segunda-feira, 15 de abril de 2013

EQUIPE GESTORA DA TOMÉ MINISTRA WORKSHOP PARA GESTORES DE ESCOLAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE PE


Gestores das GREs Recife Norte e Metro Sul participam de workshop do PGE

Formação foi ministrada pela equipe gestora da Escola Tomé Francisco da Silva, de Quixaba



Assessoria de Comunicação - 10/04/2013 18:37h


Créditos: Alyne Pinheiro


     Vencer o Prêmio Gestão Escolar (PGE) e se tornar Escola Referência Brasil é o sonho de toda escola pública no país. Pensando nisso, a Secretaria de Educação do Estado está promovendo workshops em todo o Estado para sensibilizar os gestores escolares a participarem do PGE. Como formadores dos workshops, ninguém melhor do que a equipe gestora da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, de Quixaba, a Escola Referência Brasil 2012.
     Durante toda esta quarta-feira (10), cerca de 150 gestores de escolas das Gerências Regionais de Educação (GREs) Recife Norte e Metro Sul conheceram as experiências exitosas da Tomé Francisco, e receberam dicas sobre como elaborar o plano de ação da escola. O encontro aconteceu no auditório da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (ETEPAM), na Encruzilhada, Zona Norte do Recife.
De acordo com Ivan Nunes da Silva, gestor da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, o gestor escolar deve ser um líder. “Essa liderança é a que se faz seguir espontaneamente, e não por pressão. A equipe deve acreditar no seu projeto”, afirmou.
     A formação tem o objetivo de capacitar os gestores nas quatro dimensões avaliadas pelo PGE: gestão pedagógica, gestão participativa, gestão de pessoas e liderança, e gestão de infraestrutura. “Essa capacitação visa fortalecer essas quatro dimensões do gerenciamento escolar”, afirmou a coordenadora do PGE na Secretaria de Educação de Pernambuco, Carla Cavalcanti. “Ivan é um exemplo de liderança e de gestão eficaz”, completou.
    A iniciativa foi aprovada pelos gestores que lotaram o auditório da Etepam. “Queremos aproveitar as experiências exitosas da Tomé Francisco e avaliar de que forma elas são adaptáveis à realidade da nossa escola”, afirmou Andrea de Kássia dos Santos, gestora da Escola Estadual Alfredo Tenório, de Jaboatão dos Guararapes. “Estamos vendo a importância de sistematizar as informações, registrar tudo o que acontece no dia adia da escola, isso realmente ajuda bastante na gestão”, avaliou Zélia Correia, do Liceu de Artes e Ofícios, do Recife.
     Serão, ao todo, seis workshops que percorrerão todo o Estado até o próximo dia 19. Todos serão ministrados pela equipe gestora da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva.

   PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR – O PGE está em sua décima quinta edição e é promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), e outras organizações públicas e privadas. A premiação visa contribuir para que as escolas passem a incorporar uma cultura de autoavaliação de seu processo de gestão escolar.
Pernambuco participa do prêmio desde sua 1º edição, e já foi contemplado por três anos consecutivos com o Prêmio Destaque Brasil, com as escolas Professora Jandira de Andrade Lima (Limoeiro), Severino Farias (Surubim) e a Luiz Gonzaga Duarte (Araripina), nos anos de 2003, 2004 e 2005, respectivamente. Em 2012, a Escola Estadual Tomé Francisco da Silva foi a grande vencedora do prêmio.