quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Governo detalha edição 2016 do PGM e lança o PGM Musical.

A nova modalidade de intercâmbio contemplará alunos da Rede Estadual com habilidades em instrumento e canto

                 Na manhã desta segunda-feira (07), o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEE), lançou uma novidade para os alunos da Rede: o Programa Ganhe o Mundo (PGM) Musical. Para a edição 2016 do programa de intercâmbio serão 1.000 vagas, mais 10 para o PGM Musical e outras 20 para o PGM Esportivo. O anúncio foi feito no Salão das Bandeiras do Palácio do Campo das Princesas, na Praça da República. As inscrições para as modalidades do programa de intercâmbio iniciam a partir desta quarta-feira (09.12).
                Além da nova modalidade de intercâmbio, a pasta agora contempla, pelo menos, um candidato por escola que tenha estudante participando do curso de línguas do Ganhe o Mundo e que atenda aos requisitos do edital.

Na ocasião, o governador do Estado, Paulo Câmara, falou sobre a expectativa para educação em 2016. “O dia de hoje dá início ao planejamento da pasta neste ano que chega. O Programa Ganhe o Mundo tem dado muitos resultados bons para o Governo, pois ele alimenta muito os sonhos dos estudantes. Em todo o meu mandato, conheci muitos intercambistas que participaram do Programa e alunos que ainda estavam disputando uma vaga e percebi o quanto estamos fazendo bem para a educação”, comentou.

Para participar do PGM tradicional, o aluno deve se inscrever no site da Secretaria Estadual de Educação (www.educacao.pe.gov.br), onde também estarão disponíveis o edital e todas as informações referentes ao processo seletivo. O período é de 9 de dezembro a 12 de janeiro de 2016. Estão aptos para participar do Programa os estudantes da Rede Pública Estadual com idade entre 14 e 17 anos, que participam do curso de idiomas do PGM e que estejam matriculados no primeiro ano do ensino médio. Os candidatos, a partir desta edição, também devem ter nota mínima de 7,0 na prova de idiomas, além da mínima de 7,0 nas disciplinas de português e matemática.

Já para o PGM Musical, os estudantes serão submetidos a três etapas na seleção: atender aos critérios gerais do PGM (vide edital); análise da gravação de um vídeo de até três minutos (formato AVI ou MP4), que deve ser gravado e postado no YouTube (feito em câmera ou celular, desde que tenha boa qualidade de imagem e som), e o link informado no formulário de inscrição; e uma avaliação escrita com 10 questões sobre pentagrama; notação musical; claves; compassos e alterações. As inscrições estarão abertas de 9 a 20 de dezembro de 2015.
Assim como fizemos este ano, vamos levar 1.000 alunos da rede pública estadual para uma temporada de estudos no exterior, mas queremos ampliar ainda mais o projeto. No ano que vem, jovens talentos esportivos terão 20 vagas para estudarem e treinarem fora do Brasil (quase o dobro de 2015). Ainda criaremos para 2016 uma nova modalidade do Programa, o PGM Musical, que selecionará 10 alunos com habilidades em canto ou instrumentos.
Além de incentivar o desempenho dos estudantes e propiciar a fluência em um idioma estrangeiro, o PGM oferece aos selecionados uma experiência cultural e de vida que eles vão guardar para sempre. É importante que os alunos sintam que são valorizados e saibam que podem realizar os seus sonhos através do estudo. O Programa Ganhe o Mundo busca alimentar a esperança de um futuro melhor para milhares de famílias pernambucanas.