segunda-feira, 9 de setembro de 2019

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA CLASSIFICA TODOS OS TEXTOS DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA A ETAPA ESTADUAL


Comissão Municipal da OLP
Aconteceu ontem, na Secretaria Municipal de Educação de Quixaba, a Comissão Municipal para a escolha dos textos que representarão as escolas e o município na etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o futuro (OLP).
De forma ética e democrática, seguindo os critérios de avaliação previstos pelo regulamento do Concurso, foram analisados textos de alunos das escolas municipais e estaduais do município, dos gêneros: Poema, Memórias Literárias, Crônica, Artigo de Opinião e Documentário.
Entre os textos selecionados para seguir para a etapa estadual, estão o poema: PRINCESA DO SERTÃO, da Escola Municipal Manoel Joaquim de Santana e os demais textos dos gêneros:  Crônica, Memória, documentário e Artigo de Opinião, da ESCOLA ESTADUAL TOMÉ FRANCISCO DA SILVA, ambas localizadas no Distrito de lagoa da Cruz.

 Veja a seguir os alunos e professores vencedores em cada gênero:










Comissão Escolar da OLP






Artigo de opinião
Título: RENASCIMENTO LUXUOSO
Aluno: JOSÉ GABRIEL MARQUES BARBOSA
Professora: Jaciara Pedro dos Santos




  



Crônica
Título: EUFORIA
Aluno: MARIA LAURA BEATRIZ DE SIQUEIRA FEITOSA VENTURA
Professora: CRISTIANE PATRÍCIA DE LIMA






Documentário


Título: PRINCESA DA PARAÍBA
Alunos (as): BEATRIZ LEILANE FREITAS FIDELIS, CAIO MEDEIROS SALVADOR, RENALE BESERRA DE MELO FREITAS
Professor: MARIA DO SOCORRO DE SOUSA, substituída pela prof. JULIETTE HENRIQUE 




Memórias literárias

Título: DAS HISTÓRIAS DO MEU AVÔ: UMA PERSEGUIÇÃO CANGACEIRA
Aluno: MARIA EDUARDA PEREIRA MELO
Professora: JULIETTE HENRIQUE DOS SANTOS








A participação da Escola Tomé Francisco na Olimpíada de Língua Portuguesa vem desde que a OLP não existia, mas o Prêmio Escrevendo o Futuro. Em 2008, o referido Prêmio de redação transformou-se em olimpíada, um projeto grandioso desenvolvido pelo CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), com o patrocínio do MEC (Ministério da Educação), Fundação Itaú social, UDIME (União Nacional de Secretários de Educação) E CONSED (Conselho Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e o Canal Futura.

           Durante quatro meses, os professores desenvolveram a sequência didática da Olimpíada de Língua Portuguesa, reservando para essas atividades duas aulas semanais. A escola foi inscrita em 04 gêneros textuais: Memórias Literárias, Crônica, Artigo de Opinião e Documentário (novo gênero acrescentado este ano). Foi uma verdadeira maratona o trabalho dos professores de Língua Portuguesa com os alunos: mais de 700 alunos da escola participaram.  Os alunos escreveram e reescreveram seus textos até aperfeiçoá-los ao máximo. Essa é a melhor parte da olimpíada, pois todos adquirem habilidades de leitura e produção escrita.

Os textos não selecionados para a etapa municipal serão classificados como 1º lugar de cada turma e serão brevemente divulgados os resultados. Os textos de todos os alunos da turma serão valorizados pelo professor, com a elaboração de coletâneas expostas na escola. E a coordenação e gestão escolar produzirá uma coletânea dos melhores textos para serem lidos e estudados por todos os alunos da escola, em oficinas pedagógicas, em sala de aula.
  
PARABÉNS AOS PROFESSORES E A TODOS OS ALUNOS PARTICIPANTES! PARABÉSN À ESCOLA MUNICIPAL MANOEL JOAQUIM DE SANTANA E AGRADECEMOS À COMISSÃO MUNICPAL PELA ÉTICA, E PELÇA ACOLHIDA!

UM MUNDO DE CONTRASTES SOB A ÓTICA DO BARROCO

Como enfrentar a mudança? Qual a influência da Literatura e da Arte na realidade das pessoas? Quem chega primeiro: o mundo fictício da Literatura e da Arte ou o mundo real? Um mistério a ser desvendado pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio na Oficina de Literatura do Projeto Literarte.  
A Escola Literária Barroca ou Seiscentista surge numa uma época em que os valores espirituais da Igreja entram em conflito com os valores burgueses (o amor carnal, o dinheiro, a posição social, etc.).  O Dualismo propicia o surgimento de uma arte que busca conciliar visões opostas (antíteses): espírito x carne, pecado x perdão, céu x terra, virtude x prazer, etc.
Esta temática foi levada aos alunos e alunas do 2º ano, com os seguintes  objetivos:  estabelecer relações entre o texto literário e o contexto social e político de sua produção;  reconhecer a contribuição dos principais autores da história do Seiscentismo em Portugal e no Brasil;  estabelecer conexão entre a estética barroca e os temas da atualidade;  reconhecer efeitos de sentido produzidos por recursos lexicais, recursos da linguagem figurada e recursos morfossintáticos e  produzir textos do gênero textual Poema, com características da poesia lírica, satírica, filosófica e religiosa de Gregório de Matos, utilizando recursos estilísticos como figuras de linguagem, rima, ritmo e sonoridade.
A oficina teve iniciou com uma atividade motivadora, na qual o professor expos algumas imagens de pessoas,  com características diferentes, como: negros, pessoas geralmente consideradas “feias”, portadores de necessidades especiais, mendigos, orientais, mulheres com burca ou outra vestimenta que destaca a religião, telas clássicas e telas barrocas, etc. Os alunos foram convidados a escolher a imagem que considerasse mais bonita. De acordo, com a evolução da dinâmica, o professor propôs uma discussão sobre o conceito que temos do “belo”, dando início ao conteúdo propriamente dito.
A partir da apreciação da música ”Feito para acabar”, de  Marcelo Jeneci, foi introduzida a fundamentação teórica sobre o Barroco em Portugal e no Brasil, fazendo uma ponte entre a História, a Arte e a Literatura. Alguns textos foram lidos e interpretados pelos alunos, como poemas de Gregório de Matos e um fragmento de um sermão do Padre Antônio Vieira.
Passando para a oficina de criação, a professora levou alguns temas da atualidade brasileira, para os estudantes comporem poemas líricos, satíricos, religiosos ou filosóficos, tomando como modelo e inspiração a obra de Gregório de Matos. Entre as temáticas propostas estão: o drama dos refugiados; meio-ambiente: o desmatamento da Amazônia; violência contra a mulher; projeto de vida: o jovem construindo seu futuro; adolescência: os limites entre o namorar e o ficar; respeito à diversidade cultural e religiosa.
As professoras que ministraram esta oficina do Projeto Literarte foram: KÁSSIA SHIZANE E PAULA FERNANDES, sob a coordenação pedagógica da prof. Rosineide Alves.