segunda-feira, 11 de novembro de 2013

ESTUDANTES DA TOMÉ PREPARADOS E MOTIVADOS PARA REALIZAÇÃO DA PROVA BRASIL NESTE DIA 12/ 11.

O dia da PROVA BRASIL chegou! Nada de agitação, nervosismo ou correria para treinar os estudantes. Na escola Tomé Francisco, os alunos do 3º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental foram preparados durante todo o ano letivo para realização do exame. Equipe gestora mobilizou todos os profissionais para garantir as condições necessárias até o dia da aplicação da PROVA BRASIL 2013. Neste dia 12 de novembro, aplicadores de outra instituição chegarão à escola para realização da avaliação. Todos já estão informados, inclusive os pais. A expectativa é que 100% dos estudantes participem da prova que avaliará competências e habilidades de Língua Portuguesa e matemática. Apenas a 8º série B fará a prova de ciências no dia 13 de novembro, apesar das notas de ciências não entrarem na composição do ideb. A Prova Brasil é uma avaliação externa em larga escola e de caráter censitário, ou seja, é um exame aplicado em todas as escolas do país. O objetivo dela não é, então, avaliar cada aluno, mas avaliar todo o sistema, o que inclui escolas e redes municipais e estaduais de Educação. 
 BOA SORTE PARA TODOS OS ESTUDANTES DA TOMÉ. CONFIAMOS EM VOCÊS.

IVAN MINISTRA PALESTRA NO SEMINÁRIO SOBRE GESTÃO E AUDITORIA DE RESULTADO PROMOVIDO PELA ESCOLA DE CONTAS DO TCE-PE.

     O Seminário Gestão e Auditoria de Resultados, promovido pela Escola de Contas do TCE-PE aconteceu nos dias 7 e 8 de novembro no 10º andar do Edifício Dom Hélder Câmara, no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco.
                  A abertura contou com a presença da presidente do TCE-PE, Teresa Duere, do diretor da Escola de Contas, Marcos Loreto, do ex-conselheiro Severino Otávio. No período da manhã, A economista Tânia Bacelar (UFPE) apresentou o tema “Modelo de desenvolvimento do NE e desafios para o século XXI” com boa interação com a platéia. Logo depois, houve a palestra “A Ética como pressuposto para a Gestão Pública de Resultados”, proferida pela pesquisadora e filósofa Terezinha Rios.
               No turno da tarde, houve o lançamento de uma cartilha de Gestão Pública, em Braille, com Florian Madruga, da Associação Brasileira das Escolas dos Legislativos e de Contas (Abel). Em seguida, com o tema tema “Educação Corporativa no cenário da Gestão Pública”  Luís Eduardo Câmara, do Tribunal de Justiça de PE, ministrou sua palestra.Na sequência, o diretor da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, Ivan Nunes,  apresentou um case de sucesso sobre a escola em Quixaba, o que arrancou aplausos e admiração de todos os presentes. Breno Spindola, do TCE-PE, vai abordou as “Mudanças e perspectivas da Gestão por Resultados no TCE/PE”.No debate, sob a coordenação de Adriano Lorena, gerente de Pesquisa da Escola de Contas, várias perguntas foram dirigidas ao gestor IVAN NUNES,o qual correspondeu aos anseios da platéia. “ Fico feliz em poder mostrar para o Brasil que a Escola Pública de qualidade é possível, as pessoas precisam acreditar e cobrar serviço público eficiente”, disse o gestor da escola Tomé Francisco.


             O seminário encerrou com premiação do 1º do Concurso de Vídeo da Escola de Contas e o coquetel de aniversário de 15 anos da Escola de Contas.