quarta-feira, 18 de julho de 2018

REUNIÃO DE PAIS: FOCO NOS ALUNOS PRIORITÁRIOS


Quanto mais presente forem os pais dos alunos, mais fácil é resolver os problemas de aprendizagem dos alunos. Na reunião da terça-feira (17/07) o foco foi conversar com os pais dos alunos prioritários (Aqueles com notas abaixo da média no I SEMESTRE). A intenção foi conversar com os pais mostrando que a participação deles na vida escolar dos filhos é fundamental em seu processo de aprendizagem. Para o gestor Ivan, os pais precisam entender que acompanhar a vida escolar dos filhos não deve significar apenas cobrar. O acompanhamento pressupõe muito mais do que isso. É necessário estimular, motivar, valorizar, ensinar, conversar, prestigiar e discutir.
Os pais foram divididos por sala de aula e tiveram a oportunidade de discutir e refletir com os professores sobre os fatores que influenciaram nos resultados e principalmente as atitudes que precisam ser tomadas para melhor as notas no próximo bimestre. Após receber o boletim dos seus filhos, os pais participaram do plantão pedagógico.












TRIAGEM PEDAGÓGICA: ANÁLISE DO RESULTADO DO I SEMESTRE PELO PRINCÍPIO DE INCLUSÃO.

Ao som da música “O SOL” de Jota Quest, o grupo de profissionais da escola Tomé Francisco da Silva, na manhã de terça-feira (17/07) começaram o encontro refletindo sobre as lições da canção: Ela diz que não se deve escutar a dor e o medo, pois eles não levam a nada. Ao invés disso, se deve seguir o caminho do sol, da luz, pois é ele que irá te levar para um lugar que realmente vale a pena estar. Todos concordaram que temos que buscar a luz (as alternativas) para vencer os desafios da profissão.
Após o primeiro momento, os professores foram conduzidos para uma TRIAGEM PEDAGÓGICA: a proposta foi levar os professores a visitar uma exposição dos resultados do I SEMESTRE de todas as turmas para identificar os alunos utilizando os critérios de classificação de risco: emergência, muito urgente, urgente, pouco urgente, não urgente. O objetivo foi o de refletir sobre como usar as informações obtidas para intervir no planejamento da disciplina e no plano de aula, a fim de garantir que todos os alunos sejam atendidos nas suas necessidades. Em seguida, a equipe discutiu a pauta da reunião de pais, buscando adotar uma postura em relação ao avanço do desenvolvimento dos estudantes.









CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO PARTICIPAM DO SEMINÁRIO: ALUNOS DA TOMÉ RUMO À UNIVERSIDADE


Na noite de segunda-feira (16/07), a equipe da Escola Tomé Francisco da Silva promoveu o Seminário “Alunos da Tomé rumo à universidade”, visando oferecer orientações e esclarecimentos aos jovens do 3º ano do Ensino Médio que possibilitem a escolha de sua futura profissão.  O seminário contou com a participação de graduandos e profissionais de áreas diversas (Ex-alunos) que palestraram sobre assuntos diversos referentes às suas áreas de atuação e sobre a vida de estudante universitário. Camila Ferreira Melo Abrantes (Fisioterapia), Fabiane Maria Nunes Noé ( Arquitetura e Urbanismo) Petterson Cassimiro (Direito) Higor Félix (Arquiteto) e Rayanne adelly (Radiologia).
Os professores José Neto, Cida e os gestores Ivan Nunes e Josilene Quidute também participaram do seminário debatendo sobre projeto de vida a partir de vídeos e teste vocacional.   A ação contribuiu para os alunos fazerem uma escolha mais segura, consciente e não estereotipada de sua profissão.