terça-feira, 7 de janeiro de 2020

EQUIPE DA TOMÉ BRINDA O SUCESSO DE 2019 EM TARDE DE CONFRATERNIZAÇÃO.

Foi realizado no dia 27/12, encontro de confraternização de final de ano da Escola Tomé Francisco da Silva, com a participação de 100¢ dos profissionais que compõem a instituição. Foram momentos de alegria e descontração que coroaram um ano de vitórias. Se hoje temos muitas razões para comemorar, isso é fruto do trabalho e dedicação de cada integrante que se dedica diariamente ao projeto de ofertar educação de qualidade social aqui assumido.  O evento foi conduzido pela equipe gestora e na programação ocorreu: bingo da amizade com sorteio de prêmios, dinâmica dos 03 potes (Pote da gratidão / Pote de sentimentos negativos para trancar no pote/ sonhos para 2020). Para fortalecer as relações de amizade e afetividade houve uma troca de panetones entre os membros da equipe. Um almoço culminou o encontro, com risos, alegrias, abraços, agradecimentos, brincadeiras e o desejo de recomeçar com saúde, paz, harmonia num clima organizacional favorável ao sucesso.










BALADA DE CONCLUSÃO DO 9º ANO 2019 ACONTECE COM SUCESSO E REQUINTE

As formaturas representam a conclusão de uma importante fase da vida de um estudante. Para celebrar esse acontecimento, alunos, familiares e professores do 9º ano do Ensino Fundamental participaram da festa BALADA, realizada no Acqua Clube de Princesa Isabel. Tudo organizado com muito bom gosto e profissionalismo. Momentos de emoção, alegria e despedidas, trazendo um misto de felicidade e nostalgia pelo tempo de convivência e construção de conhecimento. Com certeza ficarão marcados no coração de cada aluno e familiares. E na certeza que estes “meninos e meninas” iniciarão uma jornada linda em sua vida acadêmica, só podemos desejar muito sucesso nesta nova caminhada.
Realmente o clima da festa foi de muita comemoração. O evento realizado no dia 14/ 12/ 2019 foi organizado pelos gestores Ivan e Josilene juntamente com a comissão de formatura – Ana Paula (madrinha), Dirlande, Juliette, Kássia e Ana – professores colaboradores. Ainda contamos com a ajuda financeira dos homenageados Arnaldo e Nita / Edmilson e Roseane e do padrinho José Pereira Nunes.
Na programação, DJ Petão e Banda Sandryno Ferraz. Ornamentação deslumbrante, cantinho de fotos, petiscos e bebidas também foram servidas durante o evento. Os concluintes e convidados que participaram da festa que durou cerca de 6 horas aprovaram e agradeceram pela noite maravilhosa ocasionada pelo clima de harmonia, alegria e muita organização.








BAILE DE FORMATURA DO ENSINO MÉDIO


Ah, que noite! O baile de formatura é com certeza o momento mais esperado entre todas as comemorações. É aquele dia que os concluintes marcam no calendário e junto com os amigos e familiares fazem contagem regressiva para chegar!
Valeu muito esperar pela FESTA DOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO. Realizada no dia 21 de dezembro de 2019, o evento contou com uma ornamentação deslumbrante, comidas e bebidas e show com as bandas Feitiço de Menina e Sandryno Ferraz.
A festa de formatura foi organizada pelo gestor Ivan Nunes, a diretora adjunta e madrinha da turma Josilene Quidute e com a colaboração da comissão de professores: Iranete, Danúbia, Jaciara, Sebastião. Uma comissão de alunos também participou das decisões. Uma noite organizada para atender tanto os formandos, quanto às suas famílias e convidados, somando um público de cerca de 1000 pessoas.






CONCESSÃO DE LÁUREA 2019


          Concluir uma importante etapa de estudos já é uma grande vitória, portanto todos os concluintes do Ensino Fundamental e Ensino Médio são vitoriosos, tendo alcançado bom desempenho na aprendizagem, do contrário não estariam hoje comemorando tão relevante conquista.  No entanto, há alunos que se destacaram dos demais por atingiram a maior média global no ano de 2019, além de assumirem uma postura de protagonistas no cumprimento dos seus deveres de estudantes. Estes alunos que foram contemplados com a LÁUREA, concedida pelo gestor escola Ivan Nunes.




HOMENAGEM AOS ALUNOS QUE SE DESTACARAM NO SAEPE


O poeta Carlos Drummond de Andrade, certa vez escreveu: “[...] Se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar em nossa vida. Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura”.
Pensando sempre em fazer o melhor, em alcançar os melhores resultados educacionais, a equipe da Escola Tomé Francisco se empenha durante todo o ano, com atividades de reforço, aulões e aulas diferenciadas, visando o sucesso do aluno que se reflete nas avaliações externas como SAEPE, ENEM e PROVA Brasil.
Através dos resultados, o gestor Ivan Nunes reconhece e premia os concluintes do Ensino Fundamental e Médio na solenidade de formatura (20/12/2019) que se esforçaram bastante para fazer uma boa prova, numa atitude cidadã, e que merecem os nossos PARABÉNS. Como em qualquer avaliação, sempre existem alunos que ficam no topo, com as maiores notas, por isso serão homenageados.
















IVAN NUNES FAZ UM DISCURSO EMOCIONANTE NA SOLENIDADE DE FORMATURA 2019.


Uma das mais seguras demonstrações de amor é compartilhar sentimentos e pensamentos. Podemos expressar sentimentos através de várias linguagens, a palavra é uma delas. Neste momento, homenageados e concluintes usarão da palavra para proferir seus discursos. Conheça o discurso do gestor da Escola Tomé Francisco proferido no dia 20 de dezembro na solenidade de formatura 2019.

DISCURSO DE IVAN – 2019.

No sermão da montanha, Jesus Cristo disse:
“Brilhe a vossa luz diante dos homens, de modo que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem vosso Pai, que está nos Céus”.
É exatamente agradecendo a Deus pelo ano letivo de 2019 que inicio minhas palavras. Em relação a 2018, posso dizer: Ainda bem que há sempre um novo dia, uma nova esperança, novos sorrisos, novos sonhos, e tudo se reconstrói... 2019 foi para nós da Escola Tomé Francisco um ano de muitas realizações. Tanto nas relações interpessoais com nossos alunos e familiares, como nos frutos que colhemos em aprendizagem e premiações e que  compartilhamos com toda comunidade escolar:

·         ATENDIMENTO DA META EM 100% NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS: SAEPE/ IDEB E ENEM.
·         OLIMPÍADA DA MATEMÁTICA: 02 MEDALHAS DE OURO, 02 MEDALHAS DE PRATA; 04 MEDALHAS DE BRONZE E 23 MENÇÕES HONROSAS.
·         OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA: VENCEDORES NA ETAPA MUNICIPAL E MEDALHA DE BRONZE E PRATA NAS ETAPAS ESTADUAL E REGIONAL NORDESTE. PARTICIPAÇÃO NA ETAPA NACIONAL.
·         OLIMPÍADA DE ASTRONOMIA: 03 MEDALHAS DE OURO/ 07 MEDALHAS DE PRATA/ 09 MEDALHAS DE BRONZE.
·         TORNEI O VIRTUAL DE CIÊNCIAS: 02 EQUIPES PREMIADAS – 8º ANO E 1º ANO DO ENSINO MÉDIO.
·         JOGOS ESCOLARES: PREMIAÇÃO NA ETAPA MUNICIPAL/ REGIONAL E ESTADUAL.
·         OLIMPÍADA DE INGLÊS: 01 ALUNA DESTAQUE NO NORDESTE.
·         02 PROFESSORAS DE MATEMÁTICA PREMIADAS COM FORMAÇÃO EM SANTA CATARINA, DEVIDO O EXCELENTE RESULTADO DA OBMEP.
·         PROGRAMA GANHE O MUNDO: 05 ALUNOS RUMO AO INTERCÂMBIO EM OUTROS PAÍSES.
2019 ainda realizamos com muito êxito, o seminário do TCF, diversas ações de fortalecimento da aprendizagem e a noite de gala com o Lançamento do livro “Alunos autores/ escrita premiada”.
            Realmente uma lista enorme de realizações. Todos importantes. Mas ressalto com orgulho, o momento que estamos vivendo hoje: a conclusão de 84 alunos no Ensino Fundamental e 110 estudantes no Ensino Médio.
            Caros presentes. Nesse momento faço um convite aos concluintes. Olhem para trás. Olhem para o lado. Olhem para frente. Olhem para as pessoas. Tentem visualizar seus pais, seus familiares, seus amigos, seus professores. São essas pessoas que estiveram com vocês por todo caminho. E elas hoje estão testemunhando que vocês são capazes. Que vocês são capazes de transpor desafios, de construir sonhos. Na alegria ou na dor, vocês nunca estiveram sozinhos. Ter alguém que está sempre ao seu lado é uma benção. Espero que vocês saibam reconhecer e agradecer.
O Papa Francisco citou em seu discurso sábias palavras que podem representar o papel dos pais na vida dos seus filhos.
Os rios não bebem sua própria água. As árvores não comem seus próprios frutos. O sol não brilha para si mesmo. E as flores não espalham sua fragrância para si. Viver para os outros é uma regra da natureza. A vida é boa quando você está feliz. Mas a vida é muito melhor quando os outros estão felizes por sua causa. E  não há nada mais gratificante para um pai, para uma mãe, do que a vitória do seu filho. Faz parte da nossa natureza, do nosso amor incondicional. E vocês hoje, caros concluintes, estão fazendo os seus pais muito felizes...
Também gostaria de prestar homenagem à equipe da Escola Tomé Francisco: gestão, coordenação, analistas, bibliotecárias, funcionários, porteiros, professores e colaboradores. Meu reconhecimento pela competência, dedicação, empenho, compromisso e ousadia. Padre Fábio de Melo tem uma frase que diz “De nada vale uma casa bonita, se ela não estiver cheia de pessoas que se amam…” parodiando o Vigário, digo: De nada adianta uma escola bonita, equipada, se ela não estiver cheia de profissionais comprometidos, preparados, dispostos a enfrentar os desafios para ofertar educação de qualidade. Aqui estamos trabalhando diariamente em prol das duas coisas: pessoas motivadas e escola bonita, equipada (inclusive para 2020, vamos receber 04 laboratórios: matemática, biologia, química e física). Hoje, o nosso grande desafio é superar a si mesmo, pois temos os melhores índices educacionais, superiores a todas as instituições públicas da região e do estado, superando inclusive, redes particulares.
Caros presentes, queridos concluintes, gostaria de comentar uma lição que aprendemos em uma passagem na vida da escola com a participação dos atletas (muito deles aqui concluindo) do futsal infantil na final dos jogos escolares municipais. Que jogo! Naquela ocasião, vocês vestiram a camisa da Tomé, transformaram suor em força para lutar até o último minuto, esforçaram-se a ponto da exaustão, levaram a decisão para os pênaltis e no final??? O grito de vitória ficou engasgado na garganta. Naturalmente, o choro veio... Confesso a vocês, a derrota estará engasgada na minha garganta até o dia da revanche. Espero que seja em 2020.
 Mas o que quero dizer é que naquele dia, vocês aprenderam uma das grandes lições das nossas vidas: “Nem sempre vamos vencer, mesmo em ocasiões em que fizemos o nosso melhor”... Mesmo sendo jovens talentosos e bem educados, vocês passarão por dificuldades, pois o talento e a inteligência nunca imunizaram ninguém contra as surpresas do destino. Cora Coralina aconselha em seu poema:
Mesmo quando tudo desabar,
Cabe a mim decidir entre rir ou chorar,
Ir ou ficar, desisti ou lutar,
Porque descobri
No caminho incerto da vida,
Que o mais importante é o decidir.
Espero que vocês decidam a nunca desistirem dos seus sonhos. Perseverança é uma das maiores qualidades de um vencedor.
 Ainda em relação aos concluintes, quero dizer que tenho orgulho de todos vocês. E antes que Ermerson Medeiros me cobre, em nome dele agradeço aos alunos voluntários que sempre estavam dispostos a ajudar quando precisávamos de uma força. Sentiremos muita falta.
Enfim... Obrigado aos professores das comissões de formatura que atenderam o meu pedido para trabalharem em prol das festas das turmas. Um agradecimento aos homenageados das turmas que aceitaram apadrinhar os nossos frutos.
Queridos presentes, encerro minhas palavras também com ensinamento de Jesus “Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo”! Verdade, gratidão, caráter, educação, amor... São atributos caros... Raros... Verdadeiros artigos de luxo. Somente encontrados em gente que pensa grande. Assim, sempre que tiver a chance, seja luz na vida de alguém. Para 2020. Desejo que o AMOR prevaleça não só nos nossos corações, mas também em nossas atitudes! Feliz Natal. E muito obrigado a todos!

EVENTO MEMORÁVEL: FORMATURA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NA TOMÉ


 “A consciência do dever cumprido infunde em nós uma doce alegria” – George Herbert.  Esta frase reflete o sentimento de cada um que faz parte da equipe da Escola Tomé Francisco da Silva na solenidade de formatura do Ensino Fundamental e Ensino Médio, realizada na sexta-feira, 20 de dezembro de 2019. Participaram do evento os familiares, estudantes, professores, funcionários, autoridades e convidados. O evento glamoroso, organizado pelo gestor Ivan Nunes, com o apoio de toda a sua equipe, foi marcado pela eloquência dos discursos de autoridades, oradoras e pela concessão de homenagem aos alunos.

HOMENAGEADOS DO ENSINO FUNDAMENTAL:
NOME DA TURMA: EDMILSON LEITE FERREIRA E ROSEANE CRISTINA DA SILVA
           PADRINHO: JOSÉ PEREIRA NUNES
           MADRINHA: PROFª. ANA PAULA FERNANDES NUNES
           PATRONO: ARNALDO LOPES FERREIRA
          PATRONESSE: ROSIELE RODRIGUES DE ANDRADE
      COMISSÃO DE FORMATURA DO 9º ANO
          ANA MARIA BERNARDINO LIMA NUNES
          KÁSSIA SHIZANE CARLOS FERREIRA
          DIRLANDE MARIA DE MEDEIROS
           JULIETTE HENRIQUE


HOMENAGEADOS ENSINO MÉDIO:
          NOME DA TURMA: IVAN JOSÉ NUNES FRANCISCO
          PADRINHO: RICARDO PEREIRA DO NASCIMENTO
           MADRINHA: JOSILENE QUIDUTE DA SILVA NUNES
           PATRONO: EDNALDO MELO
           PATRONESSE: DILMA SOARES NICOLAU VIRGULINO DE MEDEIROS
       COMISSÃO DE FORMATURA DO 3º ANO:
          IVAN JOSÉ NUNES FRANCISCO
           IRANETE LÚCIO DE ANDRADE
           JACIARA PEDRO DOS SANTOS
          DANÚBIA RÊGO DOS SANTOS
           SEBASTIÃO ALVES BARBOSA

A formatura foi um momento muito especial para toda a equipe da escola Tomé Francisco da Silva.  O nosso prazer e entusiasmo coadunaram com a satisfação de cada um dos presentes, parentes e amigos que também acreditaram e favoreceram a concretização do sonho dos estudantes que receberam seus diplomas. 

“O sonho encheu a noite

Extravasou pro meu dia
Encheu minha vida
E é dele que eu vou viver
Porque sonho não morre.”   Adélia Prado


INOVAÇÃO NA ORNAMENTAÇÃO DO AMBIENTE PARA SOLENIDADE DE FORMATURA.

Um dos dias mais esperados de uma pessoa que esteja cursando o Ensino Fundamental ou Ensino Médio é o da formatura. Afinal de contas, esse será um dia muito especial na vida de uma pessoa e é por isso que a formatura deve ser um evento memorável. Para isso, o gestor Ivan Nunes planeja essa festa, considerando todos os mínimos detalhes e busca também saber quais são as opções de inovação no mercado.      
Uma festa de formatura precisa ser ao mesmo tempo elegante e especial, surpreendendo os convidados desde a entrada. A decoração necessita estar em harmonia com a proposta do evento. A formatura da Escola Tomé Francisco, realizada no dia 20 de dezembro, com a participação de 80 estudantes do Ensino Fundamental e 106 estudantes do Ensino Médio contou com uma ornamentação luxuosa: decoração com flores naturais, paisagismo, lustres, cantinho de fotos, exposição de banners das turmas, passarela PARIS, iluminação dando um toque especial a determinados espaços para que eles se tornem bem significativos para o formando.
O ambiente ainda contou com cadeiras suficientes para o público e um painel de led com transmissão ao vivo da solenidade, garantindo conforto para a plateia. Uma festa de formatura representa muito mais que um evento apenas, é a comemoração de mais uma vitória conquistada.