
aprendizagem dos alunos na escola e na vivência fora dela. O objetivo da
aplicação do provão é identificar quais são ainda as dificuldades dos alunos
para planejar um intensivo para os últimos dias que ainda antecedem a avaliação
do SAEPE que acontecerá no dia 26 de novembro”.
PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS PARTICIPAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA – FOCO 4.
Na quinta-feira, 06
de novembro, a educadora de apoio Josilene Quidute preparou uma formação
continuada a partir das orientações da formação ofertada pela GRE DO SERTÂO DO ALTO PAJEÚ, equipe do
Programa Alfabetizar com Sucesso, referente ao FOCO 4, com o objetivo de promover
momentos de reflexão sobre a prática pedagógica no processo de apropriação de
leitura e escrita das crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
A equipe vivenciou e
analisou uma sequência didática com base no Conto “ A Menina dos Fósforos”. Várias habilidades de leitura foram
contempladas nesse trabalho:
·
Localizar informações explícitas em um texto;
·
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão;
·
Identificar a finalidade de textos de diferentes
gêneros;
·
Estabelecer relações entre partes de um texto,
identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de
um texto;
·
Estabelecer relação de causa/consequência entre
partes e elementos do texto.
A produção de texto também foi
contemplada na sequência didática. Os professores estudaram 04 possibilidades:
bilhete, lista, notícia, página de diário. Como gênero oral, a sugestão foi à
realização de um debate sobre o Trabalho Infantil, incluindo vídeos e
pesquisas.
Outros assuntos como a organização do Plantão
de Matemática e encerramento do ano letivo fizeram parte da pauta. Os
professores participaram ativamente da formação e avaliaram o momento como
produtivo e de suma importância para melhoria da prática pedagógica em sala de
aula.
Assinar:
Postagens (Atom)