quarta-feira, 18 de março de 2015

TEMAS REFERENTES À CONCLUSÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SÃO DISCUTIDOS EM REUNIÃO COM PAIS, ALUNOS, GESTÃO E PROFESSORES.


          Mais uma semana com cronograma de reunião para ser cumprido pelos integrantes do colegiado da escola Tomé Francisco da Silva. Dessa vez, com a participação também dos estudantes, pois os temas e as informações são de interesse de todos. Na terça-feira, 17/03,à tarde, a reunião contou com a presença de pais e alunos do 3º ano do Ensino Médio. Na quarta-feira,18/03, pela manhã, os pais e alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Para a ocasião foram listados os seguintes objetivos:
Ø  Informar sobre alguns pontos importantes da Instrução de avaliação do estado de Pernambuco: critérios de aprovação, direito a prova especial e reprovação final.
Ø  Compartilhar as ações previstas de preparação para avaliações externas visando ajudar os estudantes a terem um bom desempenho nessas provas: ENEM/ SAEPE.
Ø  Explicar a importância dos estudantes participarem da jornada ampliada de Língua Portuguesa e Matemática.
Ø  Definir, junto com os pais, critérios para campanha e realização da festa de conclusão.
Ø  Apresentar o resultado da avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e matemática e compartilhar as ações de intervenções previstas para o I Semestre de 2015.
Ø  Dialogar sobre a importância da disciplina e dos conteúdos atitudinais indispensáveis para o bom desempenho dos alunos nas avaliações internas e externas.

                    O momento foi de muita discussão, inclusive com a participação de pais e alunos que expressaram sua opinião sobre alguns temas em foco. O gestor Ivan esclareceu alguns pontos, enfatizando que a lei não pode ser alterada porque não é da nossa responsabilidade. Os professores conversaram individualmente com alguns pais e na reunião do 9º ano foi entregue uma ficha avaliativa dos conteúdos atitudinais de cada estudante, preenchida por todos os professores da turma. Para Ivan, as reuniões específicas têm favorecido uma maior participação dos pais que se sentem mais a vontade para expressarem suas opiniões. Esse é um verdadeiro exemplo de gestão democrática.