terça-feira, 25 de setembro de 2018

Calendário Mês de Outubro


CONVITE: CAFÉ COM SAÚDE


PAIS E PROFESSORES ENGAJADOS NO CLUBINHO DA MATEMÁTICA


O PROJETO CLUBINHO DA MATEMÁTICA nasceu da necessidade de mobilizar uma equipe de profissionais especializados em matemática para fortalecer o ensino-aprendizagem na turma do 5º ano do ensino fundamental em prol do fortalecimento do padrão de desempenho alcançado no SAEPE.
Esse ano, na turma do 5º ano A, já ministraram atividades de matemática os pais: Luana, Joca, Zely e Fábio. Na turma do 5º ano B, participou a mãe Karina e a professora Iranete.
        Os pais e professores de matemática, com o apoio das professoras Adriana e Mônica, utilizaram várias estratégias de ensino para trabalhar com a construção das habilidades pelos alunos.

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO CONQUISTA 12 MEDALHAS NA OBA: 07 OURO, 03 PRATAS E 02 DE BRONZE


 A coordenação da OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA, A OBA divulgou a relação dos estudantes premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. 
Em 2018, a Escola Tomé Francisco da Silva conquistou 12 medalhas, sendo 07 de ouro, 03 de prata e 02 de bronze. Foram contemplados na premiação estudantes do Ensino Fundamental I (4º e 5º ano) e do Ensino Fundamental II E do Ensino Médio. A OBA tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, e foi coordenado pela professora Maria Josineide Quidute da Silva. Os professores que se engajaram no processo de preparação para a OBA foram: Cassandra Lopes, Mônica Fernandes, Adriana Medeiros e Maria do Bom Conselho Fernandes.
Na OBA todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados.

FERAS – OBA 2018

Ouro
1.       Heloise Martins Barros Medalha
2.       Anna Lívia Bezerra de Sousa
3.       Carlos Ruan Marcelino Diniz
4.       Ézio Gabriel Severo Bezerra
5.       Gabriel Arruda Campos Amaral
6.       Jose Ayron Marcal Medeiros de Sousa
7.       Rafael Magno Evaristo Ferraz

PRATA
1.       Humberto Cordeiro Lopes Filho
2.       Pedro Ícaro Cordeiro
3.       Sarah Joyce Almeida da Silva

BRONZE
1.        Igor Ramon de Carvalho Ferraz
2.       Leandro Ferreira da Luz Medalha

EQUIPE DA TOMÉ CONQUISTA O 1º LUGAR NO 5º DESAFIO DO TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS


Que tal usar a robótica para ajudar na limpeza da escola, na inclusão de portadores de necessidades especiais ou em atividades pedagógicas? Estes foram alguns dos experimentos propostos pelos participantes do Torneio Virtual de Ciência no 5º desafio. A ideia foi apontar um problema existente na escola e criar uma solução usando a Robótica.
A equipe do 8º ano do Ensino Fundamental, orientados pela professora Danúbia Rêgo, atenderam os critérios levados em conta pela Comissão Avaliadora: a criatividade, a inovação do experimento e o domínio do conteúdo, e conquistaram o PRIMEIRO LUGAR NO 5º DESAFIO, com pontuação 1,85.
O Torneio Virtual De Ciência é  uma competição que dura o ano inteiro e, a cada mês, apresenta  um desafio por meio do site do Espaço Ciência, nas diversas áreas do conhecimento:  Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica, Astronomia. Estamos na torcida pelo próximo desafio. Parabéns!


ALUNOS DO 9º ANO PARTICIPAM DE OFICINA DE ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO TCF


Na quarta-feira, 19 de setembro, no horário noturno, os alunos do 9º ano, coordenados pelas professoras Juliette, Jaciara, Daniela e Kássia, participaram de uma oficina de orientação do TCF – Trabalho de Conclusão do Fundamental, visando capacitá-la no que diz respeito a elaboração de pesquisa científica.
A oficina abordou a estrutura do projeto de pesquisa, algumas regras da ABNT 2018, a orientação sobre o conceito de introdução, objetivos, metodologia, considerações finais, bibliografia, citação direta e indireta, normas de formatação do trabalho, entre outras.
                O objetivo foi o de apresentar noções básicas do  conhecimento científico dentro das normas técnicas, visando instrumentar os estudantes que estão iniciando com o trabalho de pesquisa por meio do TCF. A oficina ajudou a esclarecer que as normas também ajudam a organizar as informações e estruturá-las dentro de um trabalho. As recomendações da ABNT são importantes nos trabalhos de pesquisa porque criam uma uniformidade, ou seja, um padrão que é facilmente compreendido por pesquisadores de todo o mundo.
                Os alunos ainda conheceram os trabalhos científicos produzidos nos anos anteriores e tiveram acesso alguns dos produtos finas apresentado no ano anterior.

43 ALUNOS DA TOMÉ PARTICIPAM DA 2º FASE DA OBMEP EM 2018


As provas da 2º fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2018) serão aplicadas para estudantes das redes públicas e privadas de todo Brasil, no próximo sábado (15 de setembro) às 14h30.
Da Escola Tomé Francisco da Silva são 43 alunos classificados para esta fase. As provas serão aplicadas na EREM Solidônio Pereira de Carvalho em Quixaba. A responsabilidade da aplicação será pela comissão organizadora da olimpíada.
Os estudantes participaram no mês de setembro de um cursinho preparatório para a II fase da OBMEP com as professoras Iranete e Josefa aparecida. Uma iniciativa da escola em promover ações de melhoria da aprendizagem de matemática.

PAIS DO 5º ANO CONHECEM A AGENDA DE AÇÕES PARA O IV BIMESTRE

Na tarde de terça-feira, 14/09, os familiares das crianças do 5º ano do ensino Fundamental participaram de um encontro com os gestores Ivan e Josilene e as professoras Adriana e Mõnica. O principal objetivo foi de apresentar o cronograma de ações previstas para o IV bimestre e discutir encaminhamentos para a solenidade e festa de formatura.
Os pais ficaram cientes das seguintes ações e projetos:

·         CAFÉ COM SAÚDE: JORNADA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL (EAN)
·         CLUBINHO DA MATEMÁTICA
·         PLANTÃO DA MATEMÁTICA
·         DIA DA CRIANÇA: PASSEIO EM TRIUNFO.
·         AVALIAÇÃO DO SAEPE
·         ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO
·         SOLENIDADE E FESTA DE FORMATURA.
A participação dos pais na vida escolar dos filhos é cada vez mais importante para alcançar bons resultados. Por isso, é essencial dar atenção a momentos como esses em que os docentes compartilham com as famílias todo o processo desenvolvido na sala de aula e na escola.


FAMILIARES DOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO PARTICIPAM DE REUNIÃO NA ESCOLA

No dia 14 de setembro, pela manhã, os pais dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio participaram de uma reunião com a presença da equipe gestora e todos os professores, tendo como objetivos:
·         Reafirmar a importância do cumprimento das regras (Direitos e Deveres dos estudantes, incluso no Regimento Escolar da Instituição).
·         Compartilhar com os pais a avaliação de alguns aspectos atitudinais das turmas, enfatizando a necessidade de mudança de comportamento, visando à melhoria da aprendizagem.
·         Entregar o boletim escolar com o desempenho dos alunos nas avaliações de preparação para o SAEPE.
·         Informar sobre as datas das avaliações e encerramento do ano letivo.
O primeiro momento foi coordenado pelo gestor Ivan Nunes, a gestora adjunta Josilene Quidute, o secretário Diego, a analista Jakeline Fernandes. Na pauta a leitura e discussão do texto “A mãe desnecessária” (autor desconhecido), orientação sobre alguns pontos da Instrução de avaliação, a importância do cumprimento do Regimento Escolar, avaliação do SAEPE, e calendário final do ano letivo informando as datas do ENEM, SAEPE, encerramento do ano letivo, recuperação final, avaliação especial e data da formatura.
O segundo momento aconteceu na sala de aula com os professores. Houve a exibição e reflexão a partir do vídeo de Mário Sérgio Cortella – fala sobre educação e limites. Na ocasião, os professores esclareceram a importância dos pais em estabelecer limites. O encontro também foi oportuno para apresentar o desempenho dos alunos nos simulados do SAEPE e conversar sobre os aspectos atitudinais das turmas, bem como a necessidade de intensificar os estudos na reta final do ano letivo.





GESTÃO ESCOLAR: REUNIÃO DE ALINHAMENTO DA EQUIPE

 Na tarde do dia 05 de setembro, o gestor Ivan realizou uma reunião com a participação da diretora adjunta Josilene Quidute, o secretário Diego, a analista em gestão escolar Jakeline Fernandes e a coordenadora Josineide Quidute com o objetivo de analisar as ações do PPP, refletir sobre a eficácia dos processos, aperfeiçoar as práticas e encaminhar soluções para potencializar a aprendizagem dos alunos. Para garantir que os alunos aprendam, toda a comunidade escolar precisa estar envolvida na construção e na aplicação do projeto político pedagógico (PPP). E isso inclui a participação ativa do diretor, responsável por administrar a escola, supervisionar o trabalho da equipe e assegurar que a formação dos professores se reflita em resultados na sala de aula.

Na pauta, o uso de dados sobre a aprendizagem para auxiliar o trabalho dos docentes e o planejamento das intervenções pedagógicas, as ações de preparação para o SAEPE, a análise das sugestões e considerações dos alunos, o agendamento de ações e a divisão de responsabilidades. A reunião proporciona o engajamento de todos com o que está sendo feito na sala de aula e faz a equipe ter clareza das ações que precisam ser colocadas em prática.

GESTÃO DEMOCRÁTICA: EXPLORANDO AS OPINIÕES DOS ALUNOS.

Participação resgata valor que alunos dão à educação

Para envolver adolescentes e jovens nas decisões da escola e promover uma cultura de participação capaz de ampliar o engajamento, promover a aprendizagem, melhorar a educação e contribuir para a democracia, a escola Tomé Francisco da Silva adotou a caixa de elogios, críticas e sugestões que fica exposta na secretaria, onde os alunos podem colocar suas considerações sobre o trabalho da instituição.
                Em respeito às opiniões e propostas dos alunos, visando engajá-los em atividades de discussão e busca de solução que os façam se sentir seguros, confortáveis e motivados, a equipe da Tomé fez uma coleta de informações na caixa, consolidou as opiniões e planejou uma devolutiva nas turmas, refletindo sobre os pontos levantados pelos alunos, explicando, inclusive, o que não pode ser modificado. Vários assuntos foram discutidos, como: cardápio e qualidade da merenda escolar, metodologia dos professores, regimento interno, infraestrutura da escola, melhoria no PROEMI e reforço escolar. Alguns pontos polêmicos também foram dialogados, como o uso de celular na sala de aula.
                Para Ivan Nunes promover a participação dos estudantes requer a disposição de gestores e professores para compartilhar informações e poder. Abertura, diálogo, entendimento e cooperação são palavras chave para qualificar o processo, que deve buscar equilibrar as responsabilidades que serão sempre dos educadores com as contribuições que podem vir dos alunos. Uma equipe está fazendo a visita nas turmas: Josineide Quidute, Jakeline Fernandes, Ivan Nunes e Josilene estão com a tarefa de dialogar com os estudantes.

SAEPE: EQUIPE GESTORA REFLETE COM OS ALUNOS CONCLUINTES (9º E 3º) OS RESULTADOS DOS SIMULADOS

 A equipe da escola Tomé Francisco da Silva (gestão, coordenação, analistas educacionais e professores de Língua Portuguesa e Matemática das turmas concluintes) elaboraram um plano de ação com atividades de preparação para dos alunos para avaliação do SAEPE: Sistema de Avaliação da educação de Pernambuco que contempla aplicação de simulados, realização de aulões, planejamento de exercícios complementares dos conteúdos com maior número de erros, e devolutiva aos alunos do seu resultado individual, como também o resultado geral da turma.         Os gestores Ivan Nunes e Josilene Quidute, após a aplicação do II Simulado, visitaram as turmas para fazer uma reflexão com os alunos sobre o desempenho deles e a importância deles assumirem o compromisso de fazerem a prova com responsabilidade.       Na ocasião, os estudantes conheceram os padrões de desempenho ( Elementar, Básico e Desejável) e puderam analisar o seu resultado em comparação com a nota obtida na prova. Cantaram e comentaram a música de Jota Quest O Sol para discutir conceitos de superação de resiliência “A música diz que não devemos escutar a dor e o medo, pois eles não levam a nada. Ao invés disso, se deve seguir o caminho do sol, da luz, pois é ele que irá te levar para um lugar que realmente vale a pena estar” explicou a diretora adjunta Josilene Quidute. Ainda comentaram os versos da poesia de Brúlio Bessa – Acreditar!          A conversa motivou os estudantes a melhorar o resultado do terceiro simulado, aplicado em setembro.



ENSINO MÉDIO REALIZA CULMINÂNCIA DO PROJETO LITERARTE


A Escola Tomé Francisco da Silva realizou, no dia 12 de setembro, a culminância do Projeto de Leitura “ LITERARTE”, desenvolvida AS OFICINAS TEMÁTICAS E INTERDISCIPLINAR  no mês de agosto.  O evento, que contou com a participação de todos os professores, coordenadores, alunos e pais, foi uma oportunidade para que todos pudessem ver e aplaudir o que as turmas prepararam para apresentar em público, abordando os temas trabalhados: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, IMIGRAÇÃO NO BRASIL E NO MUNDO, O SORO E A VACINA COMO TECNOLOGIAS PARA O TRATAMENTO OU PREVENÇÃO DE DOENÇAS, MÚSICA BRITÂNICA E SEUS ENSINAMENTOS, E OS GÊNEROS DA LITERATURA PROSA NATURALISTA E REALISMO DE MACHADO DE ASSIS E DE ALUÍSIO DE AZEVEDO, MODERNISMO DE RAQUEL DE QUEIRÓS, JOSÉ LINS DO RÊGO, GRACILIANO RAMOS E JORGE AMADO E A POESIA NAS SUAS MÚLTIPLAS FACES: CECÍLIA MEIRELES, CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE E VINÍCIUS DE MORAES.

                Na programação da culminância, as turmas apresentaram dramatização de cenas do cotidiano, recitação de poesias, teatro com cenas de livros, coreografias: um show de criatividade, encanto, emoção e conhecimento.

PROGRAMAÇÃO – TARDE
TURMA
PROFESSOR
APRESENTAÇÃO
1º A
Adriana Medeiros
Recital: Imigrantes

1º B
Edinete Cipriano
Coreografia da música: O pulso

1º C
Daniela Justino
A poesia de 30: “O encontro dos poetas: Carlos Drummond, Cecília Meireles e Vinícius de Morais”.

2º A
Antônia
Música inglesa: o mundo ama essa cultura.

2º B
Samille
O Alienista – encenação com musical

2º C
José Neto
Saúde é o que interessa

3º A
Jaciara
O romance de 30; Vidas Secas de Graciliano Ramos.

3º B
Bom Conselho Fernandes
Somos todos um: não à xenofobia.

3º C
Bom Conselho Silva
Inteligência artificial: um futuro inevitável.






















PROJETO O PRAZER DE LER: COM OS GÊNEROS POESIA E MEMÓRIA, AS TURMAS DO 9º ANO FAZEM A ABERTURA DAS OFICINAS NO TURNO DA TARDE.


A turma do 9º ano A, orientada pela professora Juliette, apresentou um lindo recital temático “Poesias musicadas, geração de 30: Carlos Drummond, Cecília Meireles e Vinícius de Morais”.
A turma do 9º ano B, sob a coordenação da professora Ana Paula, trouxe para o público “As Memórias de dois viajantes nordestinos de ontem e hoje”.
As duas turmas fizeram a abertura da culminância do turno da tarde, encerrando as apresentações do Projeto “O Prazer de Ler”, no dia 12 de setembro.












PROJETO O PRAZER DE LER: CRIATIVIDADE E EXPRESSÃO CORPORAL MARCAM A CULMINÂNCIA DAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (6º ao 8º ano)








A culminância do Projeto O prazer de Ler com a participação das turmas do 6º ao 8º ano aconteceu na manhã do dia 12 de setembro, na quadra da Escola Tomé Francisco. Esse projeto possibilita as crianças e adolescentes o acesso aos conhecimentos que permitam a compreensão das diferentes formas de explicar o mundo. Os alunos e seus professores trouxeram para o público o uso da linguagem com uma visão integradora que compreende: oralidades, escritas, sons, imagens e movimentos corporais como expressões de sentidos.  A criatividade esteve presente na dança, no teatro, no recital, nas cenas do cotidiano, na dramatização de telejornais.

 

Programação:

 

TURMA
PROFESSOR
APRESENTAÇÃO
6º A
Silene Oliveira
Contos: Do mundo imaginário para o mundo real.

6º B
Cida Medeiros
Inteligência artificial: um futuro inevitável – coreografia e exposição oral.

6º C
Cassandra Lopes
As descobertas que salvam vidas.

6º A e 6 º C
Dirlande Medeiros
Poemas cantados de Cecília Meireles

7º A
Sammily Martins
Contos: além da imaginação.

7º B
Kenya Giseli
Somos todos um: não a xenofobia.

8º A
Danúbia Rêgo
As descobertas que salvam vidas – musical e exposição.

8º B
Gleydson e kássia
Terapias alternativas – Biodança.