quinta-feira, 25 de abril de 2013

REPERCUSSÃO DO CONCURSO DE CARTAS NO G1



23/04/2013 16h17 - Atualizado em 23/04/2013 16h54

Pernambucana representa Brasil em 

concurso internacional de cartas




Competição é promovida anualmente pela União Postal Universal (UPU).
Aluna de 14 anos se dirige a jovens do mundo para falar da seca no Sertão.

Do G1 PE
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     A pernambucana Maírla Marina Ferreira Dias, de 14 anos, é a vencedora do 42º Concurso Nacional de Cartas, promovido todo ano pelos Correios. A estudante da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, do município de Quixaba, no Sertão do Estado, vai concorrer à fase internacional da competição, promovida pela União Postal Universal (UPU), em Berna, na Suíça, sendo a única brasileira na etapa. O tema deste ano foi “por que a água é um recurso precioso?”.
mairla 1 (Foto: Correios/Divulgação)Pernambucana, Maírla conta um pouco da rotina de quem convive com a seca no Sertão de Pernambuco. (Foto: Correios/Divulgação)
     Em sua carta, a aluna se dirige aos jovens do mundo e relata o drama das famílias que precisam conviver com a seca no Semiárido de Pernambuco. “Na minha comunidade, assim como em muitas outras, o abastecimento das casas está sendo feito através de carros-pipa, pois os mananciais secaram completamente e a população já não recebe mais água encanada. Todos os pecuaristas tiveram seus rebanhos reduzidos drasticamente”, diz um dos trechos do texto.
    Segundo dados da Secretaria de Agricultura do Estado, divulgados na última sexta-feira (19), a estiagem prolongada que atinge o Nordeste já deixou 122 municípios de Pernambuco em situação de emergência.
"A falta de recursos hídricos no Nordeste ajuda a reafirmar que este é um bem indispensável a todos os seres vivos", escreveu a estudante. (Foto: Correios/Divulgação)
Aluna do 2º ano do Ensino Médio, a adolescente já foi a vencedora da etapa pernambucana e brasileira, conseguindo prêmios, troféus e certificados, além de uma oficina de tênis patrocinada pelos Correios para a escola onde estuda.
Maírla diz que foi uma surpresa saber que sua redação havia vencido a fase nacional. “Considero minha carta até simples”, diz, humildemente, a estudante. “Nada melhor do que você mostrar a falta de uma coisa para mostrar por que ela é tão preciosa”, completa a jovem que assinou o texto com o nome fictício de "Júlia Andrade Florentino", como  prevêem as regras dos Correios.
Maírla concorreu com mais de 5 mil estudantes de até 15 anos de idade de 3 mil escolas públicas e particulares do País. O resultado da fase internacional do concurso deve ser divulgado em outubro deste ano, mas a data certa e detalhes da premiação ainda não foram divulgados pela União Postal Universal.
FONTE: g1.globo.com

PROFESSORES DA REDE ESTADUAL E MUNICIPAL DE CALUMBI VISITAM A ESCOLA TOMÉ FRANCISCO


     Calumbi é um município do Alto Sertão do Pajeú, jurisdicionado a GRE de Afogados da Ingazeira. Recebeu este nome, em virtude da grande quantidade da planta arbustiva de mesmo nome. Dessa terra, a equipe da escola Tomé Francisco recebeu na manhã dessa quinta-feira, 25/04, cerca de 30 profissionais, integrantes da Escola estadual Antônio Gomes de Lima e da rede municipal de ensino, entre eles, a secretária de Educação.
     Os visitantes, interessados em comprovar na prática o trabalho de sucesso desenvolvido pela Escola Referência Brasil 2012, circularam pelos corredores, fotografaram painéis e exposição de trabalhos, conversaram com alunos e professores nas salas de aula e ainda assistiram a um documentário sobre a Escola Tomé Francisco além de entrevistarem os gestores e coordenadores da instituição. “Não pude conter as lágrimas e estou emocionada ao testemunhar o exemplo de educação de qualidade nesta turma de 5º ano; sonho que no Brasil, todas as crianças tenham profissionais apaixonados e dedicados como os que encontrei neste educandário”. Revelou Maria Cristina, professora do grupo.
     A manhã foi bastante proveitosa e os professores aprenderam a importância do trabalho coletivo para sucesso da aprendizagem dos alunos. “A ideia foi fazer uma aula atividade na escola Tomé Francisco, pois acredito que essa visita é um investimento na formação continuada dos professores, é importante que eles percebam que temos problemas comuns, mas as estratégias de superação entre as escolas fazem a diferença; aqui comprovamos o empenho de todos”; palavras da gestora da escola estadual, Selma.
   
 Ivan agradeceu a valorização dos colegas da região do Alto Pajeú e reafirmou que ainda tem muitos problemas e desafios para superar. “Espero que nossa escola tenha contribuído para ajuda-los na escola que almejam construir na realidade em que estão inseridos, ficamos felizes quando sentimos que estamos no caminho certo”; disse Ivan.




IVAN PARTICIPA DE COLÓQUIO DE IDÉIAS EM SÃO PAULO


                    

 O Colóquio de Ideias – Gestão da Escola Pública: definindo competências essências aconteceu em São Paulo no Hotel Matsubara no dia 22 de abril, nesta terça-feira. O CONSED realizou o evento com o objetivo de estabelecer um encontro de diferentes vozes para discutir aspectos das competências contemporâneas do gestor e da equipe escolar, prioritárias para promover a aprendizagem efetiva dos alunos das escolas públicas brasileiras. 
      O gestor da Escola Tomé Francisco da Silva, Ivan Nunes e a coordenadora Estadual do Prêmio em Gestão de Pernambuco, Carla Cavalcanti, foram alguns dos convidados para contribuírem com suas ideias na reformulação do programa PROGESTÂO.  “O Colóquio foi excelente e fiquei orgulhoso em contribuir. Um espaço favorável para
 aperfeiçoar conhecimentos na troca de experiências com gestores de todo país e doutores em gestão escolar, a exemplo da escritora Heloísa Luck e profissionais da USP”. Destacou Ivan.

     O Colóquio de Ideias promoveu reflexões e aprofundamentos indispensáveis à gestão de qualquer escola, entre elas, a necessidade de pensar em estratégias para romper com uma cultura que caracteriza a escola pelo isolamento e pela competitividade em prol de uma cultura do pertencimento e da colaboração, marcada pela gestão democrática.




WORKSHOP PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR 2013

APRENDIZADO, DISSEMINAÇÃO E TROCA DE EXPERIÊNCIAS



    No período de 10 a 19 deste, a equipe gestora da Tomé Francisco participou de uma experiência inédita, fascinante e enriquecedora: ministrar um WORKSHOP para todos os gestores das escolas de Pernambuco sobre o Prêmio de Gestão Escolar. Além de atuar como formadores, o diretor Ivan Nunes, a educadora de apoio Josilene Quidute, a gestora adjunta Rosineide Alves e a secretária Bom Conselho Fernandes apresentaram o trabalho que levou a Escola a ser Referência em Gestão Escolar 2012. O objetivo do Workshop foi mobilizar os gestores para participarem do PGE 2013.  

   A formação foi organizada em pólos regionais: GRE’s Recife Norte e Recife Sul; GRE’s Metro Norte Metro Sul; GRE’s Mata Norte; GRE’s Litoral Sul; GRE’s Agreste Meridional e GRE’s Sertão Submédio S. Francisco. Os encontros aconteceram respectivamente nas cidades: Recife; Limoeiro; Caruaru; Arcoverde e Petrolina.

      Os Workshops foram coordenados pela Coordenadora Estadual do PGE, Carla Cavalcanti, assessorada pelas integrantes do Comitê Estadual do PGE: Sandra Lago e Tânia Griz que se empenharam para que tudo acontecesse conforme foi planejado e para que a equipe da Tomé Francisco se sentisse segura e bem acolhida em todos os pólos. O trabalho da Carla Cavalcanti, que também coordenou o PGE 2012, foi bastante relevante para que Pernambuco fosse Referência Nacional.



      A experiência foi também uma oportunidade de disseminar o Projeto Político Pedagógico da Escola Tomé Francisco, representando toda a comunidade escolar: alunos, pais, professores e comunidade local. No workshop foi evidenciado a atuação dos alunos, pais e professores e sua importância para a conquista do Prêmio Gestão Escolar, um reconhecimento nacional e internacional de uma escola situada em uma comunidade rural onde as dificuldades estão sendo superadas e a educação vem fazendo a diferença. “A oficina oferecida pela SEE e conduzida pela Equipe Gestora da Escola Tomé Francisco da Silva é uma aula prática, é uma formação em Gestão Escolar, um passo a passo focado na ação/reflexão/ação, na melhoria da aprendizagem dos alunos, desse modo, promovendo de fato uma educação pública de qualidade”, declara Lúcia Luz, Técnica 
Educacional da UGR-GRE Petrolina.
 


       Em cada pólo sempre a presença de alunos das escolas estaduais, com apresentações culturais.

     A equipe da Tomé agradece a todos os gestores das GRE’s que tão bem os acolheram, a Carla Cavalcanti, Tânia Griz e Sandra Lago, do Comitê Estadual e PGE, à equipe da GRE do Sertão do Alto Pajeú e aos diretores que participaram do Workshop pela valorização que demonstraram em relação ao trabalho da Tomé. Um agradecimento especial à equipe da escola que tão bem administrou o cotidiano escolar durante as duas semanas que a equipe gestora estava viajando pelo estado ministrando o Workshop.








     A equipe gestora comunga do sentimento de alegria e satisfação em disseminar uma experiência educativa que é fruto de um trabalho coletivo e colaborativo de toda a comunidade escolar.