quinta-feira, 16 de junho de 2016

PROJETO O PRAZER DE LER E LITERARTE: ARTE, DINAMISMO E INOVAÇÃO NA CULMINÂNCIA DAS OFICINAS

Ontem (15/06) aconteceu a socialização dos trabalhos dos projetos O Prazer de Ler e Literarte. Ao 9º ano A, coube iniciar as apresentações do turno vespertino. Foram realizadas 10 oficinas de leitura e escrita, das quais resultaram 10 apresentações.  
 O 9º A, sob a coordenação da professora Jaciara encenaram a crônica “Peladas”, de Armando Nogueira.  Os alunos comoveram a plateia com uma historia onde a personagem principal é a bola. 
Em seguida, o 9º ano B, sob a direção da professora Kássia apresentaram coreografia dobre a diversidade e a importância do respeito às diferenças individuais.
     
      A apresentação do 1º ano do Ensino Médio teve como tema “As drogas”, sob a coordenação da professora Iranete. Foi apresentado o monólogo “Carta a um pai”, uma coreografia simbólica, unindo movimento e música.  Alunos de preto, simbolizando as drogas e a morte;  outros de branco significando a vida. A apresentação foi encerrada com o texto Menestrel, de Shakespeare.  Esta belíssima mensagem trouxe um momento de reflexão sobre a presença da morte representada pelas drogas.
Prosseguindo com o evento foi a vez do 1º ano B, sob a coordenação da prof. Bom Conselho Fernandes.  A turma  apresentou um desfile contando a história da Escola Tomé Francisco. A apresentação terminou com uma ciranda, da qual participaram todos os professores, coordenação e gestão.
O 3º ano C apresentou uma coreografia, fruto da oficina de Matemática: "Há sempre uma incógnita a desvendar". O número constituiu-se de uma simulação de uma partida de futebol relacionando com a utilização da Matemática nas partidas de futebol.
O 2º ano A, sob a orientação da prof. Juliette apresentaram a peca teatral "Senhora". A turma caprichou no figurino, com belos vestidos e smokings. A sedução da personagem Aurélia, da obra de José de Alencar foi retratada com uma bela valsa,  dança muito em gosto na época do Romantismo. Os protagonistas do romance de José de Alencar vivem uma história de amor, mágoa e vingança.  Os alunos deram um show de interpretação. 

Em seguida houve a representação de uma cena da obra Romeu e Julieta, de Shakespeare, fruto da oficina da prof. Antônia. A encenação animou a plateia que esperou ansiosa o desfecho do drama.
O 3º ano A, sob a orientação do prof. José Neto apresentou um recital sobre as drogas e a importância do jovem ser resistente ao apelo do consumo das drogas lícitas e ilícitas. 
O 3º ano B apresentou uma sinopse das guerras mundiais, através de um recital, que incluiu recitação de poemas e música.  A destruição de Hiroxima e Nagasaki foi lembrada através do poema Rosa de Hiroxima, de Carlos Drummond de Andrade.
Para finalizar, o 3º C apresentou uma peça teatral, orientados pela prof. Bom Conselho Silva, que focalizou o conteúdo álgebra no dia a dia, demonstrando como a Matemática está presente em nossas práticas diárias.
A direção de Danilo Maia em todas as apresentações foi um apoio importante para a qualidade das apresentações, a quem PARABENIZAMOS pelo trabalho.

PARABÉNS, ALUNOS, PROFESSORES, GESTÃO E DIREÇÃO E FUNCIONÁRIOS PELA REALIZAÇÃO DESTE PROJETO!