sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Na Tomé, acontece a 2ª etapa de vacinação contra o HPV

          Na manhã de sexta-feira, 19 de setembro, técnicos e enfermeiros da secretaria municipal de saúde de Quixaba, compareceram a escola Tomé Francisco da Silva para aplicar a segunda dose da vacina – a primeira foi em Março – para as meninas de 11 a 13 anos de idade, conforme preconiza o Ministério. A vacina já está disponível em todas as unidades de saúde do município. O ciclo completo de vacinação encerra-se com a terceira dose da vacina, que deve ser ministrada após cinco anos da primeira dose. Foram vacinadas cerca de 30 adolescentes, estudantes da Escola Tomé Francisco da Silva.


BIBLIOTECA ARIANO SUASSUNA APRESENTA A OBRA DO AUTOR PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ADRIANO FEITOSA – TAVARES/PB.

                   Na tarde da quinta-feira, 18 de setembro, as Bibliotecárias Ana Maria Bernardino e Thamires Almeida prepararam uma exposição sobre Ariano Suassuna para receber cerca de 30 estudantes do Ensino Médio da Escola Adriano Feitosa de Tavares- Paraíba. A iniciativa foi da professora Maria do socorro Barbosa, com o objetivo de apresentar aos seus alunos a Obra de Ariano Suassuna por meio do acervo da Biblioteca da Escola Tomé Francisco da Silva, que teve a honra de receber o renomado autor por duas vezes. Na ocasião, o gestor Ivan ainda compartilhou o DVD da última aula espetáculo que Ariano Suassuna proferiu na  Escola Tomé Francisco.

               Os visitantes agradeceram pela recepção, elogiaram a organização da escola, e socializaram o desejo de estabelecer parcerias em prol da aprendizagem significativa.







ESCOLA E FAMÍLIA: REUNIÃO PARA REFLETIR SOBRE O PAPEL DE CADA UM NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS.

                                Conhecer as famílias e sempre manter um diálogo com os pais, apresentar o Projeto Político pedagógico, discutir projetos e ações, conversar pontualmente com alguns familiares sobre o processo de ensino e aprendizagem faz parte da rotina dos profissionais da escola Tomé Francisco da Silva. Na quinta-feira, 18 de setembro, as famílias das crianças das turmas do Alfabetizar com Sucesso ( 1º ao 5º ano), participaram de um encontro pela manhã, com a oportunidade de discutir diversos assuntos com professores, coordenação e gestão.
                    A reunião contou com a presença da maioria das famílias. Na ocasião, houve a divulgação dos resultados alcançados no IDEPE/IDEB, claro, parabenizando também os pais pela parceria e contribuição em todas as ações promovidas pela equipe da Tomé. As professoras entregaram as avaliações do II bimestre e discutiram o resultado preliminar do III bimestre, que ainda está em curso. No 5º ano, outros assuntos foram discutidos, como: a inovação do Clubinho de matemática, o boletim dos descritores do SAEPE, Plantão de Matemática e a preparação para Solenidade de Conclusão do Ensino Fundamental I.

                     Acredito que somos nós, educadores, que resolvemos e discutimos os encaminhamentos necessários para lidar com as questões pedagógicas. Cabe à escola apresentar sua proposta e mostrar às famílias os resultados da aprendizagem das crianças, ao final de um período. Não é responsabilidade dos pais interferir nesse processo, assim como não cabe à escola querer ensinar a eles como educar os filhos. Entretanto, existem algumas situações em que o diálogo e a parceria com a família são muito bem-vindos, relatou a educadora de apoio Josilene Quidute Nunes