terça-feira, 16 de abril de 2013

ALUNA VENCEDORA DO CONCURSO DE CARTAS É DESTAQUE NO JORNAL DO COMMÉRCIO

sertão

Carta de aluna de escola em Quixaba ganha prêmio estadual

Adolescente venceu concurso da União Postal Universal e vai à final nacional


Publicado em 13/04/2013, às 06h12  JORNAL DO COMMERCIO

Camilla Figueiredo

bilinhafigueiredo@gmail.com

Maírla diz que participa do concurso para se exercitar. Boa em letras, sonha com graduação em medicina ou engenharia  / Divulgação

Maírla diz que participa do concurso para se exercitar. Boa em letras, sonha com graduação em medicina ou engenharia

Divulgação


     Diretamente de Quixaba, no Sertão, Maírla Marina Dias, 14 anos, ganhou a etapa estadual do 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU), e concorre com 28 estudantes do País na etapa nacional. Repetindo a marca de 2011, quando chegou em 2º lugar nacional, a adolescente é exemplo da qualidade de ensino da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, onde cursa o 2º ano do ensino médio.
    Após receber o Prêmio Gestão Escolar do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), em 2012, a instituição garantiu representação majoritária no pódio pernambucano do campeonato de cartas em 2013. Júlia da Silva Pereira, 15, também do 2º ano, ficou em terceiro lugar. Agora, Maírla espera para saber, dia 22, se a carta será vencedora brasileira e concorrente à medalha de ouro internacional.
   “A expectativa e o desejo são sempre de ganhar, né? Mas qualquer resultado já representa uma conquista. Eu gosto de participar não tanto pelo prêmio, mas pelo exercício. Os professores e diretores estimulam a gente participar e dão todo o apoio, ajudando, inclusive, na inscrição.” A garota pretende fazer vestibular para medicina ou engenharia química.
   O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens está alinhado a um dos objetivos do milênio da Organização das Nações Unidas (ONU), que é Educação Básica de Qualidade para Todos. Em 2013, foram 126 cartas enviadas aos Correios, entidade responsável pela organização do evento no Brasil.
“Nossos objetivos são estimular o exercício da leitura e da redação, aprimorar a escrita dos estudantes de 5 a 15 anos das redes públicas e privadas de ensino e possibilitar o estreitamento das relações internacionais”, explicou o coordenador estadual do concurso, José do Carmo Marinho.
Como prêmio pela redação, que explica aos jovens por que a água é recurso precioso, Maírla receberá um tablet e a Tomé Francisco, um computador. A premiação estadual será em maio, a critério das instituições vencedoras.
    Se vencer a etapa nacional, ganhará TV, troféu e certificado. A escola receberá televisor e oficina de tênis, patrocinada pelos Correios, a ser realizada no local.

FORMAÇÃO DE MATEMÁTICA COM ELIANA NOGUEIRA NA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO



“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre”. Paulo Freire.

A formação em serviço promovida nessa escola é o tempo de estudo em que o docente conhece práticas de boa qualidade, troca experiência com os colegas e tem acesso a novos conhecimentos. Os educadores de apoio, ao detectarem necessidades dos professores buscam estratégias de promover encontros para sanar algumas lacunas da formação inicial. A educadora de apoio Josilene Quidute, logo que percebeu que os alunos apresentaram baixo desempenho no descritor do IDEB e SAEPE que trata de área e perímetro, convidou à técnica da GRE do Sertão do Alto Pajeú, Eliana Nogueira para fazer uma formação na própria escola para os professores do ensino fundamental I. Participaram dessa formação professores da escola Tomé Francisco e Escola Manoel Joaquim de Santana, a qual aconteceu na última quarta-feira, 10-03, no período da manhã.

     Os participantes avaliaram o encontro como excelente e aprovaram a iniciativa da escola.

 “Eliana conduziu as atividades com muita segurança e competência e contribuiu para que compreendêssemos as concepções de grandezas e medidas”, relatou Jaciara, professora do 5º ano.” Acredito que as professoras vão desenvolver um trabalho melhor neste descritor, pois percebi que todas entenderam que o estudo de perímetro e área de figuras planas torna-se mais fácil quando se faz uso de ladrilhamento, composição e decomposição das figuras e como gestor, vou apoiar o trabalho para melhorar o desempenho dos nossos alunos”, ressaltou Ivan.

   A equipe gradece a Ana Lúcia, responsável pela equipe do Programa Alfabetizar com Sucesso e a professora Eliana Nogueira pela parceria em investir na formação dos professores como forma de investir na promoção de educação de qualidade social.