segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

BOAS- VINDAS BEM PLANEJADAS PARA ACOLHIDA DOS ALUNOS NO PRIMEIRO DIA DE AULA.

             Primeiro dia de aula, quarta-feira, 05/02. Todos os alunos e familiares foram convidados a adentrar a escola e passear pelos espaços que farão parte de suas vidas nesses 200 dias letivos, uma boa forma de estabelecer vínculo com a instituição.
           No pátio, música para integrar os estudantes. As listas das turmas e o horário escolar já se encontravam expostos nos murais, que também traziam mensagens de boas-vindas.
          O gestor Ivan fez a abertura oficial do ano recebendo os estudantes e pais com alegria e desejando um ano letivo de sucesso. Em seguida, encaminhou as turmas para salas de aula que já contavam com placas de identificação. Os professores capricharam na organização da sala, a ambientação pedagógica favorece o clima de aprendizagem logo no primeiro dia de aula.
           Nas séries iniciais – 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental – os alunos foram acolhidos com músicas, dinâmica de apresentação e integração dos novatos, conversa com os pais na sala e construção de regras com auxílio de desenhos.
         Na programação para os jovens – Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, cada professor ficou responsável por uma turma. A acolhida foi à dinâmica- Kit da Felicidade, onde os alunos puderam expressar sentimentos e atitudes indispensáveis para uma boa relação interpessoal.
         Uma cartilha com o estatuto da escola foi distribuída para todos os alunos. Com as regras gerais conhecidas, cada professor pode organizar com a sua turma os combinados internos. Foi preciso ouvir os alunos e sistematizar as discussões, chegando a normas internas para cada grupo.

        “O objetivo é partir dos direitos de cada um para os deveres de todos. Por exemplo: todo estudante tem direito a material didático de qualidade, para isso cada um deve cuidar bem dos livros que usará naquele ano para que eles possam ser reutilizados no próximo. É importante gastar alguns minutos com o assunto logo nos primeiros dias de aula, antes que as situações em que caberia o uso de determinadas regras ocorram”, palavras do gestor Ivan.








REUNIÃO PEDAGÓGICA DE AVALIAÇÃO E REVISÃO DO PPP.

                      A equipe da Tomé sabe que um bom planejamento evita problemas posteriores, por isso a primeira semana do ano é a muito importante para escola: é quando os gestores, a equipe pedagógica e os docentes se reúnem para projetar os próximos 200 dias letivos e fazer a revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) - o documento que marca a identidade da escola e indica os caminhos para que os objetivos educacionais sejam atingidos. É o momento de integrar os professores que estão chegando, colocando-os em contato com o jeito de trabalhar do grupo, e, claro, mostrar os dados da escola para todos os docentes, além de apresentar as informações sobre as turmas para as quais cada um vai lecionar. 
             A reunião pedagógica de avaliação e revisão do Projeto Político Pedagógico aconteceu no dia 04/02 e contou com a participação de todos os integrantes da equipe. A coordenação do encontro foi de responsabilidade da equipe gestora e dos coordenadores pedagógicos. Para o presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Rubens Barbosa de Camargo, a melhor maneira de iniciar o ano é preparar bons diagnósticos. "As decisões essenciais decorrem da reflexão sobre os rumos que a escola quer percorrer", diz. As discussões e reflexões foram muitas. A socialização e sistematização dessas reflexões resultaram na construção e aprovação da agenda de ações para o ano de 2014.

        Na ocasião, os professores receberam o calendário escolar, a carga-horária individual, o horário de aulas e as sugestões de atividades para o primeiro dia de aula. E o ano já começa de vento em poupa...



ESCOLA ORGANIZADA PARA INÍCIO DO ANO LETIVO.

               Ao início de cada ano, é preciso deixar a escola em ordem para receber os professores e os alunos. “Por organização, entendo cuidar desde o jardim até a limpeza e organização geral das salas e ambientes internos”, disse Ivan.
           Na escola Tomé Francisco a equipe gestora preocupa-se em observar os ambientes e fazer o que for necessário em cada área da escola. Assim, a maratona começa logo no início de janeiro, com reparos, pinturas e consertos diversos em toda área da instituição. A limpeza, capinação e poda das árvores também fazem parte das ações de organização. Outra atividade importante é a organização pedagógica da escola, como: decoração com murais e mensagens de boas-vindas para recepção de professores, alunos e pais; As plaquinhas de identificação das salas de acordo com as séries/anos e períodos; armários etiquetados, livros didáticos separados; Kit de material didático para o professor; recursos tecnológicos consertados; elaboração de calendário, carga-horária e horário escolar.

          Todo esse esforço favorece o ensino aprendizagem, pois logo nos primeiros dias de aula, a equipe de profissionais da Tomé conta com uma excelente estrutura organizacional para iniciar os seus trabalhos.