segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Vem aí - Gincana da Matemática.

Equipe do Reforço Amigo promove uma Gincana da Matemática para a turma do 5 º ano do ensino Fundamental.

PROVÃO DE PREPARAÇÃO PARA O SAEPE É APLICADO NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

                  Na segunda-feira, 10 de novembro, os 40 alunos do 5º ano da professora Mônica, foram convidados a fazer um provão, similar a prova do SAEPE, contemplado todos os descritores, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, inclusive com o preenchimento do gabarito e sem a presença do professor, o aplicador foi o gestor Ivan.
              Para a coordenadora Josilene, “A intenção não é treinar os alunos para a prova, até porque já se sabe que não é esse o caminho. O foco do trabalho realizado durante todo o ano letivo foi com a construção das habilidades avaliadas em Língua Portuguesa e Matemática porque são fundamentais e impactam a aprendizagem dos alunos na escola e na vivência fora dela. O objetivo da aplicação do provão é identificar quais são ainda as dificuldades dos alunos para planejar um intensivo para os últimos dias que ainda antecedem a avaliação do SAEPE que acontecerá no dia 26 de novembro”.





PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS PARTICIPAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA – FOCO 4.

             Na quinta-feira, 06 de novembro, a educadora de apoio Josilene Quidute preparou uma formação continuada a partir das orientações da formação ofertada pela GRE DO SERTÂO DO ALTO PAJEÚ, equipe do Programa Alfabetizar com Sucesso, referente ao FOCO 4, com o objetivo de promover momentos de reflexão sobre a prática pedagógica no processo de apropriação de leitura e escrita das crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
           A equipe vivenciou e analisou uma sequência didática com base no Conto “ A Menina dos Fósforos”.  Várias habilidades de leitura foram contempladas nesse trabalho:
·         Localizar informações explícitas em um texto;
·         Inferir o sentido de uma palavra ou expressão;
·         Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros;
·         Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto;
·         Estabelecer relação de causa/consequência entre partes e elementos do texto.
          A produção de texto também foi contemplada na sequência didática. Os professores estudaram 04 possibilidades: bilhete, lista, notícia, página de diário. Como gênero oral, a sugestão foi à realização de um debate sobre o Trabalho Infantil, incluindo vídeos e pesquisas.

                 Outros assuntos como a organização do Plantão de Matemática e encerramento do ano letivo fizeram parte da pauta. Os professores participaram ativamente da formação e avaliaram o momento como produtivo e de suma importância para melhoria da prática pedagógica em sala de aula.