quarta-feira, 18 de março de 2015

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO TEM PARTICIPAÇÃO CATIVA NO CONCURSO INTERNACIONAL DE REDAÇÃO DE CARTAS DOS CORREIOS


Este concurso exerce um verdadeiro fascínio nos nossos alunos que esperam com ansiedade que seja lançado a cada ano e participam do mesmo com bastante dedicação. Além de oferecer uma premiação muito boa, ele tem uma finalidade bastante instrutiva e educativa, pois incentiva a escrita de cartas, o que está tornando-se uma atividade procurada por poucos. 
Nossa clientela recebe, neste sentido, uma influência bastante positiva, pois várias vezes tivemos alunos premiados neste concurso.
É de grande importância, realizá-lo a cada ano, pois os professores trabalham o tema e o gênero textual: carta argumentativa, em todas as séries e com todos os alunos e existe um grande empenho de todos inclusive da Gestão e Coordenação para que este tenha resultados positivos, com relação à aprendizagem dos alunos e também para que sejam produzidos textos bons e possam concorrer em igualdade de qualidade com os demais de todo o Brasil.
Na sua 43ª versão, este ano, o concurso foi vivenciado, saindo vencedores na etapa escolar as cartas dos alunos: Caio Henrique do 6º Ano A, sob a coordenação da professora Daniela e Clécya Rayane do 2º Médio C, sob a coordenação da professora Corrinha Sousa.
Esperamos que nossos alunos sejam vencedores!!

Parabenizamos a todos os professores e alunos pelo empenho !!

Estudantes da Escola Tomé Francisco recebem Kit de material escolar do Governo de PE.


                  Na rede estadual de Pernambuco, todo aluno tem direito a receber o material didático que será utilizado ao longo do ano. A LDB, Lei de Diretrizes e Bases, que dita às normas da Educação Brasileira, em seu artigo 4º, item VIII, aponta que: "O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde".

                   O Governo de Pernambuco tem garantido os direitos dos estudantes da rede estadual de ensino. Na Escola Tomé Francisco da Silva, os 800 estudantes já estão recebendo seu material. (01 bolsa e 02 camisetas) O gestor Ivan, com auxílio da bibliotecária Ana, iniciou a distribuição nesta quarta-feira, 18/03. A comunidade escolar recebeu com entusiasmo o material escolar. “Estamos felizes de poder hoje fazer a entrega dos kits básicos que a equipe da Secretaria de Educação Estadual preparou o que permitiu que os alunos pudessem ter material a partir do dia de hoje, principalmente o fardamento escolar”, declarou Ivan, diante de alunos.


TEMAS REFERENTES À CONCLUSÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SÃO DISCUTIDOS EM REUNIÃO COM PAIS, ALUNOS, GESTÃO E PROFESSORES.


          Mais uma semana com cronograma de reunião para ser cumprido pelos integrantes do colegiado da escola Tomé Francisco da Silva. Dessa vez, com a participação também dos estudantes, pois os temas e as informações são de interesse de todos. Na terça-feira, 17/03,à tarde, a reunião contou com a presença de pais e alunos do 3º ano do Ensino Médio. Na quarta-feira,18/03, pela manhã, os pais e alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Para a ocasião foram listados os seguintes objetivos:
Ø  Informar sobre alguns pontos importantes da Instrução de avaliação do estado de Pernambuco: critérios de aprovação, direito a prova especial e reprovação final.
Ø  Compartilhar as ações previstas de preparação para avaliações externas visando ajudar os estudantes a terem um bom desempenho nessas provas: ENEM/ SAEPE.
Ø  Explicar a importância dos estudantes participarem da jornada ampliada de Língua Portuguesa e Matemática.
Ø  Definir, junto com os pais, critérios para campanha e realização da festa de conclusão.
Ø  Apresentar o resultado da avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e matemática e compartilhar as ações de intervenções previstas para o I Semestre de 2015.
Ø  Dialogar sobre a importância da disciplina e dos conteúdos atitudinais indispensáveis para o bom desempenho dos alunos nas avaliações internas e externas.

                    O momento foi de muita discussão, inclusive com a participação de pais e alunos que expressaram sua opinião sobre alguns temas em foco. O gestor Ivan esclareceu alguns pontos, enfatizando que a lei não pode ser alterada porque não é da nossa responsabilidade. Os professores conversaram individualmente com alguns pais e na reunião do 9º ano foi entregue uma ficha avaliativa dos conteúdos atitudinais de cada estudante, preenchida por todos os professores da turma. Para Ivan, as reuniões específicas têm favorecido uma maior participação dos pais que se sentem mais a vontade para expressarem suas opiniões. Esse é um verdadeiro exemplo de gestão democrática.