quinta-feira, 16 de junho de 2016

CULMINÂNCIA DO PROJETO “O PRAZER DE LER” E “LITERARTE: UM SHOW DE TALENTOS, COMPROMISSO E DEDICAÇÃO

Após uma intensa semana de oficinas de leitura e escrita, realizadas de 16 a 20 de maio, os alunos do Ensino Fundamental socializaram as apresentações teatrais resultantes dos temas vivenciados em cada oficina temática. 
O evento teve início com a turma do 6º ano A, sob a coordenação da professora Rosilene Leonardo. A turma apresentou um sarau com recitação de poemas de grandes poetas da Literatura brasileira, como Cecília Meireles e da Literatura portuguesa, como Camões e Fernando Pessoa. Participaram do belíssimo sarau também poetas cordelistas da cidade de Princesa Isabel como Neto Caçula, Nilda Cordeiro, Rena e Marcos Antas, de Jericó, Triunfo, que lançou recentemente o folheto de cordel “O Mistério do Passa Mão.” Marcos Antas é pai do aluno Mateus do 6º ano B.
Em seguida, a plateia teve o prazer de assistir uma emocionante peça teatral, do grupo Adorarte, da paróquia de Princesa Isabel, sob a direção de Danilo  Maia. Numa esplêndida evolução que une a arte da dança, da música e do teatro, o grupo trouxe uma belíssima mensagem de amor, verdade é fé em Jesus Cristo.
A turma do 6 ano B apresentou um casamento matuto e quadrilha sob a direção da professora Kássia. A apresentação é o resultado da oficina de Arte que trouxe como tema a dança e a música. 
O 7º ano A, sob a coordenação da professora Danúbia apresentou uma coreografia intitulada “Cidade Elétrica”, resultante da oficina de Ciências que tratou do tema "Uso sustentável da energia elétrica."
Prosseguindo com as apresentações, o 7º ano B  trouxe um desfile espetacular e nostálgico retratando a história da Escola Tomé Francisco . O desfile teve a participação da banda marcial da escola relembrando os antigos desfiles. A apresentação é fruto da oficina de história "Escola Tomé Francisco: palco de muitas histórias". A turma ainda encenou a fundação da escola, os primeiros tempos, as primeiras diretoras, os prêmios conquistados.  A apresentação foi encerrada com uma ciranda com a música "Professores", em homenagem aos corajosos heróis da educação, com a participação efetiva dos mesmos na ciranda.
O 8º ano A apresentou uma coreografia árabe e a encenação de uma história de Malta Tahan: "O problema dos 35 camelos". A apresentação  é parte integrante da oficina  de Matemática conduzida pela professora Aparecida.
O 8º ano B, sob a coordenação da professora Cristiane apresentou um fragmento da obra de Memórias,  da escritora Tatiana Belinky: Transplante de Menina. Uma apresentação descritiva da cidade do Rio de Janeiro, que a turma conseguiu dar cor e movimento, inclusive fazendo um Carnaval à moda antiga no palco. A apresentação é fruto da oficina do projeto "O prazer de Ler" que trabalhou com o gênero textual Memórias Literárias.

Todas as apresentações tiveram o apoio de Danilo Maia que dirigiu as apresentações com competência e técnica. Parabenizamos todos os professores, alunos, coordenação e gestão e a anilo Maia! O empenho e a dedicação de todos fez da culminância do projeto um evento cultural proveitoso, onde a utilização das múltiplas linguagens favoreceu a partilha de conhecimento.