terça-feira, 10 de setembro de 2013

Escola Tomé Francisco de Lagoa de Cruz em Quixaba recebe oficina de tênis


Nesta terça-feira (10), os Correios promovem uma oficina de tênis na Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, no Distrito de Lagoa de Cruz, em Quixaba, no Sertão pernambucano. A atividade corresponde a premiação da etapa nacional do 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, vencida pela estudante Maírla Marina Ferreira Dias. O concurso é promovido pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios.

As atividades vão acontecer durante todo o dia e incluem capacitação para os professores, aulas de tênis com instrutores da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), festival com jogos e brincadeiras em quadra e brindes para 120 alunos da instituição. Além da premiação para a escola, Maírla Marina, 14 anos, recebeu um tablet pela etapa pernambucana do concurso, e uma TV de LED 32’’, troféu e certificado, pela conquista da fase nacional.
Maírla Marina cursa o 2º ano do Ensino Médio. Ela já havia alcançado o segundo lugar nacional em 2011 e foi a segunda colocada em Pernambuco no ano passado. A jovem concorreu com mais 5.150 estudantes de até 15 anos. Mais de 3 mil escolas públicas e particulares, em todo o Brasil, participaram do concurso.

No concurso deste ano, os participantes escreveram redações para explicar “por que a água é um recurso precioso”. Maírla se destacou com uma carta dirigida a “todos os jovens do mundo” na qual retrata o drama da seca vivido pelos sertanejos pernambucanos desde o início de 2012 e os convoca a preservar e economizar água. A redação escrita por ela representa o Brasil na fase internacional do concurso, a ser realizada em Berna, na Suíça.




Vem ai! A I Feira do Conhecimento da Tomé Francisco


DENTISTA ENSINA CRIANÇAS DO 1º ANO A CUIDAREM DA SAÚDE DA BOCA.

               Sexta-feira, 06 de setembro, as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, professora Leydijane e Cassandra, receberam uma visita em prol da saúde bucal. A dentista Ana, acompanhada de uma auxiliar, da equipe de Princesa Isabel, veio especialmente conversar sobre a importância de cuidar dos dentes. As crianças falaram dos seus costumes e a dentista Ana usando material concreto orientou quanto à maneira correta da escovação para manter a higiene bucal. Outros assuntos também foram abordados, como: prevenção de cáries, proteção da gengiva (horário de escovação, alimentos que provocam mais cáries, etc.).

           A palestra durou cerca de 1 hora e as crianças aprenderam de forma significativa a cuidarem da saúde da boca. A iniciativa foi da professora Leydijane que resolveu incluir no seu planejamento sobre “Higiene e Saúde” a visita de uma dentista na sala de aula. Além das informações muito bem conduzidas pela equipe, as crianças ganharam uma escova. O resultado positivo evidencia-se no entusiasmo das crianças que demonstraram aprendizagem em relação aos cuidados com a boca.



Semana da Pátria 2013


                    
                No período de 2 a 6 de setembro, estudantes da Escola Tomé Francisco realizam atividades em comemoração à Semana da Pátria. Além das atividades de hasteamento da bandeira e canto do Hino Nacional, os estudantes também realizaram leitura de poemas, apresentações de música, reflexão de textos e oficinas temáticas.

                       A  Semana da Pátria nos coloca num desafio maior: se o Brasil é nosso, e também é meu, que tipo de pátria queremos fazer dele? Como podemos participar dessa história? O que vamos legar aos que vierem depois de nós? A Escola tem um papel importante nessa discussão, pois a formação da cidadania passa pela educação. No momento histórico de reivindicações em todo Brasil é primordial defender a ética e o civismo para construirmos um país melhor. A Escola Tomé Francisco está fazendo a sua parte. Faça também a sua!