quinta-feira, 5 de junho de 2014

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO: VERDE E AMARELO PARA RESGATAR O AMOR À PÁTRIA.

              
O cenário atual há tempos não mexe com o brio patriótico dos brasileiros. O que houve com o orgulho da Pátria?Parece ter ocorrido um lamentável desengano dos brasileiros diante dos problemas sociais ocasionados pela péssima administração pública de governos corruptos.
            O Brasil perdeu a capacidade de se orgulhar dos seus símbolos patrióticos, tais com a Bandeira e Hino Nacional. A equipe da Escola Tomé Francisco da Silva acredita que é seu papel resgatar o real significado cívico de amor à Pátria e aos seus símbolos enquanto identidade de soberania do nosso país, por isso, preparou uma ornamentação em verde e amarelo não apenas para incentivar a torcida na COPA DO MUNDO, mas também para recuperar no povo brasileiro a vontade de lutar por um país melhor. A geração dos nossos estudantes poderá sim, exibir orgulhosamente os nossos símbolos patrióticos, abraçar e beijar a nossa bandeira, e voltar aprender a cantar o nosso hino. É preciso resgatar o nosso nacionalismo sadio, sem xenofobismos ou sentimentos de culpa pelo nosso passado recente de opressão. Uma nova história pode ser construída, ou reconstruída pelas mãos desses jovens brasileiros.

Num mundo verde e amarelo
Onde o popular e a elite

Dividem um só castelo.

Quero muita paz
Quero mais igualdade
Quero ver brilhar
Muito mais felicidade
Quero ver as matas
Verdejantes e preservadas
Quero ver a riqueza
Em todas as camadas
Quero amar,
Quero sonhar;
Quero ver e ter prazer...
Quero sempre poder dizer
Que o meu país
Tem sabor de marmelo
Que o meu Brasil
É todo verde e amarelo.
 
Edinaldo Reis SilvaSanta Luzia, MA


Leitura - Passaporte para o conhecimento, cidadania e prazer.

“Ler é estimulante. Tal como as pessoas, os livros podem ser intrigantes, melancólicos, assustadores, e por vezes, complicados. Os livros partilham sentimentos e pensamentos, feitios e interesses. Os livros colocam-nos em outros tempos, outros lugares, outras culturas. Os livros colocam-nos em situações e dilemas que nós nunca poderíamos imaginar que encontrássemos. Os livros ajudam-nos a sonhar, fazem-nos pensar”.
Fabrícia Lima

A leitura na escola é gênero de primeira necessidade, pensando nisso a Escola Tomé Francisco da Silva intensifica a sua exploração durante os Projetos de Leitura: O Prazer de Ler e Literarte, que acontecem a cada ano, trazendo sempre inovações e muitas atividades interessantes que atraem os alunos.
Em 2014 estes projetos foram novamente um sucesso e os resultados excelentes, pois foram explorados temas variados e do agrado dos alunos que se empenharam e envolveram-se bastante no desenvolvimento das oficinas.
O projeto O Prazer de Ler – Ensino Fundamental I vivenciou uma oficina em cada turma:
v  1º ano – Cantigas de roda, brincadeiras e músicas.
v  2 º ano A e 2º ano B – O conto em sua diversidade.
v  3º ano – O texto e sua finalidade.
v  4º e 5º ano – Texto com auxílio de material gráfico diverso.

O Projeto O Prazer de Ler – Ensino Fundamental II vivenciou cinco oficinas durante uma semana, ficando assim discriminadas:
v  Oficina 1: Língua Portuguesa, com o tem Literatura na escola, intitulada: Viagem Mágica pela Literatura.
v  Oficina 2: Matemática, com o conteúdo equações, intitulada: O x da questão.
v  Oficina 3: História, Geografia e Ciências, com o tema migrações nordestinas – cortadores de cana, intitulada: Nas mãos o facão, no coração a esperança.
v  Oficina 4: Arte, com o tema: Arte africana, intitulada: Raízes africanas.
v  Oficina 5: Educação Física, com o tema: Copa do mundo 2014, intitulada: Queremos o hexa Brasil!!

Durante a vivência do projeto foi feita uma exposição belíssima sobre a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, onde os alunos puderam apreciar muitas informações importantes para serem aplicadas na oficina de Educação Física.
O Projeto Literarte – Ensino Médio vivenciou também cinco oficinas, durante uma semana, ficando assim distribuídas:
  • v  Oficina 1: Literatura Brasileira, com os temas: 3ª Fase do Modernismo/Pós-Modernismo: A prosa intimista de Clarice Lispector (3º Médio); O Romantismo no Brasil – A prosa (2º Médio); O Classicismo de Camões – Luís de Camões lírico e épico: razão, emoção e experiência. (1º Médio), intitulada: Vivências em literatura.
  • v  Oficina 2: História, com os  temas: Governo de Juscelino Kubitschek e Inauguração de Brasília (3º Médio); A vinda da família Real para o Brasil e O processo da independência (2º Médio); As grandes navegações (1º Médio), intitulada: Sou historiador em construção.
  • v  Oficina 3: Literatura Inglesa, com o tema:  Tragédia histórica ou épica –  William Shakespeare e Jane Austin – Amor e preconceito, intitulada: Welcome  to the magical Word of English Literature.
  • v  Oficina 4: Arte, com o tema : A arte africana: música, dança e artes visuais, intitulada: Africanidades.
  • v  Oficina 5: Matemática, Física, Química e Biologia, com o tema: Câncer, intitulada: Combater o câncer é priorizar a vida – Abrace esta causa.

Ficamos muito satisfeitos com o resultado deste projeto pois além de vermos o envolvimento dos alunos ainda foram produzidos ótimos trabalhos pelos alunos que estão expostos nas salas e nos corredores da escola. A Escola Tomé Francisco mais uma vez está de parabéns.

Agradecemos a todos pela participação direta ou indireta e especialmente aos professores pelo empenho e dedicação e aos alunos pelo envolvimento e compromisso.