quinta-feira, 16 de junho de 2016

PROJETO O PRAZER DE LER E LITERARTE: ARTE, DINAMISMO E INOVAÇÃO NA CULMINÂNCIA DAS OFICINAS

Ontem (15/06) aconteceu a socialização dos trabalhos dos projetos O Prazer de Ler e Literarte. Ao 9º ano A, coube iniciar as apresentações do turno vespertino. Foram realizadas 10 oficinas de leitura e escrita, das quais resultaram 10 apresentações.  
 O 9º A, sob a coordenação da professora Jaciara encenaram a crônica “Peladas”, de Armando Nogueira.  Os alunos comoveram a plateia com uma historia onde a personagem principal é a bola. 
Em seguida, o 9º ano B, sob a direção da professora Kássia apresentaram coreografia dobre a diversidade e a importância do respeito às diferenças individuais.
     
      A apresentação do 1º ano do Ensino Médio teve como tema “As drogas”, sob a coordenação da professora Iranete. Foi apresentado o monólogo “Carta a um pai”, uma coreografia simbólica, unindo movimento e música.  Alunos de preto, simbolizando as drogas e a morte;  outros de branco significando a vida. A apresentação foi encerrada com o texto Menestrel, de Shakespeare.  Esta belíssima mensagem trouxe um momento de reflexão sobre a presença da morte representada pelas drogas.
Prosseguindo com o evento foi a vez do 1º ano B, sob a coordenação da prof. Bom Conselho Fernandes.  A turma  apresentou um desfile contando a história da Escola Tomé Francisco. A apresentação terminou com uma ciranda, da qual participaram todos os professores, coordenação e gestão.
O 3º ano C apresentou uma coreografia, fruto da oficina de Matemática: "Há sempre uma incógnita a desvendar". O número constituiu-se de uma simulação de uma partida de futebol relacionando com a utilização da Matemática nas partidas de futebol.
O 2º ano A, sob a orientação da prof. Juliette apresentaram a peca teatral "Senhora". A turma caprichou no figurino, com belos vestidos e smokings. A sedução da personagem Aurélia, da obra de José de Alencar foi retratada com uma bela valsa,  dança muito em gosto na época do Romantismo. Os protagonistas do romance de José de Alencar vivem uma história de amor, mágoa e vingança.  Os alunos deram um show de interpretação. 

Em seguida houve a representação de uma cena da obra Romeu e Julieta, de Shakespeare, fruto da oficina da prof. Antônia. A encenação animou a plateia que esperou ansiosa o desfecho do drama.
O 3º ano A, sob a orientação do prof. José Neto apresentou um recital sobre as drogas e a importância do jovem ser resistente ao apelo do consumo das drogas lícitas e ilícitas. 
O 3º ano B apresentou uma sinopse das guerras mundiais, através de um recital, que incluiu recitação de poemas e música.  A destruição de Hiroxima e Nagasaki foi lembrada através do poema Rosa de Hiroxima, de Carlos Drummond de Andrade.
Para finalizar, o 3º C apresentou uma peça teatral, orientados pela prof. Bom Conselho Silva, que focalizou o conteúdo álgebra no dia a dia, demonstrando como a Matemática está presente em nossas práticas diárias.
A direção de Danilo Maia em todas as apresentações foi um apoio importante para a qualidade das apresentações, a quem PARABENIZAMOS pelo trabalho.

PARABÉNS, ALUNOS, PROFESSORES, GESTÃO E DIREÇÃO E FUNCIONÁRIOS PELA REALIZAÇÃO DESTE PROJETO!


CULMINÂNCIA DO PROJETO “O PRAZER DE LER” E “LITERARTE: UM SHOW DE TALENTOS, COMPROMISSO E DEDICAÇÃO

Após uma intensa semana de oficinas de leitura e escrita, realizadas de 16 a 20 de maio, os alunos do Ensino Fundamental socializaram as apresentações teatrais resultantes dos temas vivenciados em cada oficina temática. 
O evento teve início com a turma do 6º ano A, sob a coordenação da professora Rosilene Leonardo. A turma apresentou um sarau com recitação de poemas de grandes poetas da Literatura brasileira, como Cecília Meireles e da Literatura portuguesa, como Camões e Fernando Pessoa. Participaram do belíssimo sarau também poetas cordelistas da cidade de Princesa Isabel como Neto Caçula, Nilda Cordeiro, Rena e Marcos Antas, de Jericó, Triunfo, que lançou recentemente o folheto de cordel “O Mistério do Passa Mão.” Marcos Antas é pai do aluno Mateus do 6º ano B.
Em seguida, a plateia teve o prazer de assistir uma emocionante peça teatral, do grupo Adorarte, da paróquia de Princesa Isabel, sob a direção de Danilo  Maia. Numa esplêndida evolução que une a arte da dança, da música e do teatro, o grupo trouxe uma belíssima mensagem de amor, verdade é fé em Jesus Cristo.
A turma do 6 ano B apresentou um casamento matuto e quadrilha sob a direção da professora Kássia. A apresentação é o resultado da oficina de Arte que trouxe como tema a dança e a música. 
O 7º ano A, sob a coordenação da professora Danúbia apresentou uma coreografia intitulada “Cidade Elétrica”, resultante da oficina de Ciências que tratou do tema "Uso sustentável da energia elétrica."
Prosseguindo com as apresentações, o 7º ano B  trouxe um desfile espetacular e nostálgico retratando a história da Escola Tomé Francisco . O desfile teve a participação da banda marcial da escola relembrando os antigos desfiles. A apresentação é fruto da oficina de história "Escola Tomé Francisco: palco de muitas histórias". A turma ainda encenou a fundação da escola, os primeiros tempos, as primeiras diretoras, os prêmios conquistados.  A apresentação foi encerrada com uma ciranda com a música "Professores", em homenagem aos corajosos heróis da educação, com a participação efetiva dos mesmos na ciranda.
O 8º ano A apresentou uma coreografia árabe e a encenação de uma história de Malta Tahan: "O problema dos 35 camelos". A apresentação  é parte integrante da oficina  de Matemática conduzida pela professora Aparecida.
O 8º ano B, sob a coordenação da professora Cristiane apresentou um fragmento da obra de Memórias,  da escritora Tatiana Belinky: Transplante de Menina. Uma apresentação descritiva da cidade do Rio de Janeiro, que a turma conseguiu dar cor e movimento, inclusive fazendo um Carnaval à moda antiga no palco. A apresentação é fruto da oficina do projeto "O prazer de Ler" que trabalhou com o gênero textual Memórias Literárias.

Todas as apresentações tiveram o apoio de Danilo Maia que dirigiu as apresentações com competência e técnica. Parabenizamos todos os professores, alunos, coordenação e gestão e a anilo Maia! O empenho e a dedicação de todos fez da culminância do projeto um evento cultural proveitoso, onde a utilização das múltiplas linguagens favoreceu a partilha de conhecimento.


I CLASSIFICAÇÃO DO CLUBINHO DA MATEMÁTICA 2016

            No primeiro semestre, na turma do 5º ano do Ensino Fundamental, professora Mônica, já foram propostas 06 atividades, somando 600 pontos. Já participaram dessas atividades a professora Mônica Fernandes, a equipe da GRE ( Eliana, Diego e Marcicleide) e a educadora de apoio Josilene Quidute.

ALUNO (A)
PONTOS
GIOVANNA GOMES FERNANDES
586
MARIA BIANCA DE SOUSA
581
ANA CAROLINA CARLOS
571
MARIA CLARA BARBOSA
558
NICOLE BEZERRA
558
ANA TEREZA GOMES
557
JOSÉ NÍCKOLAS DE OLIVEIRA
557
GLEYCE ELLEN TORRES
555
WILLIAM LOPES DE SOUSA
555
FRANCISCO RICARDO NUNES
549
BRUNNO RAONE PEREIRA
547
MARIANA DE AMORIM
547
ADEMIR RAFAEL CORDEIRO
544
JOÃO NELMO BERNARDINO
543
KAUÊ RODRIGUES
538
STHEFANNY DE CARVALHO
538
KAROL APARECIDA RAIANY
535
NÍCOLAS RYAN FERREIRA
532
MARIA CLARA MARQUES
522
MARIA EDUARDA LEITE
522
ÍTALO SOARES DE MEDEIROS
517
LAYLA RUANNE DE LIMA
517
MYCAEL MALAQUIAS CAMPOS
515
MARIA LUIZA DO NASCIMENTO
514
MURILO JOSÉ FREITAS
506
RENATO MONTENEGRO
505
WEMILLY MARIA ROCHA
505
JOÃO PEDRO MEDEIROS
504
ENZO ROGAL FLORENTINO
503
SARAH CAMILLE SABINO
500
MARIA ESTER TIMÓTEO
499
JOSÉ ALYSSON MARIANO
481
ANDRÉ MATOS TEIXEIRA
HARLEN FERNANDES
LUCAS RODRIGUES MARQUES
MATHEUS ERNESTO DE SOUSA
PEDRO ARTHUR GOMES
PEDRO HENRIQUE DE SOUSA
SUÈLEN VITÓRIA PEREIRA

OBS: os estudantes que constam na lista, mas não apresentam pontuação, estão com pendências de notas.