sexta-feira, 1 de março de 2013

DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E PROFESSORES FAZEM O DIAGNÓSTICO DO QUE OS ALUNOS JÁ SABEM E O QUE PRECISAM APRENDER


Início do ano é tempo de diagnosticar os saberes dos estudantes para então planejar as situações didáticas dos diferentes conteúdos de aprendizagem.   Sim, o professor só poderá efetuar seu planejamento a partir do momento que conhecer os saberes e as necessidades de aprendizagem da sua turma e cabe ao coordenador pedagógico e a equipe gestora auxiliar nesse processo.
 A avaliação diagnóstica possibilita o planejamento de atividades mais adequadas para ter clareza dos saberes de cada aluno. Com esse objetivo, coordenadores, professores e gestores aplicaram testes de Língua Portuguesa e Matemática nas turmas de 5º ano e 8º séries do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio para detectar quais dos descritores do SAEPE/ IDEB os alunos já dominam e quais precisam ser mais explorados, ou ainda, observar quais os estudantes que necessitam de reforço e intervenção pedagógica.
 
Tanto nas atividades que tem um registro, como nas que serão observadas, os professores mapeiam os saberes utilizando uma pauta em formato de tabela. O coordenador pedagógico, os diretores, técnicos educacionais e professores utilizam o registro dessa avaliação inicial para planejar projetos e ações voltadas para melhoria do ensino e aprendizagem, o que requer um acompanhamento sistemático de cada aluno, da turma e do resultado das ações executadas ao longo do ano letivo.