sexta-feira, 1 de março de 2013

DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E PROFESSORES FAZEM O DIAGNÓSTICO DO QUE OS ALUNOS JÁ SABEM E O QUE PRECISAM APRENDER


Início do ano é tempo de diagnosticar os saberes dos estudantes para então planejar as situações didáticas dos diferentes conteúdos de aprendizagem.   Sim, o professor só poderá efetuar seu planejamento a partir do momento que conhecer os saberes e as necessidades de aprendizagem da sua turma e cabe ao coordenador pedagógico e a equipe gestora auxiliar nesse processo.
 A avaliação diagnóstica possibilita o planejamento de atividades mais adequadas para ter clareza dos saberes de cada aluno. Com esse objetivo, coordenadores, professores e gestores aplicaram testes de Língua Portuguesa e Matemática nas turmas de 5º ano e 8º séries do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio para detectar quais dos descritores do SAEPE/ IDEB os alunos já dominam e quais precisam ser mais explorados, ou ainda, observar quais os estudantes que necessitam de reforço e intervenção pedagógica.
 
Tanto nas atividades que tem um registro, como nas que serão observadas, os professores mapeiam os saberes utilizando uma pauta em formato de tabela. O coordenador pedagógico, os diretores, técnicos educacionais e professores utilizam o registro dessa avaliação inicial para planejar projetos e ações voltadas para melhoria do ensino e aprendizagem, o que requer um acompanhamento sistemático de cada aluno, da turma e do resultado das ações executadas ao longo do ano letivo. 

SITE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DESTACA VISITA DA EQUIPE DA GRE MATA CENTRO


Gestores da GRE Mata Centro visitam Escola Tomé Francisco da Silva

Unidade localizada no Sertão do Estado é destaque em gestão no Brasil



Assessoria de Comunicação - 27/02/2013 15:25h


Créditos: Divulgação
A Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, do município de Quixaba, no Sertão, permanece sendo um exemplo de gestão para outras unidades de ensino após ter conquistado o título de Destaque Brasil, em 2012, do Prêmio Gestão Escolar, e ter alcançados as melhores classificações no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Prova disso é que na última semana 40 gestores da Gerência Regional de Educação Mata Centro (Vitória de Santo Antão) visitaram a escola para conhecer o cotidiano de trabalho e estudo.
“Com as mudanças exigidas no mundo contemporâneo, temos que investir na formação dos nossos profissionais. Sempre é necessário aprender com bons exemplos. Competência não é só exigida para os estudantes, mas também aos que fazem a educação”, explicou a gestora da GRE, Ana Maria Xavier.
Durante a atividade de planejamento e formação continuada, denominada “Conhecendo, interagindo e reconstruindo nossa Escola através do exemplo”, foi entregue um ‘Diário de Bordo’ para que cada gestor pudesse registrar suas impressões e comparar com sua prática gestora, em prol de experiências exitosas que pudessem ser replicadas em suas escolas. “Com esse empreendimento, acreditamos fortalecer as práticas pedagógicas e de gestão escolar das escolas jurisdicionadas através de observações e registros in loco”, destacou.
Em anos anteriores, os gestores da GRE Mata Centro visitaram as escolas Professora Jandira de Andrade Lima e Ginásio de Limoeiro Arthur Correia de Oliveira, ambas Referência em Gestão Escolar e jurisdicionadas à GRE Vale do Capibaribe (Limoeiro).