domingo, 2 de setembro de 2012

Projeto Sabedoria Popular tem abertura em grande estilo



         A escola Tomé Francisco recebeu nesta terça-feira, dia 21, a equipe do Complexo Educacional de Carnaíba, que veio prestigiar a abertura do projeto folclórico, Sabedoria Popular. O Complexo apresentou a peça “Felpo Filva”, que é uma adaptação do livro homônimo da autora Eva Furnari.
O livro traz muitos gêneros textuais acoplados, como cartas, poesias, manual de instruções, telegramas e receitas. E não podemos esquecer a música,  que estava bastante presente durante toda a apresentação, assim como a dança, que juntas deram vida ao livro.
Segundo Sônia,  organizadora da peça, a ideia surgiu pela educadora de apoio da escola, que sugeriu a obra de Eva Furnari como objeto de trabalho pedagógico para o estudo da diversidade textual. A peça conta com a participação de 95 alunos, mas nem todos puderam comparecer à Tomé, motivo este que não atrapalhou o sucesso da apresentação, que teve como plateia os alunos das séries iniciais da escola. A participação dos alunos na dramatização foi espontânea, sendo que estava notável sua animação. Foram realizadas oficinas em sala de aula envolvendo o livro, aumentando o interesse  e também o conhecimento dos alunos do Complexo. A obra conta a história do coelho poeta Felpo Filva e o que acontece com ele quando começa a se corresponder com uma fã, a Charlô, que não mede papas na língua para expressar sua opinião em relação ao trabalho de Felpo. "Se vocês tiverem a oportunidade de ler o livro, ele é muito, muito bom [...]. São histórias que realmente chamam a atenção da criança e do adolescente também", conclui Sônia, que pretende retornar pela terceira vez à nossa escola, com mais uma apresentação. Vale ressaltar que o projeto continua, e o encerramento promete, com várias apresentações que terão total cobertura no blog.