quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Pais das turmas concluintes: parceria firmada desde os primeiros dias de aulas

          Na tarde desta terça-feira, 23/02, os familiares dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio participaram de uma reunião com a equipe gestora e pedagógica da escola Tomé Francisco da Silva, com os seguintes objetivos:
·         Informar sobre diversos assuntos pertinentes as turmas concluintes: instrução de avaliação prova especial, progressão parcial, jornada ampliada, solenidade de conclusão, entre outros.
·         Compartilhar as ações previstas de preparação para avaliações externas visando ajudar os estudantes a ter bom desempenho na avaliação do SAEPE/ENEM.
·         Divulgar os resultados dos estudantes do 3º  ano Ensino Médio de 2015.
                    Assim, vários assuntos foram tratados durante a reunião que durou cerca de 2 horas. O funcionamento da escola e a rotina dos alunos em relação ao horário de entrada, de saída e dos intervalos, assim como o regimento interno, que traz as regras de convivência, também estavam na pauta. Essa discussão serviu inclusive, como um espaço de integração.
              A Jornada ampliada para as turmas concluintes foi assunto bastante discutido. Os gestores informaram os familiares sobre como as classes serão envolvidas e quais objetivos se quer alcançar. Compartilharam a maneira como se avalia a aprendizagem dos estudantes e a periodicidade com que isso ocorre durante o ano letivo.
              A avaliação da aprendizagem e a instrução de avaliação foram temas relevantes na reunião, pois é preciso estabelecer uma parceria bem no inicio do ano letivo para evitar possíveis surpresas no final.
 Os resultados das avaliações externas e os índices de aprovação, reprovação e evasão foram socializados nessa primeira reunião do ano. Com base nesses dados, a coordenadora apresentou as ações desenvolvidas para melhorar a aprendizagem, como a formação continuada dos professores e as aulas de reforço para quem possui alguma dificuldade. Ela ainda retoma a importância da colaboração da família com o acompanhamento da lição de casa, a garantia da frequência do aluno à escola e a organização dos materiais e dos tempos de estudo. "Sempre separamos um espaço para que todos tirem dúvidas e deem sugestões. Assim, valorizamos a presença e a participação deles", diz Josilene.