terça-feira, 22 de dezembro de 2015

HOMENAGEM AOS ALUNOS QUE ATINGIRAM AS MELHORES NOTAS NO SAEPE.



O poeta Carlos Drummond de Andrade, certa vez escreveu: “[...] se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar em nossa vida. Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura”.
Pensando sempre em fazer o melhor, em alcançar os melhores resultados educacionais, a equipe da Escola Tomé Francisco se empenha durante todo o ano, com atividades de reforço, aulões e aulas diferenciadas, visando o sucesso do aluno que se reflete nas avaliações externas como SAEPE, ENEM e PROVA Brasil.
Este ano, o SAEPE (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco) veio com uma inovação e, pela primeira vez deixou as provas dos alunos do Ensino Médio na escola para que lhes fosse concedida uma pontuação. Assim, os alunos souberam seu desempenho em tempo imediato.
Através dos resultados, reconhecemos que as três turmas se esforçaram bastante para fazer uma boa prova, numa atitude cidadã, que merece os nossos PARABÉNS. Como em qualquer avaliação, sempre existem alunos que ficam no topo, com as maiores notas, por isso a equipe gestora decidiu prestar uma homenagem aos dois primeiros colocados de cada turma. Estes alunos foram premiados com placa de homenagem.

3º A: ADA MARIA TAVARES ALVES –    nota 9,4
           JOÃO MARÇAL MEDEIROS DE SOUSA -    nota 9,2

3º B: MARCOS RAMON BEZERRA DOS SANTOS – nota 9,0
          CARLOS SANDRIEL LEITE DE ANDRADE – nota 8,8

3º C: DANIEL MESSIAS BARBOSA LOPES – nota 7,8
          ISLA ARAÚJO BEZERRA DE MELO – nota 7,7



ALUNOS LAUREADOS 2015 : ENSINO MÉDIO.


3º ANO A - JOÃO MARÇAL MEDEIROS DE SOUSA

               Chegou à escola em 2005 para cursar o 1º ano do ensino fundamental, com a professora Maria Luci Alexandre. Garoto tímido, calmo, tranquilo e estudioso sempre foi considerado excelente aluno. Observador e participativo, gradualmente foi vencendo a timidez e se tornando enfático e argumentador ,mas nada que sobrepusesse o interesse, o respeito e o bom comportamento.
    Os conhecimentos adquiridos o levaram a conquista de mérito na olimpíada de Matemática, sendo em vários anos premiados com MENÇÂO HONROSA. Ainda criança, ganhou um concurso de desenho. Em vários projetos destacou-se como aluno protagonista.  No programa estadual GANHA O MUNDO, criado pelo ex- governador Eduardo Campos, teve a oportunidade de ir para o Canadá no intercâmbio estudantil para aperfeiçoar seu inglês, interagir com pessoas de culturas diferentes, fazer novas descobertas e ampliar a sua visão de mundo e seus conhecimentos.
    Este ano, pela sua história de dedicação e também pelo interesse e responsabilidade com os estudos atingiu a maior nota global de sua turma 3º ANO A, a quem, portanto concedo o título de ALUNO LAUREADO : JOÃO MARÇAL MEDEIROS DE SOUSA



3º ANO B - MARCOS RAMON BEZERRA DOS SANTOS

     Chegou à escola em 2008 para cursar o 5º ano do ensino fundamental. Garoto espontâneo, bem comportado  e estudioso sempre esteve na lista dos melhores aluno da turma. Observador e participativo, aos poucos foi  se tornando um aluno cada vez mais participativo, reflexivo e crítico sem sobrepor o interesse, o respeito e o bom comportamento.  A aprendizagem que adquiriu ao longo dos anos de estudo o levaram a conquistar destaque na olimpíada de Matemática, onde escreveu sua história de sucesso, sendo premiado em vários anos consecutivos.sempre disponível, colocou sua competência a serviço dos colegas, dando reforço e participando ativamente de todos os projetos da escola.
               No programa estadual GANHA O MUNDO foi privilegiado com a oportunidade de ir para o Canadá no intercâmbio estudantil para aperfeiçoar seu inglês, conhecer costumes,atividades, alimentos ou modo de viver diferentes, favorecendo a ampliação da sua visão de mundo e de seus conhecimentos.
    Este ano, seu esforço, dedicação e responsabilidade  com os estudos o fez atingir a maior nota global de sua turma 3º ANO B, a quem portanto concedo o título de ALUNO LAUREADO : MARCOS RAMON BEZERRA DOS SANTOS





3º  ANO C - HILMA FERNANDA BERNARDINO RIBEIRO


               Menina espontânea com jeito de estudiosa, chegou à escola Tomé Francisco em 2009 para cursar o 6º ano do ensino fundamental. Nestes sete anos fez uma adesão ao trabalho da escola ao dedicar-se aos estudos, adquirindo sempre boas notas.
               Ela tem a admiração dos seus professores porque além de demonstrar talento e facilidade para aprender tem um comportamento excepcional. Reconhece que aprender não é apenas uma questão de sorte mas que é preciso estar atenta e ter comprometimento com as tarefas escolares. 
                Este ano, pelo seu esforço prestado sendo extremamente responsável com os estudos atingiu a maior nota global de sua turma 3º ANO C, a quem, portanto concedo o título de ALUNA LAUREADA : HILMA FERNANDA BERNARDINO RIBEIRO

ALUNOS LAUREADOS 2015 : ENSINO FUNDAMENTAL

9º ano A - LIOHANA MARIA BEZERRA DA SILVA



Ela iniciou seus estudos na Escola Tomé Francisco da Silva, na 1º série do Ensino Fundamental, com a professora Ângela Maria de Oliveira. Menina bonita e recatada, com ar de curiosidade e encantamento, desde criança mostrou-se uma aluna estudiosa e fiel aos seus deveres de estudante. Ao longo de 09 anos nesta escola, além de bons resultados obtidos a cada bimestre letivo, em todas as disciplinas, ela conquistou na OBMEP - 01 medalha de ouro em 2013 e 01 medalha de bronze em 2014 e 01 Menção Honrosa em 2015. Além da matemática, ela destacou-se na Olimpíada de Língua Portuguesa e sempre foi protagonista, participando de todas as ações promovidas na Escola Tomé Francisco da Silva.
       Sempre tranquila, estudiosa, respeitadora, bem relacionada com colegas e funcionários da escola, foi merecedora do carinho e dos tantos elogios dos seus professores, o que a classifica como excelente aluna  merecedora de Láurea. Este ano, graças ao seu esforço, dedicação e responsabilidade atingiu a maior nota global de sua turma 9º ANO A, a quem, portanto concedo o título de ALUNA LAUREADA : LIOHANA MARIA BEZERRA DA SILVA.



9º ANO B - LARISSA RIBEIRO DA SILVA

            Chegou à escola Tomé Francisco em 2011 para cursar o 5º ano do ensino fundamental. Desde então apresentou empenho pela aprendizagem. Gosta de ler, escrever, trocar idéias com os colegas, dar opiniões,  interagindo com as pessoas e com o mundo em que vive.
     È uma pessoa agradável, simples e reconhece que o estudo é a forma mais viável para uma vida próspera,  sempre foi uma aluna dedicada e responsável e conseguiu  cumprir a sua jornada estudantil com muito mérito, conquistando a admiração de seus professores. O sucesso não mudou seu jeito de ser, pois tem disponibilidade de servir a escola, participando em eventos e projetos da escola.
    Este ano, graças aos seus procedimentos focados no compromisso com os estudos atingiu a maior nota global de sua turma 9º ANO B, a quem, portanto concedo o título de ALUNA LAUREADA : LARISSA RIBEIRO DA SILVA.

MATRÍCULAS 2016.



DISCURSO DA EDUCADORA DE APOIO NA CONCLUSÃO DO 5º ANO.

BOA NOITE A TODOS. SAÚDO A MESA EM NOME DO GESTOR IVAN.
QUERIDAS CRIANÇAS, PAIS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS, CONVIDADOS.

 Há uma música infantil que diz:
Se você não cuidar da sementinha que mora em você ela vai morrer, ela vai morrer.Eu digo, se nós não cuidássemos das sementinhas que recebemos, ainda no primeiro ano do Ensino Fundamental, elas certamente não floresceriam e nós não poderíamos, caros presentes, realizar esta solenidade com a mesma alegria, pois teríamos a certeza de que muitos não teriam aprendido e isso para nós da equipe da Tomé seria motivo de tristeza. Estamos felizes, pois temos zelado todos os dias para que todos os nossos alunos consigam progredir, como nos ensinou Paulo Freire “ uma escola democrática é aquela que os alunos aprendem. Com muito orgulho posso dizer, com documentos comprobatório, que ofertamos a melhor educação das séries iniciais do Estado de Pernambuco e estamos entre as melhores do Brasil.

Esse destaque não é por acaso, é fruto de muito trabalho e dedicação de uma equipe que educa com amor, sentindo emoção em compartilhar: o olhar, o sorriso, a felicidade das crianças que como ninguém sabe demonstrar quando estão felizes. A escola Tomé Francisco é acolhedora e educa com carinho e afeto necessário para o desenvolvimento integral de seus alunos.

As nossas crianças podem ser comparadas com as flores que trazem amor, paz, compaixão e felicidade! Elas melhoram o clima da escola, alegram o ambiente onde estão. Colorem e perfumam nossas vidas com toda a sua delicadeza!

O jardim está florido, as sementes cresceram e os frutos estão aqui, lindos e prontos para seguir adiante. Com carinho, quero agradecer a primeira professora Girlene que cuidou dessas lindas crianças nos 04 primeiros anos.

Para Augusto Cury Todos querem o perfume das flores, mas poucos querem pegá-las para cultivar, assim como todos querem excelentes resultados, mas poucos enfrentam o trabalho para conquista-lo. Posso dizer que a professora Mônica tem merecido aplausos pelo trabalho de excelência que tem feito nas turmas do 5º ano, tenho certeza que com essa turma também vamos comemorar. Obrigado pelo esforço e dedicação na concretização dos projetos dessa turma, em virtude da preparação para as avaliações externas.

O poema ESCALADA de Cora Carolina diz:
Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.
As flores refletem bem o verdadeiro. Quem tenta possuir uma flor verá a sua beleza murchando. Mas quem olhar uma flor no campo permanecerá para sempre com ela.
Essa poema nos traz a perseverança da equipe gestora da Escola Tomé Francisco em cultivar suas flores. Aqui temos um trabalho coletivo e unirmos forças em mãos entrelaçadas que cumprem papéis distintos, mas com os mesmos objetivos. Agradeço a Ivan, Rosineide e Diego, integrantes da equipe gestora em nome dos quais agradeço também aos demais funcionários ( secretaria, biblioteca, cozinha, porteiros e todos que contribuem para que esse ensino, REFERÊNCIA NACIONAL,  continue acontecendo.
Para realização dessa linda festa contamos com a participação e contribuição de todos os pais e ainda dos padrinhos, patronos e homenageados. Um agradecimento sincero a todos.
Enfim, acredito no poder transformador da educação e quero nos próximos anos cultivar muitas flores na árdua tarefa de educar.
Se não houver frutos, valerá a beleza das flores; se não houver flores, valerá a sombra das folhas; se não houver folhas, valerá a intenção da semente.

Feliz natal. Para 2016, vamos espalhar muitas sementes do bem.

Concluintes participam de Missa em ação de Graças na Capela de Nossa Senhora do Carmo.



                  Na quinta-feira, 17 de dezembro, a família cristã dos estudantes concluintes do Ensino Fundamental ( 5º e 9º ano) e do 3º ano do Ensino Médio compareceu a Igreja Nossa Senhora Do Carmo em Lagoa da Cruz para participar de uma Missa em Ação de Graças celebrada pelo padre Fábio   ( TAVARES_PB) com animação do Ministério de Música do GPC de Quixaba PE e jovens da comunidade. Os concluintes participaram em diversos momentos da celebração: leitura, ofertório, comunhão, dando Glória a Deus pela vitória alcançada.    No encerramento, o gestor Ivan agradeceu a presença de todos os fiéis, dos pr
ofessores, do Vigário e de todos os concluintes. 

PREMIAÇÃO DO CLUBINHO DA MATEMÁTICA 2015.

               A premiação do CLUBINHO DE MATEMÁTICA aconteceu no dia 16 de dezembro, quarta - feira, às 10 horas. A solenidade contou a presença a presença do gestor Ivan José Nunes Francisco, a educadora de apoio Josilene Quidute Nunes e as professoras Mônica Lima Fernandes e Girlene Nunes Medeiros. “ Comemoramos mais um ano o sucesso desse projeto que tem como objetivo geral proporcionar aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, experiências bem sucedidas de aprendizagem por meio de atividades diferenciadas e diversificadas, através de intervenções pontuais propostas pelo professor especialista em matemática”. A coordenadora do projeto, Josilene Quidute, ainda disse que este ano contou com a participação de vários professores e no balanço final, colheu um excelente resultado, conforme gráfico de medalhas.
           A professora Mônica Lima Fernandes estava radiante com o bom resultado dos 39 alunos de sua turma. “Um desafio que conseguimos vencer com muito trabalho e intervenções pedagógicas e hoje nos gratifica colher os frutos do nosso trabalho”.
         Na solenidade, a Escola Tomé Francisco da Silva premiou todos os alunos com uma lembrancinha padronizada. Os 04 primeiros colocados receberam um tablet, graças ao patrocínio de Ivan, da gestora da GRE Cecília Maria Patriota e da colaboração de pais.

Parabéns aos vencedores!


AMANDA ANTAS
ANDREY VINICIUS
HELLEN MAÍRA CAETANO
MARIANA BATISTA