quarta-feira, 27 de junho de 2018

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO: MAIS DE UMA DÉCADA DE DESTAQUE NO PRÊMIO IDEPE


“ No vale do Pajeú,
Conservando a nossa essência,
Nos somos Mandacaru
Em prova de resistência!”

Os versos de Dedé Monteiro definem bem o trabalho realizado pela equipe da Escola Tomé Francisco da Silva, que ano a ano tem elevado suas metas e melhorado seus resultados, conseguindo, há mais de uma década permanecer entre as 10 melhores escolas públicas do estado de Pernambuco. Em 2018, a instituição é novamente destaque no PRÊMIO IDEPE, anúncio feito nesta terça (26), pelo Governo de Pernambuco. O gestor Ivan Nunes irá ao Recife receber as homenagens nesta quinta (28), no Palácio Campos das Princesas pelo secretário de Educação Fred Amâncio e o governador Paulo Câmara.
O resultado final, com os rankings, só será detalhadamente  conhecidos nesta quinta (28), em solenidade que ocorrerá em Recife. Mas a equipe da escola Tomé Francisco da Silva já sabe que está entre as melhores escolas no Ensino Fundamental (Anos iniciais) e Ensino Fundamental (Anos finais). O ensino Médio, todos os anos eleva os seus resultados, destacando-se na GRE do Sertão do alto Pajeú. Para Ivan, “Isso é fruto de muito trabalho, de muita dedicação e da realização de um trabalho em parceria com os pais”. Toda equipe está de parabéns! Mais uma vez o orgulho transborda nos nossos corações pelo reconhecimento merecido em promover educação de qualidade para nossos estudantes.

FESTA JUNINA NA TOMÉ: DECORAÇÃO É PRIMORDIAL


A decoração é o item primordial em qualquer São João. Todos os anos, a Escola Tomé Francisco se veste de tradição para envolver os estudantes e visitantes no clima junino. No pátio interno, um portal caracterizado com apetrechos da festa. No pátio interno, bandeirinhas coloridas, quadros com fotografias dos próprios alunos, cortina de chita, toalha xadrez, flores e enfeites diversos.
Na quadra da escola, barracas foram montadas para apresentar algumas tradições da época: comidas típicas, jogos como pescaria, correio do amor. Em cada canto, uma opção de cenários para fotografias: com balanço, arapuca, fogueira, coração de flores, parede de bola xadrez. A passarela do desfile também encantou pelos arcos de flores, as espigas de bola, o tapete vermelho e o cenário de fazendinha.  Esses são elementos-chave que caracterizam uma das festividades mais animadas do país, a festa junina. O gestor Ivan Nunes coordena toda a ornamentação da escola e do ARRAIAL para preservar a identidade da tradição nordestina.










TRADIÇÃO, CULTURA E ANIMAÇÃO NO ARRAIAL DA TOMÉ

A tradição, cultura e animação foram mantidas na festa junina da Escola Tomé Francisco da Silva que aconteceu no dia 21 de junho, no período da manhã. Tudo isso para que os estudantes pudessem aproveitar uma das festas mais nordestinas que temos: O São João. Toda a comunidade escolar participou e pode assistir às diversas apresentações culturais, assim como se deliciar com brincadeiras e os quitutes juninos nas barracas comandadas pelos concluintes.
Os alunos do Ensino Fundamental (5º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano) enriqueceram a manhã com a apresentação das quadrilhas juninas, com todos vestidos a caráter. Os alunos do 9º ano B, coordenados pela professora Kássia apresentaram uma dança envolvendo forró e xote. Na programação, ainda tivemos o tradicional forró com Zé Roxinho, a Junina Sacode de Tavares, o Desfile do Rei e Rainha do São João 2018 e para finalizar, uma quadrilha improvisada com a participação dos ex- alunos da Tomé.
O ARRAIL DA TOMÉ 2018 foi um sucesso de organização, de participação da comunidade escolar, cumprindo com a função de preservar as tradições nordestinas e integrar a comunidade local e escolar com a realização de um grande evento.











JUNINA SACODE DE TAVARES BRILHA NO ARRAIAL DA TOMÉ

            Na programação do Arraial da Escola Tomé Francisco da Silva, uma participação especial abrilhantou o evento. A QUADRILHA JUNINA SACODE DE TAVARES, recebeu muitos aplausos do público pela beleza de cada detalhe, pelo alinhamento, pela produção, as cores, alegria e a animação dos componentes.










Classificação do Rei e Rainha da Tomé 2018




CANDIDATAS A RAINHA DO SÃO JOÃO DA TOMÉ 2018