terça-feira, 9 de maio de 2017

Grêmio Estudantil escola Tomé Francisco



A interdisciplinaridade via intertextualidade foi tema da reunião de professores da Escola Tomé Francisco

No dia 02 de maio, os gestores e coordenadores da Escola Tomé Francisco da Silva realizaram uma reunião com os professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, envolvendo todas as disciplinas, com os seguintes objetivos:
·         Analisar o desempenho geral da escola na Avaliação diagnóstica proposta pela GRE e planejar intervenções em todas as disciplinas;
·         Reconhecer a importância do projeto de leitura como uma proposta escolar que se situe além das preocupações alienantes e individualistas do currículo tradicional, mostrando a importância de se articular as diferentes áreas do conhecimento por meio da leitura.
          Trabalhar coletivamente exige uma mudança de mentalidade que supere o individualismo tão peculiar à nossa cultura ocidental e tão arraigada no currículo tradicional. Para a coordenadora Josilene Quidute, o trabalho coletivo que é proposto nos Projetos de Leitura visa incentivar a leitura dos estudantes na interface de múltiplos conhecimentos.

Durante a manhã, o grupo refletiu sobre a importância do trabalho coletivo a partir da interpretação do poema de João Cabral de Melo Neto “Tecendo a Manhã”. Em seguida houve a leitura detalhada dos gráficos que apresentavam os resultados da avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e matemática de cada turma. E por fim, coletivamente, após identificar as habilidades críticas, os professores se reuniram em grupo, de acordo comas disciplinas, para planejar as oficinas do Projeto O Prazer de Ler e o Projeto LITERART.





SEE divulga resultado final do Concurso Água: Juntos vamos Preservar – ano 3.

Escola Tomé Francisco conquista 04 premiações.


            A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) acaba de divulgar o resultado final da terceira edição do Concurso Água: Juntos vamos Preservar. O certame, realizado em parceria com a Compesa e o Shopping RioMar, é voltado para estudantes dos ensinos fundamental e médio e tem o objetivo de estimular as boas práticas e apresentar as propostas dos estudantes sobre o uso sustentável e racional da água em Pernambuco.


            Os trabalhos vencedores serão expostos no Shopping RioMar, entre os dias 06 e 11 de junho, e integrarão a programação da Semana do Meio Ambiente. A cerimônia de entrega da premiação será realizada no centro de compras, no dia 06 de junho.