segunda-feira, 9 de setembro de 2019

UM MUNDO DE CONTRASTES SOB A ÓTICA DO BARROCO

Como enfrentar a mudança? Qual a influência da Literatura e da Arte na realidade das pessoas? Quem chega primeiro: o mundo fictício da Literatura e da Arte ou o mundo real? Um mistério a ser desvendado pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio na Oficina de Literatura do Projeto Literarte.  
A Escola Literária Barroca ou Seiscentista surge numa uma época em que os valores espirituais da Igreja entram em conflito com os valores burgueses (o amor carnal, o dinheiro, a posição social, etc.).  O Dualismo propicia o surgimento de uma arte que busca conciliar visões opostas (antíteses): espírito x carne, pecado x perdão, céu x terra, virtude x prazer, etc.
Esta temática foi levada aos alunos e alunas do 2º ano, com os seguintes  objetivos:  estabelecer relações entre o texto literário e o contexto social e político de sua produção;  reconhecer a contribuição dos principais autores da história do Seiscentismo em Portugal e no Brasil;  estabelecer conexão entre a estética barroca e os temas da atualidade;  reconhecer efeitos de sentido produzidos por recursos lexicais, recursos da linguagem figurada e recursos morfossintáticos e  produzir textos do gênero textual Poema, com características da poesia lírica, satírica, filosófica e religiosa de Gregório de Matos, utilizando recursos estilísticos como figuras de linguagem, rima, ritmo e sonoridade.
A oficina teve iniciou com uma atividade motivadora, na qual o professor expos algumas imagens de pessoas,  com características diferentes, como: negros, pessoas geralmente consideradas “feias”, portadores de necessidades especiais, mendigos, orientais, mulheres com burca ou outra vestimenta que destaca a religião, telas clássicas e telas barrocas, etc. Os alunos foram convidados a escolher a imagem que considerasse mais bonita. De acordo, com a evolução da dinâmica, o professor propôs uma discussão sobre o conceito que temos do “belo”, dando início ao conteúdo propriamente dito.
A partir da apreciação da música ”Feito para acabar”, de  Marcelo Jeneci, foi introduzida a fundamentação teórica sobre o Barroco em Portugal e no Brasil, fazendo uma ponte entre a História, a Arte e a Literatura. Alguns textos foram lidos e interpretados pelos alunos, como poemas de Gregório de Matos e um fragmento de um sermão do Padre Antônio Vieira.
Passando para a oficina de criação, a professora levou alguns temas da atualidade brasileira, para os estudantes comporem poemas líricos, satíricos, religiosos ou filosóficos, tomando como modelo e inspiração a obra de Gregório de Matos. Entre as temáticas propostas estão: o drama dos refugiados; meio-ambiente: o desmatamento da Amazônia; violência contra a mulher; projeto de vida: o jovem construindo seu futuro; adolescência: os limites entre o namorar e o ficar; respeito à diversidade cultural e religiosa.
As professoras que ministraram esta oficina do Projeto Literarte foram: KÁSSIA SHIZANE E PAULA FERNANDES, sob a coordenação pedagógica da prof. Rosineide Alves.