sábado, 17 de maio de 2014

POETAS ENCANTAM PLATEIA EM MESA DE GLOSA NA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO

A criatividade inventiva dos cordelistas do Pajeú marcou presença no Projeto Via das Artes do SESC Triunfo.



 



Foi na quinta-feira (15/05) no pátio interno da escola. Para quem nunca assistiu uma Mesa de Glosa terá aqui uma descrição de como esse evento tem o poder de sensibilizar, fazer rir e até chorar o público presente

Numa mesa de glosa sentam-se vários poetas e um deles é o mediador. O mediador apresenta o “mote”, a partir do qual cada poeta compõe seus versos. Embora na região seja muito comum acontecer entre os poetas, foi a primeira vez que uma mesa de glosa se apresentou na Escola Tomé Francisco e em dose tripla: a primeira no turno da manhã para as turmas do 6º ao 8º ano; a segunda no turno da tarde para as turmas do 8º ao 1º ano do Ensino Médio e a terceira para as turmas do 2º médio e do 3º. Ou seja, uma média de 600 alunos, professores e funcionários compartilharam do evento. Isso tudo graçasao projeto Via das Artes do SESC Triunfo, projeto que trouxe cultura, lazer e conhecimento durante uma semana na escola.

Foram muitos os motes glosados pelos poetas sobre os mais diversos temas: a chuva, a seca, o amor, as mães, a Escola Tomé Francisco e a própria poesia. Participaram da mesa os poetas: Dedé Monteiro (mediador); Gonga Monteiro, Zé Adalberto; Genildo Santana; Dimas Feitosa; Genildo Almeida e George Alves, da cidade de Tabira e Lima júnior, de Tuparetama. Também contribuiu para o evento o poeta Arlindo Lopes, de São José do Egito, embora não tenha participado da mesa de glosa.

 A empolgação dos alunos foi tanta que ousaram recitar seus poemas, entre eles o aluno Rarycles, do 1º ano a que foi revelação na oficina de motes, promovida pelo poeta Dedé Monteiro e a aluna Érika Michelle, do 1º ano B.


     A equipe da Tomé, representada pelo diretor Ivan Nunes agradece a todos os poetas participantes e ao SESC Triunfo, as contribuições desse projeto para a aprendizagem dos alunos foi imensa, além de motivá-los para na próxima semana vivenciarem os projetos de leitura: o prazer de ler e Literarte.