quinta-feira, 26 de outubro de 2017

NA RETA FINAL DA PROVA BRASIL

Outubro foi um mês de intensificar as ações de fortalecimento do ensino e aprendizagem na Escola Tomé Francisco da Silva. Com metas altas e um IDEB bastante considerável no cenário nacional, a equipe redobrou os cuidados de preparação para avaliação da Prova Brasil, agendada para o dia 27 de outubro.
Os estudantes do 5º ano e 9 ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio participaram de diversas atividades, envolvendo os descritores da Matriz de Competências e Habilidades de Língua Portuguesa e Matemática com a participação de todos os professores, tais como:
·         DIA D – Prévia da avaliação externa – Todas as turmas realizaram um provão de Língua Portuguesa e Matemática com todos os descritores da Prova Brasil;
·         Revisão dos descritores críticos nas aulas normais;
·         AULÃO – Língua Portuguesa/ Matemática no contra turno;
·         Simulados de leitura nas diversas disciplinas;
·         Roda de conversa com os alunos, motivando-os.

Que venha a avaliação! Aprendemos que precisamos olhar para dentro e refletir sobre nossos resultados e sobre o que eles representam dentro da singularidade que é a nossa escola. Esperamos obter um ótimo desempenho na avaliação que é um dos elementos que compõem nota da escola no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

REVISÃO DE MATEMÁTICA: RODÍZIO DE JOGOS NAS TURMAS DO 5º ANO

Trabalhar com jogos nas aulas de Matemática é uma das situações didáticas que contribuem para a criação de contextos significativos de aprendizagem para os alunos. Esta descoberta se deu no conjunto de uma série de transformações que o ensino experimentou nas últimas décadas, desde que professores e instituições passaram a pautar sua prática por uma concepção de aprendizagem segundo a qual aprender significa elaborar uma representação pessoal do conteúdo que é objeto de ensino - quando os alunos constroem conhecimentos em um processo ativo de estabelecimento de relações e atribuição de significados.
É nesse contexto que o jogo foi escolhido pela coordenadora Josilene Quidute e as professoras Silene Carlos (5º ano A) e Cassandra Lopes (5º ano B) para revisar os descritores de matemática da Prova Brasil. O rodízio de jogos foi realizado nos dias 25 e 26 de outubro, antes da aplicação da prova no dia 27 de outubro.

A estratégia foi a de utilizar jogo como um aliado do professor na organização de boas situações de aprendizagem. Os alunos participaram com muito interesse e interação.