quinta-feira, 21 de março de 2013

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO É TEMA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO




Nos dias 19 e 20, a equipe da escola Tomé Francisco recebeu a ilustre visita da professora VERA MODESTO, juntamente com seu esposo, também professor. Ambos residem na cidade de Buíque, PE.
A professora Vera é aluna do curso  de Mestrado em Ciências da Educação da Universidád Autônoma de Assunción e escolheu como tema de sua tese: OS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS PARA DETECTAR E INTERVIR NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA. 
A professora Vera entrevistou professores, gestores, coordenação pedagógica e alunos para saber como se dá o processo ensino aprendizagem nesta escola que vem alcançando altos índices de desempenho em avaliações externas, além de ter saído vencedora no Prêmio gestão Escolar 2012. Investigou como os professores e a gestão enfrentam as dificuldades de aprendizagem que são detectadas ao longo do processo, conversou com alunos, funcionários da escola e coordenação pedagógica.  Demonstrou admiração pela forma como todos os profissionais da escola trabalham, segundo ela: “profissionais que trabalham alegres, coletivamente, cada um ajudando o outro em busca de objetivos comuns”. Ainda acrescentou: “vimos que os alunos de vocês não são diferentes de tantos alunos das escolas públicas; pelo que observamos, o que percebemos foi um trabalho diferenciado da escola com estes alunos.”
          Todos da escola sentem-se felizes em contribuir para a pesquisa da professora Vera e desejam-lhe muito sucesso na defesa de sua tese

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO TEM BOA CLASSIFICAÇÃO NO PACTO PELA EDUCAÇÃO DE PE.


EQUIPE GESTORA, COORDENADORES E TÉCNICOS EDUCACIONAIS PARABENIZAM PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PELA MAIS RECENTE CONQUISTA.

      O PACTO PELA EDUCAÇÃO é uma política voltada para a qualidade da educação, para todos e com equidade, com foco na melhoria do ensino, das aprendizagens dos estudantes e dos ambientes pedagógicos, ampliando o acesso a educação e contribuindo para avanços educacionais em nosso estado. O acompanhamento é realizado bimestralmente, avaliando os seguintes indicadores de processo:
ü  Frequência do estudante
ü  Frequência do professor
ü  Aulas previstas x aulas dadas
ü  Cumprimento dos conteúdos curriculares
ü  Estudantes abaixo da média
ü  Participação familiar em reuniões de pais
ü  Notas dos alunos na avaliação do SAEPE LONGITUDINAL.
      A Escola Tomé Francisco, apesar de ofertar Ensino Médio Regular, conseguiu mais uma boa colocação entre as 300 escolas que participam desse Pacto, ficando classificada no geral na 15º posição. Quando se faz uma leitura mais detalhada dos indicadores percebe-se o quanto os alunos da Tomé têm elevado suas notas na avaliação externa, nesse caso, no SAEPE Longitudinal, pois não houve nenhum estudante com nota nas últimas posições do gráfico de desempenho.
    “Temos motivos para comemoração, por isso oferecemos um brinde a toda equipe e principalmente reconhecemos o esforço dos professores e alunos que assumiram o compromisso de melhorar as nossas metas; mas também temos muitos desafios para superar e investimentos coletivos para traçar em prol da contínua melhoria a qual nos propomos”, diz Ivan Nunes, gestor da escola. Que o resultado de 2013 seja melhor do que o de 2012. Esse é o desejo de toda equipe dessa instituição, comprometida com a política de accountability (responsabilidade objetiva ou obrigação de responder por algo) implantada pelo governo de Pernambuco Eduardo Campos.





ALUNOS E PROFESSORES DA TOMÉ BENEFICIADOS PELO PROJETO BOA VISÃO



O Governo do Estado de Pernambuco tem o compromisso de adotar iniciativas para melhorar os padrões de qualidade da educação no Estado, entendendo que todos os fatores que repercutem no desempenho e desenvolvimento da comunidade escolar, como um todo, deve ser prioridade.
Neste sentido foi implantado o PROJETO BOA VISÃO, uma ação integrada das Secretarias Estadual de Saúde e de Educação que visa avaliação oftalmológica direcionada à comunidade escolar da Rede Estadual de Ensino do Estado de Pernambuco, com a finalidade de avaliar a acuidade visual dos estudantes, docentes, e demais funcionários das unidades de ensino.
Este projeto de imensurável necessidade e importância para a comunidade escolar tem como objetivos:
    Identificar e corrigir problemas visuais relacionados à refração em alunos do Ensino Médio e Fundamental, professores e servidores das Escolas Estaduais de Pernambuco, reduzindo as taxas de evasão escolar e repetência;
-     Prevenir problemas oftalmológicos através de triagens e exames oftalmológicos;
-     Prestar assistência oftalmológica através da consulta oftalmológica e fornecimento de óculos nos casos de erro de refração.

  O DIAGNÓSTICO PRECOCE DE ALTERAÇÕES VISUAIS É MUITO IMPORTANTE E SUA CORREÇÃO OU CONTROLE GARANTE QUE O RENDIMENTO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM IDADE ESCOLAR NÃO SEJA COMPROMETIDO.
A Tomé Francisco, como sempre, pensando no bem da sua clientela já iniciou o processo de triagem dos nossos alunos que se encontra a pleno vapor. Aqueles que necessitam de atendimento oftalmológico serão encaminhados em breve.


Esta Comunidade Escolar agradece e parabeniza o Governo do Estado de Pernambuco por tão valiosa iniciativa.