quinta-feira, 18 de maio de 2017

Gestores das GREs Vale do Capibaribe e Recife Sul visitam a Escola Tomé Francisco da Silva

Na tarde da quarta-feira, 17 de maio, a gestora da GRE do Sertão do Alto Pajeú Cecília Maria Patriota acompanhou os gestores das GREs Vale do Capibaribe (Limoeiro) e GRE Recife Sul em uma vista a escola Tomé Francisco da Silva, conhecida em cenário nacional por ofertar Educação de Qualidade Social.
A equipe pode conhecer as oficinas dos Projetos de Leitura “O Prazer de Ler e Literarte”. Uma experiência de sucesso que promove a formação de leitores. Para gostar de ler, é preciso ler bem. E para ler bem, é necessário ter diante de si bons materiais de leitura e situações que favoreçam um trabalho ativo de construção do sentido do texto.

Os gestores conheceram as salas temáticas, conversaram com alunos, professores e argumentaram sobre o trabalho desenvolvido com o gestor Ivan e a coordenadora Josilene Quidute. Na avaliação do grupo, a instituição está de parabéns pelas ações que desenvolve em prol da qualidade do ensino, pelos resultados que consegue nas avaliações externas e concursos.  O projeto de leitura é um exemplo da concretização da autonomia da escola através do trabalho coletivo. Os visitantes puderam vivenciar esse momento de aprendizagem.








PROJETO DE LEITURA: OFICINA: OS OITOS JEITOS DE MUDAR O MUNDO: JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:
SALA 1: BOM CONSELHO FERNANDES E KÊNYA
SALA 2: CORRINHA FRANCISCO E DANÚBIA RÊGO

A oficina aborda os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) que surgiram da Declaração do Milênio das Nações Unidas, adotada por aproximadamente 191 estados membros que se reuniram no dia 8 de setembro de 2000 na sede das Nações Unidas, em Nova York. O prazo para o cumprimento das metas era até o ano de 2015, no entanto algumas metas foram cumpridas parcialmente e outras não em escala mundial. Por isso um novo desafio foi lançado até 2030.
A metodologia da oficina é constituída de músicas, vídeos motivacionais, leitura e discussão de textos, análise de gráficos, debates, entre outras atividades, enquanto a produção dos alunos contempla a releitura dos logotipos, elaboração da nona meta, produção de slogans e charges.

Cientes da necessidade de envolver cada vez mais nossas crianças e jovens nas mudanças globais e reconhecendo o valor de sua contribuição no destino do planeta, nos propomos aprofundar a reflexão sobre esta temática no projeto de leitura da escola.







PROJETO DE LEITURA: OFICINA MATEMÁTICA – CAINDO NA REAL

Ensino fundamental e Ensino Médio
Professores: Josefa Aparecida, Sebastião Alves e Bom Conselho Silva.

A oficina de Matemática mostra a diversidade do uso da Matemática nos dias atuais e contempla ainda a resolução de situações problemas com números naturais, racionais e reais em consonância com a proposta dos conteúdos curriculares por série e por bimestre. Nesta os alunos constroem o conhecimento entrando em contato com diversificadas atividades, jogos e desafios.
O nome caindo na real, justifica-se porque é quase impossível saber a quantidade de vezes que a Matemática é usada na construção da nossa história. Vamos vivendo e contando, mesmo sem perceber: idade, peso, quantidade de comida, tempo disponível para isso ou aquilo, tempo de contribuição, razão de concorrência, taxas de exames laboratoriais, atividades de compra, venda e investimentos, prazos, descontos, juros, mil e tantas misérias, imposto, inflação, índices de desempregados, valores exorbitantes da corrupção, ... Tantos números, até nos confundem. São muitos órgãos pesquisando, calculando e informando, os números estão em todo lugar e em todo momento. Máquinas de calcular são facilmente encontradas.

Assim a Matemática pode de certa forma nortear as nossas ações, a análise dos dados pode ser é um importante referencial. Tem muita ligação com a vida que gostaríamos de ter, aponta possibilidades, nos alimenta com a esperança, torna possível a tomada de decisões e a realização das nossas metas.





BISPO DE PATOS-PB VISITA A ESCOLA TOMÉ FRANCISCO

            Na ultima segunda-feira, 15 de maio, em sua visita pastoral na Paroquia de Princesa Isabel, o Bispo da Diocese de Patos-PB, Dom Eraldo, passou também pelo distrito de Lagoa da Cruz, na ocasião ele visitou algumas casas, as escolas e logo depois celebrou a missa na capela da comunidade.
            Durante a visita na escola, o Bispo destacou a importância da juventude na vida da igreja e da comunidade, falou do cuidado que os jovens devem ter em relação às amizades nos dias atuais e que os verdadeiros amigos encontram-se em casa e também que a verdadeira alegria o jovem só encontra no evangelho de Cristo.

            Por fim, Dom Eraldo convidou os jovens a participarem de um encontro que será realizado nesta quinta-feira 18/05, na quadra da Escola Nossa Senhora do Bom Conselho a partir das 18:00 horas.      





PROJETO O PRAZER DE LER: ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

OFICINA: HISTÓRIAS QUE CANTAM E ENCANTAM: FOCO NA NARRATIVA.
5º ano do Ensino Fundamental
Professoras: Silene Carlos/ Cassandra Lopes

A oficina trabalha com todos os textos narrativos, em diferentes gêneros e tem o objetivo de desenvolver a habilidade de identificar os elementos que constroem a narrativa: toda narrativa obedece a um esquema de construção, de organização, que, salvo algumas alterações, compreende as seguintes partes: introdução ou apresentação, desenvolvimento e complicação, clímax e desfecho ou desenlace. Os alunos indicaram a estrutura organizacional de vários textos, além da produção de narrativas considerando os seus elementos.





OFICINA: INTERTEXTUALIDADE – DIÁLOGO ENTRE TEXTOS.
4º ano do Ensino Fundamental 
Professoras: Ângela Oliveira/ Mônica Fernandes.

O objetivo é desenvolver a habilidade de o aluno reconhecer as diferenças entre textos que tratam do mesmo assunto, em função do leitor-alvo, da ideologia, da época em que foi produzido e de suas intenções comunicativas, além das influências de um texto sobre outro. A estratégia utilizada foi a de proporcionar aos alunos a leitura de textos de diferentes gêneros relacionados a um mesmo tema e contendo diferentes ideias.

Abertas as inscrições para a 10ª Edição do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero

Estudantes e professores podem se inscrever de 15 de maio a 30 de junho para concorrer a R$ 66,8 mil em prêmios


 Estudantes do ensino médio e técnico subsequente, graduação e pós-graduação e professores (as) do ensino médio e técnico subsequente fiquem atentos (as). Já estão abertas as inscrições para a 10ª Edição do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero. Ao todo serão pagos R$ 66,8 mil reais em premiação. As inscrições são gratuitas e vão de 15 de maio a 30 de junho. 
Pelo 10º ano consecutivo, a SecMulher-PE e parceiros se unem para estimular a produção científica na área de gênero como forma de prevenção e conscientização da sociedade de que qualquer forma de discriminação, preconceito ou não aceitação das diferenças contribuem para gerar violência.
A secretária da Mulher do Estado, Silvia Cordeiro, destaca que o prêmio foi criado para estimular o debate sobre as relações de gênero no âmbito do ensino formal, bem como nas instituições governamentais por meio dos parceiros que organizam o Prêmio Naíde Teodósio junto com a SecMuher-PE. “Fomentar a produção teórica de gênero dentro das instituições de ensino é um dos nossos compromissos para construirmos uma sociedade mais justa e igualitária para todas as pessoas”, esclarece.
As pessoas interessadas podem concorrer entre as modalidade Redações, Relatos e Projetos de Experiência Pedagógica, Artigos Científicos e Roteiros de Vídeos e Documentários. Todos voltados às questões de gênero.
Os melhores trabalhos serão premiados com tablets, viagens para congressos nacionais e quantia em dinheiro, que pode variar de R$ 5 mil a R$ 20 mil. Do total de inscrições aceitas serão selecionadas até 20 redações que obtiverem melhor pontuação, sendo 10 redações de ensino médio e 10 redações de ensino técnico subseqüente. Também serão distribuídos seis tablets para premiar relatos e projetos de professores (as) do ensino médio e técnico subsequente.
Haverá ainda reconhecimento para as instituições que obtiverem o maior número de inscrição por região. Elas receberão o Certificado de Mérito Institucional.  
Para estudantes regularmente matriculados (as) em cursos de graduação reconhecidos pelo MEC, em Pernambuco, serão premiados até três artigos no valor de R$ 5 mil cada, concedidos pela SECTI. Para os estudantes dos cursos de pós-graduação nos níveis de especialização, mestrado ou doutorado, reconhecidos pelo CAPES, em Pernambuco, serão R$ 8 mil para cada um dos três premiados. Estudantes de graduação e pós-graduação podem concorrer a um roteiro para documentário digital de curta metragem. A premiação para esta categoria é de R$ 20 mil para investir na produção de um vídeo documentário.

INSCRIÇÕES: As pessoas interessadas podem se inscrever pela internet, através do www.secmulher.pe.gov.br ou www.facepe.br. A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE)  também disponibiliza o número 0800-2818187 da Central de Teleatendimento Cidadã Pernambucana para quaisquer dúvidas. A ligação é gratuita e pode ser feita de fixo ou celular.

O prêmio é realizado pela Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE), em parceria com a Secretaria de Educação (SEE), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), a Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG),  a Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) , o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).
BOX

Confira as Categorias e premiação
REDAÇÕES
Para Estudantes de Ensino
 
Médio e Técnico Subsequente.
(Premiação: tablets)

RELATOS E PROJETOS DE 
EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA
Para professoras e professores
 
do Ensino Médio e Técnico Subsequente.
(Premiação: tablets)

ARTIGOS CIENTÍFICOS
Para estudantes de graduação
e pós-graduação.
(Premiação: R$5.000, R$8.000 e viagens para congressos nacionais)

ROTEIROS DE VÍDEO DOCUMENTÁRIO
Para estudantes de graduação
e pós-graduação.
(Premiação: R$ 20.000)