quinta-feira, 19 de setembro de 2013

I FEIRA DO CONHECIMENTO 2013: INOVAÇÃO, CULTURA, DESCOBERTA, CIDADANIA ESAÚDE





Melhorar o desempenho em Ciências Humanas e Exatas, propor uma prática inovadora de busca do conhecimento, estimular a pesquisa, melhorar a autoconfiança dos alunos do Ensino Médio, associar a teoria à prática são alguns dos objetivos da I Feira do Conhecimento realizada pela Escola Tomé Francisco, neste dia 17. Foram quase dois meses de preparação, com muita pesquisa, seminários na sala de aula, envolvendo as disciplinas: História, Geografia, Sociologia, Química, Física, Biologia e Língua Estrangeira.

Após a vivência do projeto em cada turma,
 foi realizada a culminância com uma Feira do Conhecimento, onde alunos e professores montaram stands com as produções dos alunos. No stand de Biologia, uma equipe de alunos do 1º ano estava a postos demonstrando para os visitantes, na prática, noções de primeiros socorros. No stand de Química e Física, alunos do 1º e 2º ano faziam experiências para ilustrar conceitos de eletricidade, velocidade e movimento e como fazer o combate natural às pragas que invadem lavoura, evitando assim o uso de agrotóxicos. No stand de Geografia, alunos do 3º ano mostravam suas produções em torno do atual momento brasileiro, uma verdadeira análise das manifestações populares. No stand de Inglês, o prazer de desfrutar de uma língua estrangeira e confrontá-la com nossa língua materna. História e Sociologia: análise da crise política e social vivida pelo Brasil contemporâneo, o passado e o presente em perfeita sintonia.
Para abrir o evento foi apresentado um recital ao som da música Aquarela do Brasil, sob a coordenação da educadora de apoio Josilene e do diretor Ivan, numa representação da cultura de todos os estados brasileiros

Enquanto acontecia a feira na quadra de esportes da escola; no pátio, realizava-se uma palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis e saúde bucal, proferida pelo Dr. Cícero Florentino, odontologista da cidade de Princesa Isabel.

Alunos e professores do EREM Solidônio Pereira de Carvalho, da cidade de Quixaba, das Escolas Nossa Senhora do Bom Conselho, de Princesa Isabel e da Escola Adriano Feitosa da cidade de Tavares, PB, abrilhantaram o evento com suas presenças, levando um pouco do conhecimento veiculado pelos alunos e professores da Tomé.
Agradecemos a presença dos visitantes das escolas supracitadas e comunidade. Parabenizamos professores, alunos, coordenação pedagógica, gestão, técnicas e pessoal de apoio administrativo. Essa ação pedagógica desenvolvida pela escola, objetivando a formação cognitiva, ética e cidadã dos seus alunos e alunas não seria a mesma sem a força do coletivo. Ano que vem repetiremos a dose!

RECITAL







FEIRA DO CONHECIMENTO









PALESTRA - proferida pelo Dr. Cícero Florentino.