segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

GESTOR IVAN MINISTRA PALESTRA NO CURSO PARA GESTORES DE IPOJUCA – PROGESTOR.

  Na manhã de sábado, 14/12, no Hotel Beach Class, o gestor da Escola Tomé Francisco da Silva, Ivan José, participou como palestrante na abertura do módulo IV do PROGESTOR, um  processo de seleção para diretores e diretores adjuntos das escolas municipais de Ipojuca, no âmbito do Programa de Formação de Gestores Escolares. O convite foi feito pela secretária de educação Margareth Zaponi e pela equipe do Caed (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), da Universidade Federal de Juiz de fora.

     O módulo IV do PROGESTOR trata de Gestão e Liderança. Esse também foi o tema das palestras, pois junto a Ivan, a mesa foi composta também pelos professores, Marcelo Burgos (PUC-Rio) e Geraldo Pereira (SME-JF). Na ocasião, o trabalho de sucesso da equipe da escola Tomé Francisco foi muito bem aplaudido e reconhecido pela plateia.  “ Agradeço a Margareth pelo convite e valorização do meu trabalho. A equipe de gestores de Ipojuca está bastante focada na inovação proposta pela secretaria de educação que acredita na importância de alinhar conceitos em cima do que existe de melhor no mundo”, palavras de Ivan, orgulhoso em participar do evento.




PROFESSORAS DA TOMÉ PARTICIPAM DO SEMINÁRIO DO PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO PELA IDADE CERTA. .


                    O Seminário final do PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO PELA IDADE CERTA, aconteceu em Afogados da Ingazeira, dia 13/12/2013, com a presença dos professores alfabetizadores do 1º/2º/3º Ano do Ensino Fundamental, da coordenadora Terezinha Brito,e representantes da Secretaria educação de Pernambuco e da secretaria municipal de Afogados da Ingazeira.
                 Pela manhã a doutora Ana Morais, da SEDUC ministrou uma palestra abordando o tema da alfabetização. Os encontros do Pacto tiveram como objetivos: Planejar o ensino na alfabetização; Compreender a importância da avaliação no ciclo de alfabetização, analisando e construindo instrumento de avaliação e de registro de aprendizagem; Construir, coletivamente, o que se espera em relação aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento no ciclo de  alfabetização.
             Assim, o seminário também não poderia dispensar a disseminação de boas experiências. Da escola Tomé Francisco da Silva foi replicado às sequências didáticas das professoras Cassandra, Silene, Ângela e Girlene.


Confira os banners:



ANIMAÇÃO, ALEGRIA E ENCONTRO MARCARAM A FESTA DOS CONCLUINTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO.

         Disse um poeta um dia que a vida é a arte dos encontros, embora haja tantos desencontros pela vida. No encontro marcado na AABB de Princesa Isabel, no sábado, 14/12/2013, os concluintes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Tomé Francisco transbordaram de felicidade. A diversão, nesta noite, era regra pré-estabelecida e não houve transgressão, pois todos os alunos e convidados aproveitaram para dançar, comer, conversar, trocar palavras de carinho e prometer guardar na memória as boas lembranças desta noite.
       Participaram do evento Ana Maria Bernardino – madrinha – Ricardo Pereira – Patrono – Rosilene Leonardo – Patronesse – José Neto dos Santos- homenageado das turmas, Dr. Aledson Moura, o gestor Ivan, professores, alguns pais e os convidados dos concluintes.
     Na programação, com uso de telão e data show, vários momentos marcantes foram socializados. O conjunto deu conta da animação. Mais um ano a festa de conclusão do Ensino médio foi um sucesso. Assim fica a mensagem de Charles Chaplin “ Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem se atreve... e a vida é muito para ser insignificante... os que participaram da festa que testemunhem o valor do encontro, que pode logo mais se transformar em desencontros, mas nunca será um esquecimento depois do que vivenciaram juntos.